Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filippini, Isabella
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Diehl, Vera, Frizzo, Giovanni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1479
Resumo: O presente ensaio tem por objetivo discutir a formação inicial de professores de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, após passados cinco anos de reestruturação curricular onde o curso foi dividido entre licenciatura e bacharelado. Para isso, fará uma reflexão crítica a respeito de cinco pontos: a fragmentação do conhecimento, em distintas formações em Educação Física e na organização linear e etapista do currículo; a formação voltada para atender as demandas do mercado de trabalho; o objeto de estudo restrito ao Movimento Humano; a dicotomia teoria e prática, e a limitação do acesso à produção cientifica. Por fim, reflete sobre as possibilidades de avanço em relação às questões levantadas.
id FURG_841131d9532c3c92173230c7108470b9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1479
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do cursoFormación de profesores de Educación Física de la ESEF/UFRGS: un balance después de cinco años de la división del cursoFormação inicial de professoresCurrículoEducação físicaFormación de profesoresPlan de estudiosEducación físicaO presente ensaio tem por objetivo discutir a formação inicial de professores de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, após passados cinco anos de reestruturação curricular onde o curso foi dividido entre licenciatura e bacharelado. Para isso, fará uma reflexão crítica a respeito de cinco pontos: a fragmentação do conhecimento, em distintas formações em Educação Física e na organização linear e etapista do currículo; a formação voltada para atender as demandas do mercado de trabalho; o objeto de estudo restrito ao Movimento Humano; a dicotomia teoria e prática, e a limitação do acesso à produção cientifica. Por fim, reflete sobre as possibilidades de avanço em relação às questões levantadas.El presente artículo tiene por objetivo debatir acerca de la formación de profesores de Educación Física en la Universidad Federal do Río Grande do Sul, después de cinco años de reestructuración del plan de estudios, en que el curso fue dividido en licenciatura e bachillerato. Para eso, se realiza una reflexión crítica al respecto de cinco puntos: la fragmentación del conocimiento, en distintas formaciones en Educación Física y en la organización lineal del plan de estudios; la formación direccionada para el satisfacer las demandas del mercado de trabajo; el objeto de estudio limitado al Movimiento Humano; la dicotomía teoría y práctica, y la limitación del acceso a la producción científica. Al final, se hace una reflexión acerca de las posibilidades de avances en relación a las cuestiones señalaadas.2011-11-30T06:40:41Z2011-11-30T06:40:41Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFILIPPINI, Isabella; DIEHL, Vera; FRIZZO, Giovanni. Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 144, p. 01- 04, 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd144/formacao-de-professores-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 22 nov. 2011.1514-3465http://repositorio.furg.br/handle/1/1479porFilippini, IsabellaDiehl, VeraFrizzo, Giovanniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T06:40:41Zoai:repositorio.furg.br:1/1479Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T06:40:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso
Formación de profesores de Educación Física de la ESEF/UFRGS: un balance después de cinco años de la división del curso
title Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso
spellingShingle Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso
Filippini, Isabella
Formação inicial de professores
Currículo
Educação física
Formación de profesores
Plan de estudios
Educación física
title_short Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso
title_full Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso
title_fullStr Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso
title_full_unstemmed Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso
title_sort Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso
author Filippini, Isabella
author_facet Filippini, Isabella
Diehl, Vera
Frizzo, Giovanni
author_role author
author2 Diehl, Vera
Frizzo, Giovanni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filippini, Isabella
Diehl, Vera
Frizzo, Giovanni
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Currículo
Educação física
Formación de profesores
Plan de estudios
Educación física
topic Formação inicial de professores
Currículo
Educação física
Formación de profesores
Plan de estudios
Educación física
description O presente ensaio tem por objetivo discutir a formação inicial de professores de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, após passados cinco anos de reestruturação curricular onde o curso foi dividido entre licenciatura e bacharelado. Para isso, fará uma reflexão crítica a respeito de cinco pontos: a fragmentação do conhecimento, em distintas formações em Educação Física e na organização linear e etapista do currículo; a formação voltada para atender as demandas do mercado de trabalho; o objeto de estudo restrito ao Movimento Humano; a dicotomia teoria e prática, e a limitação do acesso à produção cientifica. Por fim, reflete sobre as possibilidades de avanço em relação às questões levantadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-11-30T06:40:41Z
2011-11-30T06:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FILIPPINI, Isabella; DIEHL, Vera; FRIZZO, Giovanni. Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 144, p. 01- 04, 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd144/formacao-de-professores-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 22 nov. 2011.
1514-3465
http://repositorio.furg.br/handle/1/1479
identifier_str_mv FILIPPINI, Isabella; DIEHL, Vera; FRIZZO, Giovanni. Formação de professores de educação física da ESEF/UFRGS: balanço após cinco anos da divisão do curso. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 144, p. 01- 04, 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd144/formacao-de-professores-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 22 nov. 2011.
1514-3465
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384413031366656