NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Delton Aparecido
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Takara, Samilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6363
Resumo: A sexualidade humana é um dos elementos que nos permite pensar a formação das identidades dos sujeitos e, considerando que a escola é um espaço em que estão presentes múltiplos indivíduos, com suas construções identitárias, este texto tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições das narrativas midiáticas para problematizar as sexualidades no espaço escolar? Para tanto, apoiamos nossas reflexões teóricas a partir dos Estudos Culturais, por entende-los como um campo que analisa a mídia como um terreno de disputa, no qual os grupos sociais lutam pelo domínio. No decorrer do texto, defendemos a ideia de que, ao levarmos as narrativas midiáticas acerca das diferentes sexualidades para o espaço escolar, contribuímos para uma ação docente que valorize os diferentes alunos e alunas que habitam a sala de aula e, ainda, buscamos demonstrar isso por meio da análise de alguns personagens da série da Netflix, intitulada Sex Educacion (2019). Concluímos, assim, que a ação pedagógica com as mídias para discutir sexualidade, possibilita o processo de visibilidade dessas múltiplas formas de ser e estar no mundo, além de colaborar com uma formação de professores e professoras comprometidas com uma política cultural implica contemplem todos os alunos e as alunas em sala em suas dimensões sociais e sexuais.
id UESB-7_23c270a325ee040b204858958f28efa6
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6363
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTEMEDIA NARRATIVES ON SEXUALITY: EDUCATION, DIFFERENCES AND PROBLEMS WITH TEACHER TRAININGNARRATIVAS MEDIÁTICAS SOBRE LA SEXUALIDAD: EDUCACIÓN, DIFERENCIAS Y PROBLEMÁTICAS A LA FORMACIÓN DOCENTEFormação docenteNarrativa midiáticasSexualidadesFormación docenteNarrativas mediáticasSexualidadTeacher trainingMedia narrativeSexualitiesA sexualidade humana é um dos elementos que nos permite pensar a formação das identidades dos sujeitos e, considerando que a escola é um espaço em que estão presentes múltiplos indivíduos, com suas construções identitárias, este texto tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições das narrativas midiáticas para problematizar as sexualidades no espaço escolar? Para tanto, apoiamos nossas reflexões teóricas a partir dos Estudos Culturais, por entende-los como um campo que analisa a mídia como um terreno de disputa, no qual os grupos sociais lutam pelo domínio. No decorrer do texto, defendemos a ideia de que, ao levarmos as narrativas midiáticas acerca das diferentes sexualidades para o espaço escolar, contribuímos para uma ação docente que valorize os diferentes alunos e alunas que habitam a sala de aula e, ainda, buscamos demonstrar isso por meio da análise de alguns personagens da série da Netflix, intitulada Sex Educacion (2019). Concluímos, assim, que a ação pedagógica com as mídias para discutir sexualidade, possibilita o processo de visibilidade dessas múltiplas formas de ser e estar no mundo, além de colaborar com uma formação de professores e professoras comprometidas com uma política cultural implica contemplem todos os alunos e as alunas em sala em suas dimensões sociais e sexuais.La sexualidad humana es uno de los elementos que nos permite pensar laformación de las identidades de lossujetos y, considerando que laescuela es unespacioenel que están presentes múltiples individuos, con sus construcciones identitarias, este texto tiene la siguiente pregunta: ¿Cuál es son las contribuciones de las narrativas mediáticas para problematizar las sexualidades en el espacio escolar? Para ello, apoyamos nuestras reflexiones teóricas a partir de los Estudios Culturales, por entenderlos como un campo que analiza los medios como un terreno de disputa, en el cual los grupos sociales luchan por el dominio. En el transcurso del texto, defendemos la idea de que, al llevar las narrativas mediáticas sobre las diferentes sexualidades al espacio escolar, contribuimos a una acción docente que valorice a los diferentes alumnos y alumnas que habitan el aula y, sin embargo, buscamos demostrarlo por medio del análisis de algunos personajes de la serie de Netflix, titulada Sex Educacion (2019). Concluimos así que la acción pedagógica con los medios de comunicación para discutir sexualidad, posibilita el proceso de visibilidad de esas múltiples formas de ser y estar en el mundo, Además de colaborar con una formación de profesores y profesoras comprometidas con una política cultural implica contemplar a todos los alumnos y alumnas en clase en sus dimensiones sociales y sexuales.Human sexuality is one of the elements that allows us to think about the formation of the identities of the subjects and, considering that the school is a space in which multiple individuals are present, with their identity constructs, this text has the following guiding question: What are the contributions of media narratives to the problematization of sexualities in schools? For this, we support our theoretical reflections from the Cultural Studies, by understanding them as a field that analyzes the media as a ground of dispute, in which social groups struggle for the domain. In the course of the text, we advocate the idea that, by taking the media narratives about the different sexualities into the school space, We contribute to a teaching action that values the different students that inhabit the classroom and, still, we seek to demonstrate this by analyzing some characters from the series Netflix, titled Sex Educacion (2019).We conclude, thus, that the pedagogical action with the media to discuss sexuality, enables the process of visibility of these multiple forms of being and being in the world, besides collaborating with the formation of teachers and teachers committed to a cultural policy implies that they contemplate all students and students in class in their social and sexual dimensions.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/636310.22481/praxisedu.v16i39.6363Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 138-160Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 138-160Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 138-1602178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6363/4696http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelipe, Delton AparecidoTakara, Samilo2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6363Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
MEDIA NARRATIVES ON SEXUALITY: EDUCATION, DIFFERENCES AND PROBLEMS WITH TEACHER TRAINING
NARRATIVAS MEDIÁTICAS SOBRE LA SEXUALIDAD: EDUCACIÓN, DIFERENCIAS Y PROBLEMÁTICAS A LA FORMACIÓN DOCENTE
title NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
Felipe, Delton Aparecido
Formação docente
Narrativa midiáticas
Sexualidades
Formación docente
Narrativas mediáticas
Sexualidad
Teacher training
Media narrative
Sexualities
title_short NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
title_full NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE
author Felipe, Delton Aparecido
author_facet Felipe, Delton Aparecido
Takara, Samilo
author_role author
author2 Takara, Samilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Delton Aparecido
Takara, Samilo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Narrativa midiáticas
Sexualidades
Formación docente
Narrativas mediáticas
Sexualidad
Teacher training
Media narrative
Sexualities
topic Formação docente
Narrativa midiáticas
Sexualidades
Formación docente
Narrativas mediáticas
Sexualidad
Teacher training
Media narrative
Sexualities
description A sexualidade humana é um dos elementos que nos permite pensar a formação das identidades dos sujeitos e, considerando que a escola é um espaço em que estão presentes múltiplos indivíduos, com suas construções identitárias, este texto tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições das narrativas midiáticas para problematizar as sexualidades no espaço escolar? Para tanto, apoiamos nossas reflexões teóricas a partir dos Estudos Culturais, por entende-los como um campo que analisa a mídia como um terreno de disputa, no qual os grupos sociais lutam pelo domínio. No decorrer do texto, defendemos a ideia de que, ao levarmos as narrativas midiáticas acerca das diferentes sexualidades para o espaço escolar, contribuímos para uma ação docente que valorize os diferentes alunos e alunas que habitam a sala de aula e, ainda, buscamos demonstrar isso por meio da análise de alguns personagens da série da Netflix, intitulada Sex Educacion (2019). Concluímos, assim, que a ação pedagógica com as mídias para discutir sexualidade, possibilita o processo de visibilidade dessas múltiplas formas de ser e estar no mundo, além de colaborar com uma formação de professores e professoras comprometidas com uma política cultural implica contemplem todos os alunos e as alunas em sala em suas dimensões sociais e sexuais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6363
10.22481/praxisedu.v16i39.6363
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6363
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i39.6363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6363/4696
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 138-160
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 138-160
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 138-160
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818880659456