Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872 |
Resumo: | Aborda os principais resultados oriundos de uma pesquisa de mestrado a respeito da contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição dessas bibliotecas e a integração com as unidades de informação vinculadas nos polos (bibliotecas polos), as quais se localizam nas regiões onde a instituição oferece os cursos a distância. Apresenta a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as bibliotecas dos polos de apoio presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas bibliotecas polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma biblioteca polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as bibliotecas dos polos, de modo a ampliar a contribuição dessas unidades aos cursos oferecidos a distância. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, a fim de melhorar a gestão das bibliotecas polos, e assim, socializar o conhecimento para todos. |
id |
FEBAB-1_145db4a1f60cb08ccd98a693ff91b525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/872 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distânciaBibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD.Aborda os principais resultados oriundos de uma pesquisa de mestrado a respeito da contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição dessas bibliotecas e a integração com as unidades de informação vinculadas nos polos (bibliotecas polos), as quais se localizam nas regiões onde a instituição oferece os cursos a distância. Apresenta a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as bibliotecas dos polos de apoio presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas bibliotecas polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma biblioteca polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as bibliotecas dos polos, de modo a ampliar a contribuição dessas unidades aos cursos oferecidos a distância. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, a fim de melhorar a gestão das bibliotecas polos, e assim, socializar o conhecimento para todos.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1731-17571980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872/906Copyright (c) 2017 Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Jorge Santa Anna, Beatriz Valadares Cendónhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Elizabeth de OliveiraSanta Anna, JorgeCendón, Beatriz Valadares2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/872Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância |
title |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância |
spellingShingle |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância Costa, Maria Elizabeth de Oliveira Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD. |
title_short |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância |
title_full |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância |
title_fullStr |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância |
title_sort |
Biblioteca para todos: a integração das bibliotecas acadêmicas com as bibliotecas dos polos no contexto da educação a distância |
author |
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira |
author_facet |
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira Santa Anna, Jorge Cendón, Beatriz Valadares |
author_role |
author |
author2 |
Santa Anna, Jorge Cendón, Beatriz Valadares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira Santa Anna, Jorge Cendón, Beatriz Valadares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD. |
topic |
Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD. |
description |
Aborda os principais resultados oriundos de uma pesquisa de mestrado a respeito da contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição dessas bibliotecas e a integração com as unidades de informação vinculadas nos polos (bibliotecas polos), as quais se localizam nas regiões onde a instituição oferece os cursos a distância. Apresenta a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as bibliotecas dos polos de apoio presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas bibliotecas polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma biblioteca polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as bibliotecas dos polos, de modo a ampliar a contribuição dessas unidades aos cursos oferecidos a distância. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, a fim de melhorar a gestão das bibliotecas polos, e assim, socializar o conhecimento para todos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/872/906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Jorge Santa Anna, Beatriz Valadares Cendón https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Jorge Santa Anna, Beatriz Valadares Cendón https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1731-1757 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319777538637824 |