Diversificação da Educação Superior no Brasil: Políticas Públicas em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Cassiane de Freitas
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1101
Resumo: O presente artigo busca trazer uma série de questionamentos sobre a educação superior, refletindo sobre o papel do diploma e do indivíduo na sociedade contemporânea. Parte-se do entendimento dos rumos sociais, baseado na idéia de globalização e da sociedade de conhecimento, indicando assim, um processo de reestruturação do sistema de ensino. Os anos de 1990 demarcam muito claramente essa esfera, indicando um conjunto de políticas internacionais que incidem sobre os ditames da educação superior e merecem ser observados com maior atenção quando se questiona os caminhos da educação. Afinal, para onde está sendo dirigida a educação superior no Brasil? Quais as demandas da sociedade contemporânea? A evolução quantitativa da educação superior na última década corresponde também a uma expansão qualitativa? E o que significa esse ideal de qualidade?
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