Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n1-296 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6394 |
Resumo: | Em razão do relevante papel que as Instituições de Educação Superior desempenham em uma sociedade, principalmente formando profissionalmente seus cidadãos, é necessário que estas organizações se capacitem para responder com maior agilidade às demandas, deixando para trás paradigmas conservadores e ultrapassados e dando lugar a novos paradigmas que façam com que os professores não só realizem o processo de transmitir o conhecimento, mas que sejam capazes de criar ou aprofundar o próprio conhecimento em suas áreas. Partindo da hipótese que é possível implantar mudanças na prática pedagógica da educação superior, o objetivo geral do presente artigo é discorrer sobre a questão dos paradigmas conservador e emergente nessa área da educação e refletir acerca das mudanças necessárias na prática pedagógica. Para alcançar o objetivo mencionado utilizou-se a pesquisa bibliográfica, apoiada em livros, revistas e artigos especializados.Como conclusão destaca-se que as IES estão sendo desafiadas pela sociedade, que exige uma nova instituição que produza e dissemine o conhecimento, equipando os alunos com ferramentas para que construam uma sociedade mais justa e solidária. Nesse sentido, procurar novos paradigmas que resgatem a educação superior do comportamento conformista vigente é essencial. |
id |
VERACRUZ-0_da9dc79b1c6444600901f27a9ce7ce05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6394 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher educationeducação superiorparadigma newtoniano-cartesianoparadigma conservadorpensamento sistêmicoparadigma emergente.Em razão do relevante papel que as Instituições de Educação Superior desempenham em uma sociedade, principalmente formando profissionalmente seus cidadãos, é necessário que estas organizações se capacitem para responder com maior agilidade às demandas, deixando para trás paradigmas conservadores e ultrapassados e dando lugar a novos paradigmas que façam com que os professores não só realizem o processo de transmitir o conhecimento, mas que sejam capazes de criar ou aprofundar o próprio conhecimento em suas áreas. Partindo da hipótese que é possível implantar mudanças na prática pedagógica da educação superior, o objetivo geral do presente artigo é discorrer sobre a questão dos paradigmas conservador e emergente nessa área da educação e refletir acerca das mudanças necessárias na prática pedagógica. Para alcançar o objetivo mencionado utilizou-se a pesquisa bibliográfica, apoiada em livros, revistas e artigos especializados.Como conclusão destaca-se que as IES estão sendo desafiadas pela sociedade, que exige uma nova instituição que produza e dissemine o conhecimento, equipando os alunos com ferramentas para que construam uma sociedade mais justa e solidária. Nesse sentido, procurar novos paradigmas que resgatem a educação superior do comportamento conformista vigente é essencial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/639410.34117/bjdv6n1-296Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 4163-4180Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 4163-4180Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 4163-41802525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6394/5657Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertotti, Rudimar GomesBertotti, Gisele Rietow2020-03-19T17:44:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6394Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:50.225996Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education |
title |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education |
spellingShingle |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education Bertotti, Rudimar Gomes educação superior paradigma newtoniano-cartesiano paradigma conservador pensamento sistêmico paradigma emergente. Bertotti, Rudimar Gomes educação superior paradigma newtoniano-cartesiano paradigma conservador pensamento sistêmico paradigma emergente. |
title_short |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education |
title_full |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education |
title_fullStr |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education |
title_full_unstemmed |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education |
title_sort |
Mudança de paradigmas: desafio para o professor de educação superior/ Paradigm shift: challenge for teacher education |
author |
Bertotti, Rudimar Gomes |
author_facet |
Bertotti, Rudimar Gomes Bertotti, Rudimar Gomes Bertotti, Gisele Rietow Bertotti, Gisele Rietow |
author_role |
author |
author2 |
Bertotti, Gisele Rietow |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertotti, Rudimar Gomes Bertotti, Gisele Rietow |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior paradigma newtoniano-cartesiano paradigma conservador pensamento sistêmico paradigma emergente. |
topic |
educação superior paradigma newtoniano-cartesiano paradigma conservador pensamento sistêmico paradigma emergente. |
description |
Em razão do relevante papel que as Instituições de Educação Superior desempenham em uma sociedade, principalmente formando profissionalmente seus cidadãos, é necessário que estas organizações se capacitem para responder com maior agilidade às demandas, deixando para trás paradigmas conservadores e ultrapassados e dando lugar a novos paradigmas que façam com que os professores não só realizem o processo de transmitir o conhecimento, mas que sejam capazes de criar ou aprofundar o próprio conhecimento em suas áreas. Partindo da hipótese que é possível implantar mudanças na prática pedagógica da educação superior, o objetivo geral do presente artigo é discorrer sobre a questão dos paradigmas conservador e emergente nessa área da educação e refletir acerca das mudanças necessárias na prática pedagógica. Para alcançar o objetivo mencionado utilizou-se a pesquisa bibliográfica, apoiada em livros, revistas e artigos especializados.Como conclusão destaca-se que as IES estão sendo desafiadas pela sociedade, que exige uma nova instituição que produza e dissemine o conhecimento, equipando os alunos com ferramentas para que construam uma sociedade mais justa e solidária. Nesse sentido, procurar novos paradigmas que resgatem a educação superior do comportamento conformista vigente é essencial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6394 10.34117/bjdv6n1-296 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6394 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6394/5657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 4163-4180 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 4163-4180 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 4163-4180 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183807589023745 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-296 |