Promoções de vendas de automóveis novos: uma análise nas mensagens hiper-reais veiculados em jornais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Loraine Lopes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Souza, Altamir da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/664
Resumo: A promoção de vendas é um incentivo de curta duração que visa estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço. O setor automobilístico se utiliza dessa estratégia de marketing para acelerar a venda de automóveis novos. O trabalho tem por objetivo observar estratégias de promoção de vendas realizadas por montadoras e suas respectivas revendas, no sentido de identificar os recursos de linguagem utilizados para persuadir o consumidor a antecipar sua decisão de comprar um automóvel. Para tanto, optamos por realizar um estudo de natureza qualitativa-interpretativista. O jornal serviu como fonte para a realização da análise documental, sendo essa realizada no período de quatro meses e em dois veículos dessa mídia impressa. Posteriormente, a técnica de análise de conteúdo foi empregada para o tratamento do material, e com o intuito de identificar tipos, formas e sentidos. Complementarmente, realizamos entrevistas com pessoas de concessionárias. Identificamos nas mensagens o uso da forma imperativa, intensificação, intimidade, de sentidos múltiplos, apelos racionais e recursos estéticos. Por fim, consideramos sobre hiper-realidades que envolvem o contexto dessas estratégias.
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