Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4775 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência. |
id |
FURG_95c29932676fbcae999a0b85f6f38d5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/4775 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensinoAmbientes imersivos de ensinoArcabouço metodológicoAutoriaImmersive learning environmentsMethodological frameworkAuthorshipO presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência.This paper aims to search for methods that facilitate and disseminate the use of immersive environments through the convergence of three concepts: three-dimensional virtual worlds, immersion and representation of the student through a digital avatar. The survey about the tools used for content authoring in immersive learning environments have led to the recognition of the steps for creating these environments and culminated in the proposal of a methodological framework with a general nature for authorship. The proposal was applied to an experimental development to recognize its possibilities and scope.2015-03-10T15:48:42Z2015-03-10T15:48:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Leander de et al. Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/128012.pdf.>. Acesso em: 12 jan. 2014.1679-1916http://repositorio.furg.br/handle/1/4775porOliveira, Leander deEspíndola, Danúbia BuenoBarwaldt, ReginaAmaral, Marilia AbrahãoBotelho, Silvia Silva da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-03-10T15:48:42Zoai:repositorio.furg.br:1/4775Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-03-10T15:48:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino |
title |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino |
spellingShingle |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino Oliveira, Leander de Ambientes imersivos de ensino Arcabouço metodológico Autoria Immersive learning environments Methodological framework Authorship |
title_short |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino |
title_full |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino |
title_fullStr |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino |
title_full_unstemmed |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino |
title_sort |
Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino |
author |
Oliveira, Leander de |
author_facet |
Oliveira, Leander de Espíndola, Danúbia Bueno Barwaldt, Regina Amaral, Marilia Abrahão Botelho, Silvia Silva da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Espíndola, Danúbia Bueno Barwaldt, Regina Amaral, Marilia Abrahão Botelho, Silvia Silva da Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Leander de Espíndola, Danúbia Bueno Barwaldt, Regina Amaral, Marilia Abrahão Botelho, Silvia Silva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes imersivos de ensino Arcabouço metodológico Autoria Immersive learning environments Methodological framework Authorship |
topic |
Ambientes imersivos de ensino Arcabouço metodológico Autoria Immersive learning environments Methodological framework Authorship |
description |
O presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-03-10T15:48:42Z 2015-03-10T15:48:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Leander de et al. Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/128012.pdf.>. Acesso em: 12 jan. 2014. 1679-1916 http://repositorio.furg.br/handle/1/4775 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Leander de et al. Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/128012.pdf.>. Acesso em: 12 jan. 2014. 1679-1916 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187236024287232 |