Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiesa, Marilei
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2399
Resumo: Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.
id FURG_8f73663e3034cea8ba67a8a1a06196b0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2399
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação AmbientalAtendimento educacional especializadoEducação especialEducação AmbientalSpecialized educational servicesSpecial educationEnvironmental Education.Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.A presente dissertação de mestrado do Programa de Pós–Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande busca compreender a implantação do atendimento educacional especializado como proposta de política pública da rede municipal de ensino de Pelotas/RS, da zona urbana e da zona de campo, no período de 2005 a 2008. O objetivo principal da pesquisa é analisar, os “indícios” da história da implantação das salas de recursos multifuncionais e como acontece a oferta do atendimento educacional especializado nesses espaços. Para tanto, foi feito uma reconstituição histórica dos principais acontecimentos políticos e pedagógicos orientados pela Política Nacional da Educação Especial sob a perspectiva inclusiva, utilizando como fio condutor a atuação da pesquisadora na condição de supervisora de educação especial, especificamente atuando na área das Salas de Recursos da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas no período pesquisado. A experiência de supervisora nesse campo de atuação possibilitou contato junto aos dados arquivados do Centro de Apoio, Pesquisas e Tecnologias para a Aprendizagem, órgão responsável pela Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Pelotas, bem como o acompanhamento do trabalho pedagógico realizado pelas professoras de atendimento educacional especializado que atendem os alunos com necessidades educativas especiais nos espaços das Salas de Recursos implantadas. A principal tarefa da análise nessa pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso, é a reconstrução do processo desde o seu estágio primeiro, convertendo em análise o processo de (des)construção, (des)velamento do processo histórico, dialético e interpretativo da política pública de inclusão do município de Pelotas. Para corroborar com a discussão, Carlos Frederico Loureiro, um dos autores da Educação Ambiental, participa e nos ajuda a pensar sobre o papel da educação, para não sermos meros transmissores de conhecimentos e de valores vistos como ecologicamente corretos, pois somos mediados social e culturalmente, trazendo o diálogo como base dos processos educativos inclusivos. Além das contribuições teóricas da Educação Ambiental crítica e transformadora, a pesquisa está orientada pela teoria Sócio-histórica de Lev S. Vygotsky como subsídio para pensar a implantação do atendimento educacional especializado para as pessoas com deficiência no município de Pelotas/RS. A pesquisa realizada aponta resultados percebidos durante e na conclusão do investigar como: os investimentos; a busca da formação continuada dos professores; as mudanças pedagógicas dentro do ambiente educativo com a implantação das salas de recursos; a complexidade do processo de inclusão que se revela na dificuldade de diagnosticar as necessidades especiais; a capacitação de toda a equipe gestora da educação especial; o trabalho coletivo das professoras de atendimento educacional especializado e o apoio do gestor da educação das esferas municipal e federal.The present master dissertation of the Post Graduation Program in Environmental Education of the Universidade Federal do Rio Grande aims comprehend the implantation of the specialized educacional service, as a proposal of a public politic of the municipal education in Pelotas/RS, in the urban area and in the country area, from 2005 to 2008. The main objective of this research is to analyze the “clues” of the history of implantation of the multifunctional research rooms and how the offer of specilized educational service happens in these spaces. In order to do this, it was done a historical reconstitution of the main political and pedagogical happenings oriented by the National Policy of Special Education within the perspective of inclusive education, using as a parameter the researcher’s role as supervisor of special education, playing a role specifically at the area of the Resource Rooms of the Municipal Secretary of Education in Pelotas at the period researched. The supervisory experience in this field enabled contact with the archived data of the Support Center, Research and Technology for Learning, institution responsible for the Special Education of the Municipal Secretary of Education in Pelotas, as well as the accompaniment of the pedagogical work realized by the teachers of specialized educational service that teach students with special educational necessities in the Resource Rooms implanted. The main task of the analysis in this quantitative research, more specifically a study of case, is the reconstruction of the process since its first stage, converting into analysis the process of (dis)construction, (un)veiling of the interpretative, dialetical and historical process of the public policy of inclusion of Pelotas City.To support/ corroborate with the discussion, Carlos Frederico Loureiro, one of the authors of Environmental Education, joins in and helps us to think about the role of education, in a way that we cannot be considered just transmissors of knowledge and values seem as ecologically correct, because we are measured socially and culturally, bringing the dialog as a base of the inclusive educational processes. Besides the theorical contributions of the critical and transformative Environmental Education, the research is oriented by the Socio-historical theory of Lev S. Vigotsky as a subsidy to think the implementation of specialized educational services for people with disabilities in Pelotas City/RS. The research points to results realized during and in the conclusion of the investigative act, such as the investiments; the search for continued teacher training; the pedagogical changings within the educational environment with the implementation of resource rooms; the complexity of the inclusive process and the difficulty of diagnose de special necessities;the training of the management team; the colective work of the teachers working with specialized educational services and the support of the manager of education of the municipal and federal.Molon, Susana InêsChiesa, Marilei2012-08-20T20:31:03Z2012-08-20T20:31:03Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHIESA, Marilei. Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.http://repositorio.furg.br/handle/1/2399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-08-20T20:31:03Zoai:repositorio.furg.br:1/2399Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-08-20T20:31:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental
title Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental
spellingShingle Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental
Chiesa, Marilei
Atendimento educacional especializado
Educação especial
Educação Ambiental
Specialized educational services
Special education
Environmental Education.
title_short Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental
title_full Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental
title_fullStr Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental
title_full_unstemmed Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental
title_sort Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental
author Chiesa, Marilei
author_facet Chiesa, Marilei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molon, Susana Inês
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiesa, Marilei
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento educacional especializado
Educação especial
Educação Ambiental
Specialized educational services
Special education
Environmental Education.
topic Atendimento educacional especializado
Educação especial
Educação Ambiental
Specialized educational services
Special education
Environmental Education.
description Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-08-20T20:31:03Z
2012-08-20T20:31:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHIESA, Marilei. Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2399
identifier_str_mv CHIESA, Marilei. Implantação do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Pelotas sob a perspectiva da Educação Ambiental. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187255943036928