Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1735 |
Resumo: | A democracia local e global, enquanto processo sem fim e de alta intensidade como produção dos humanos autogeridos em suas relações com a natureza, é a utopia da produção política e teórica do autor. O conceito de produção é utilizado, de acordo com Lefèbvre (1973, 1971), num sentido mais amplo de geração de conhecimento, das relações, da sociedade, da produção material, das obras, das idéias, que é diferente de seu sentido mais restrito de produção de bens materiais, de coisas, de produto. Tendo tal concepção como pano de fundo, neste trabalho, apresentamos e discutimos os conceitos de Estado, política e “Estado em ação”, relacionando-os com os paradigmas societários e epistemológicos (SANTOS, 1999) utilizados na análise das políticas públicas e da gestão da educação. |
id |
FURG_9b94674c6301e840c3cc1ce0e8ed40a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1735 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergenteEducaçãoEmergenteEstadoGestão e paradigmaPolíticaA democracia local e global, enquanto processo sem fim e de alta intensidade como produção dos humanos autogeridos em suas relações com a natureza, é a utopia da produção política e teórica do autor. O conceito de produção é utilizado, de acordo com Lefèbvre (1973, 1971), num sentido mais amplo de geração de conhecimento, das relações, da sociedade, da produção material, das obras, das idéias, que é diferente de seu sentido mais restrito de produção de bens materiais, de coisas, de produto. Tendo tal concepção como pano de fundo, neste trabalho, apresentamos e discutimos os conceitos de Estado, política e “Estado em ação”, relacionando-os com os paradigmas societários e epistemológicos (SANTOS, 1999) utilizados na análise das políticas públicas e da gestão da educação.2012-01-08T19:59:48Z2012-01-08T19:59:48Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACHADO, Carlos Roberto da Silva. Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente. Eccos: Revista Científica, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 213-232, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=71580111>. Acesso em: 05 nov. 2011.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/1735porMachado, Carlos Roberto da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-01-08T19:59:48Zoai:repositorio.furg.br:1/1735Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-01-08T19:59:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente |
title |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente |
spellingShingle |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente Machado, Carlos Roberto da Silva Educação Emergente Estado Gestão e paradigma Política |
title_short |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente |
title_full |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente |
title_fullStr |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente |
title_full_unstemmed |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente |
title_sort |
Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente |
author |
Machado, Carlos Roberto da Silva |
author_facet |
Machado, Carlos Roberto da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Carlos Roberto da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Emergente Estado Gestão e paradigma Política |
topic |
Educação Emergente Estado Gestão e paradigma Política |
description |
A democracia local e global, enquanto processo sem fim e de alta intensidade como produção dos humanos autogeridos em suas relações com a natureza, é a utopia da produção política e teórica do autor. O conceito de produção é utilizado, de acordo com Lefèbvre (1973, 1971), num sentido mais amplo de geração de conhecimento, das relações, da sociedade, da produção material, das obras, das idéias, que é diferente de seu sentido mais restrito de produção de bens materiais, de coisas, de produto. Tendo tal concepção como pano de fundo, neste trabalho, apresentamos e discutimos os conceitos de Estado, política e “Estado em ação”, relacionando-os com os paradigmas societários e epistemológicos (SANTOS, 1999) utilizados na análise das políticas públicas e da gestão da educação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2012-01-08T19:59:48Z 2012-01-08T19:59:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Carlos Roberto da Silva. Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente. Eccos: Revista Científica, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 213-232, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=71580111>. Acesso em: 05 nov. 2011. 1517-1256 http://repositorio.furg.br/handle/1/1735 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Carlos Roberto da Silva. Contribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente. Eccos: Revista Científica, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 213-232, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=71580111>. Acesso em: 05 nov. 2011. 1517-1256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187240347566080 |