Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Teresa Bajarano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martín, Irene Martínez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10728
Resumo: Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 47-69, 2022.
id FURG_8924c4cf14f2b1c0e7b7b6219847194e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10728
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicialDebates teóricos sobre sexualidad desde las narrativas docentes en la formación inicialTheoretical argument around sexuality from teaching initial training narrativesNarrativas pedagógicasTreinamento de professorSexualidadePráticas transformadorasFormación docenteSexualidadPrácticas transformadorasPedagogical narrativesTeacher trainingSexualityTransformative practicesRev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 47-69, 2022.Este trabalho expõe a narrativa como proposta metodológica de ação transformadora na formação inicial de professores em torno da diversidade sexual. O objetivo declarado é: conhecer como narramos as práticas educativas para poder ensinar e aprender com as vivências cotidianas que compõem as vivências em torno das sexualidades. Acreditamos em uma proposta metodológica baseada nos princípios teóricos dessa metodologia, então apresentamos três benefícios para o ensino universitário: sistematizar as experiências de ensino, aplicar a pedagogia situada e favorecer as narrativas corporativas. Por fim, expomos experiências geradas em projetos inovadores como propostas de ação pedagógica, sendo representativos dois benefícios levantados em torno do método narrativo. Concluiu-se, com base em experiências, que há necessidade de explorar e implementar esse método como abordagem pedagógica e de pesquisa na formação inicial de professores para ser considerado como uma proposta de ação educativa transformadora.Este trabajo expone la narrativa como propuesta metodológica de acción transformadora en la formación inicial del profesorado en torno a las diversidades sexuales. El objetivo planteado es: conocer cómo narramos en las prácticas educativas para poder enseñar y aprender de las experiencias cotidianas que conforman las vivencias en torno a las sexualidades. Describimos la propuesta metodológica partiendo de los principios teóricos de esta metodología, seguidamente presentamos tres beneficios para la docencia universitaria: sistematizar experiencias docentes, aplicar pedagogía situada y favorecer narrativas corpóreas. Por último, exponemos experiencias generadas en proyectos innovadores como propuestas de acción pedagógica siendo representativas de los beneficios planteados en torno al método narrativo. Se concluye, en base a las experiencias, la necesidad de explorar e implantar este método como enfoque pedagógico y de investigación en la formación inicial docente a tener en cuenta como una propuesta de acción educativa transformadora.This work exposes the narrative as a methodological proposal of transformative action in the initial training of teachers, around sexual diversity. The main goal is: knowing how we narrate in educational practices in order to be able to teach and learn from the daily experiences around sexualities. We describe the methodological proposal based on the theoretical principles of this methodology, then we present three benefits for university teaching: systematize teaching experiences, apply situated pedagogy and corporeal narratives. Finally, we expose experiences generated in innovative projects as proposals for pedagogical action. These experiences are representative of the benefits around the narrative method. In conclusion, this method, as a pedagogical and research approach, improves the initial teacher training as a proposal to transformative educational action2023-03-15T22:39:20Z2023-03-15T22:39:20Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCO, M. T. B.; MARTÍN, I. M. DEBATES TEÓRICOS SOBRE SEXUALIDAD DESDE LAS NARRATIVAS DOCENTES EN LA FORMACIÓN INICIAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 47–69, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14874. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14874. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1072810.14295/de.v10i2.14874porFranco, Maria Teresa BajaranoMartín, Irene Martínezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-15T22:39:20Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-15T22:39:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial
Debates teóricos sobre sexualidad desde las narrativas docentes en la formación inicial
Theoretical argument around sexuality from teaching initial training narratives
title Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial
spellingShingle Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial
Franco, Maria Teresa Bajarano
Narrativas pedagógicas
Treinamento de professor
Sexualidade
Práticas transformadoras
Formación docente
Sexualidad
Prácticas transformadoras
Pedagogical narratives
Teacher training
Sexuality
Transformative practices
title_short Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial
title_full Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial
title_fullStr Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial
title_full_unstemmed Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial
title_sort Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial
author Franco, Maria Teresa Bajarano
author_facet Franco, Maria Teresa Bajarano
Martín, Irene Martínez
author_role author
author2 Martín, Irene Martínez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Teresa Bajarano
Martín, Irene Martínez
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas pedagógicas
Treinamento de professor
Sexualidade
Práticas transformadoras
Formación docente
Sexualidad
Prácticas transformadoras
Pedagogical narratives
Teacher training
Sexuality
Transformative practices
topic Narrativas pedagógicas
Treinamento de professor
Sexualidade
Práticas transformadoras
Formación docente
Sexualidad
Prácticas transformadoras
Pedagogical narratives
Teacher training
Sexuality
Transformative practices
description Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 47-69, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T22:39:20Z
2023-03-15T22:39:20Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCO, M. T. B.; MARTÍN, I. M. DEBATES TEÓRICOS SOBRE SEXUALIDAD DESDE LAS NARRATIVAS DOCENTES EN LA FORMACIÓN INICIAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 47–69, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14874. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14874. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10728
10.14295/de.v10i2.14874
identifier_str_mv FRANCO, M. T. B.; MARTÍN, I. M. DEBATES TEÓRICOS SOBRE SEXUALIDAD DESDE LAS NARRATIVAS DOCENTES EN LA FORMACIÓN INICIAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 47–69, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14874. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14874. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i2.14874
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187228877193216