O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Fonseca dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2939
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2012.
id FURG_84c3ae13ee9b0a2d09e65c592684131a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2939
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação AmbientalPatrimônioMeio ambienteEducação AmbientalHeritageEnvironmentEnvironmental EducationDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2012.A presente pesquisa buscou investigar nas práticas do Programa de Educação Patrimonial (PEP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na linguagem da Educação Patrimonial (EP) a emergência das reflexões acerca da categoria meio ambiente, central à proposta da Educação Ambiental (EA). Tal objetivo pautou-se na indagação de como uma atividade pedagógica estruturada a partir da noção de patrimônio conta com uma dimensão reflexiva a cerca do meio ambiente e, ao mesmo tempo, como estas atividades imprimiram representações sobre o meio natural aos seus integrantes. Justifica-se pelo fato de trazer um aporte metodológico à dimensão histórica das atividades da educação ambiental, uma vez a educação patrimonial contar com metodologia(s) sistemática(s) à abordagem do conhecimento histórico e das diferentes expressões culturais. Para tanto, percorre a trajetória bibliográfica a respeito da noção de patrimônio e da educação patrimonial e, ainda, a coleta de dados fruto da observação participante junto de suas atividades. A metodologia adotada associa elementos da educação patrimonial à Análise Textual Discursiva – ATD. Portanto, como resultado, indica-se que a interação das duas linguagens didático-pedagógicas, mantidas as suas especificidades e objetivos, permite um amplo espectro de ação educativa para as reflexões acerca do meio ambiente e do patrimônio, expressos na cultura das comunidades.The present research sought to investigate the practices of the Heritage Education Program of the Federal University of Rio Grande(FURG) and language heritage education reflections on the emergence of the category of environment, the central proposal of environmental education. Tal objetivo pautou-se na indagação de como uma atividade pedagógica estruturada a partir da noção de patrimônio conta com uma dimensão reflexiva a cerca do meio ambiente e, ao mesmo tempo, como estas atividades imprimiram representações sobre o meio natural aos seus integrantes. Is justified by the fact that bringing a methodological contributions to the historical dimension of the activities of environmental education, since education sheet count method(s) systematic (s) to the approach of historical knowledge and the different cultural expressions. To this end, the path traverses literature on the notion of heritage and heritage education, and also to collect data from the result of participant observation of their activities. The methodology combines elements of heritage education and discursive-textual analysis. Therefore, as a result, indicates that the interaction of the two languages didactic and pedagogical, maintained their specific goals and allows a wide range of educational activities for reflections on the environment and heritage, expressed in the culture of communities.Prado, Daniel PorciunculaSantos, Tiago Fonseca dos2012-12-06T02:14:42Z2012-12-06T02:14:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Tiago Fonseca dos. O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental. 2012. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/2939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-18T19:55:39Zoai:repositorio.furg.br:1/2939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-18T19:55:39Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental
title O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental
spellingShingle O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental
Santos, Tiago Fonseca dos
Patrimônio
Meio ambiente
Educação Ambiental
Heritage
Environment
Environmental Education
title_short O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental
title_full O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental
title_fullStr O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental
title_full_unstemmed O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental
title_sort O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental
author Santos, Tiago Fonseca dos
author_facet Santos, Tiago Fonseca dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Daniel Porciuncula
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Fonseca dos
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio
Meio ambiente
Educação Ambiental
Heritage
Environment
Environmental Education
topic Patrimônio
Meio ambiente
Educação Ambiental
Heritage
Environment
Environmental Education
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-06T02:14:42Z
2012-12-06T02:14:42Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Tiago Fonseca dos. O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental. 2012. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2939
identifier_str_mv SANTOS, Tiago Fonseca dos. O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental. 2012. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187247108784128