Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leander de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Espíndola, Danúbia Bueno, Barwaldt, Regina, Amaral, Marilia Abrahão, Botelho, Silvia Silva da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4775
Resumo: O presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência.
id FURG_95c29932676fbcae999a0b85f6f38d5f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4775
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensinoAmbientes imersivos de ensinoArcabouço metodológicoAutoriaImmersive learning environmentsMethodological frameworkAuthorshipO presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência.This paper aims to search for methods that facilitate and disseminate the use of immersive environments through the convergence of three concepts: three-dimensional virtual worlds, immersion and representation of the student through a digital avatar. The survey about the tools used for content authoring in immersive learning environments have led to the recognition of the steps for creating these environments and culminated in the proposal of a methodological framework with a general nature for authorship. The proposal was applied to an experimental development to recognize its possibilities and scope.2015-03-10T15:48:42Z2015-03-10T15:48:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Leander de et al. Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/128012.pdf.>. Acesso em: 12 jan. 2014.1679-1916http://repositorio.furg.br/handle/1/4775porOliveira, Leander deEspíndola, Danúbia BuenoBarwaldt, ReginaAmaral, Marilia AbrahãoBotelho, Silvia Silva da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-03-10T15:48:42Zoai:repositorio.furg.br:1/4775Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-03-10T15:48:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
title Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
spellingShingle Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
Oliveira, Leander de
Ambientes imersivos de ensino
Arcabouço metodológico
Autoria
Immersive learning environments
Methodological framework
Authorship
title_short Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
title_full Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
title_fullStr Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
title_full_unstemmed Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
title_sort Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
author Oliveira, Leander de
author_facet Oliveira, Leander de
Espíndola, Danúbia Bueno
Barwaldt, Regina
Amaral, Marilia Abrahão
Botelho, Silvia Silva da Costa
author_role author
author2 Espíndola, Danúbia Bueno
Barwaldt, Regina
Amaral, Marilia Abrahão
Botelho, Silvia Silva da Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leander de
Espíndola, Danúbia Bueno
Barwaldt, Regina
Amaral, Marilia Abrahão
Botelho, Silvia Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes imersivos de ensino
Arcabouço metodológico
Autoria
Immersive learning environments
Methodological framework
Authorship
topic Ambientes imersivos de ensino
Arcabouço metodológico
Autoria
Immersive learning environments
Methodological framework
Authorship
description O presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-10T15:48:42Z
2015-03-10T15:48:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Leander de et al. Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/128012.pdf.>. Acesso em: 12 jan. 2014.
1679-1916
http://repositorio.furg.br/handle/1/4775
identifier_str_mv OLIVEIRA, Leander de et al. Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/128012.pdf.>. Acesso em: 12 jan. 2014.
1679-1916
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187236024287232