Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santa Anna, Jorge, Cendón, Beatriz Valadares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872
Resumo: Aborda os principais resultados oriundos de uma pesquisa de mestrado a respeito da contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição dessas bibliotecas e a integração com as unidades de informação vinculadas nos polos (bibliotecas polos), as quais se localizam nas regiões onde a instituição oferece os cursos a distância. Apresenta a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as bibliotecas dos polos de apoio presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas bibliotecas polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma biblioteca polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as bibliotecas dos polos, de modo a ampliar a contribuição dessas unidades aos cursos oferecidos a distância. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, a fim de melhorar a gestão das bibliotecas polos, e assim, socializar o conhecimento para todos.
id FEBAB-1_145db4a1f60cb08ccd98a693ff91b525
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/872
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distânciaBibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD.Aborda os principais resultados oriundos de uma pesquisa de mestrado a respeito da contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição dessas bibliotecas e a integração com as unidades de informação vinculadas nos polos (bibliotecas polos), as quais se localizam nas regiões onde a instituição oferece os cursos a distância. Apresenta a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as bibliotecas dos polos de apoio presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas bibliotecas polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma biblioteca polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as bibliotecas dos polos, de modo a ampliar a contribuição dessas unidades aos cursos oferecidos a distância. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, a fim de melhorar a gestão das bibliotecas polos, e assim, socializar o conhecimento para todos.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1731-17571980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872/906Copyright (c) 2017 Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Jorge Santa Anna, Beatriz Valadares Cendónhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Elizabeth de OliveiraSanta Anna, JorgeCendón, Beatriz Valadares2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/872Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
title Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
spellingShingle Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD.
title_short Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
title_full Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
title_fullStr Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
title_full_unstemmed Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
title_sort Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
author Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
author_facet Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Santa Anna, Jorge
Cendón, Beatriz Valadares
author_role author
author2 Santa Anna, Jorge
Cendón, Beatriz Valadares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Santa Anna, Jorge
Cendón, Beatriz Valadares
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD.
topic Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD.
description Aborda os principais resultados oriundos de uma pesquisa de mestrado a respeito da contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição dessas bibliotecas e a integração com as unidades de informação vinculadas nos polos (bibliotecas polos), as quais se localizam nas regiões onde a instituição oferece os cursos a distância. Apresenta a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as bibliotecas dos polos de apoio presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas bibliotecas polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma biblioteca polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as bibliotecas dos polos, de modo a ampliar a contribuição dessas unidades aos cursos oferecidos a distância. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, a fim de melhorar a gestão das bibliotecas polos, e assim, socializar o conhecimento para todos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872/906
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Jorge Santa Anna, Beatriz Valadares Cendón
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Jorge Santa Anna, Beatriz Valadares Cendón
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1731-1757
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777538637824