Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Camila Quaresma
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4065
Resumo: Este estudo tem por objetivo identificar e conhecer as inovações nos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias para atrair seus clientes e satisfazer suas necessidades, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo, realizada por meio de revisão da bibliografia sobre a Gestão do Conhecimento em Bibliotecas e da análise dos sites institucionais de seis bibliotecas escolhidas aleatoriamente, e também por meio da aplicação de questionários enviados por e-mail aos bibliotecários das instituições pesquisadas, que serviram de apoio à pesquisa realizada nos sites institucionais. Com base neste estudo, espera-se auxiliar as bibliotecas que buscam crescimento e diferenciais em seus serviços a adotar os modelos apresentados ou criar novos modelos a partir das sugestões de serviços apresentados, e ainda reforçar o uso da GC em bibliotecas como fator fundamental para que as organizações possam atender seus desafios.
id FURG_9c3c4d988836554adc80abacc5158fb0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4065
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas UniversitáriasGestão do conhecimentoBiblioteca universitáriaInovaçãoProdutosServiçosKnowledge managementUniversity libraryInnovationProductsServicesEste estudo tem por objetivo identificar e conhecer as inovações nos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias para atrair seus clientes e satisfazer suas necessidades, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo, realizada por meio de revisão da bibliografia sobre a Gestão do Conhecimento em Bibliotecas e da análise dos sites institucionais de seis bibliotecas escolhidas aleatoriamente, e também por meio da aplicação de questionários enviados por e-mail aos bibliotecários das instituições pesquisadas, que serviram de apoio à pesquisa realizada nos sites institucionais. Com base neste estudo, espera-se auxiliar as bibliotecas que buscam crescimento e diferenciais em seus serviços a adotar os modelos apresentados ou criar novos modelos a partir das sugestões de serviços apresentados, e ainda reforçar o uso da GC em bibliotecas como fator fundamental para que as organizações possam atender seus desafios.This study aims to identify and learn about innovations in products and services offered by university libraries to attract and satisfy the needs of customers from the perspective of knowledge management (KM). It has an exploratory, descriptive and qualitative perspective, performed by reviewing existing literature on knowledge management in libraries and analysis of the institutional sites of six libraries chosen randomly, in addition to a questionnaire sent by e-mail to the librarians of the institutions surveyed, which served as support for research on institutional websites. This study is expected to assist libraries and differential growth in its services to adopt the presented models or create new models from the services provided and suggestions for further enhancing the use of KM in libraries as being essential for the organizations to meet their challenges.2013-10-18T21:29:50Z2013-10-18T21:29:50Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, Camila Quaresma. Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 26, n. 1, p. 9-30, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/2515/2109>. Acesso em: out. 2013.0102-4388http://repositorio.furg.br/handle/1/4065porMartins, Camila Quaresmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-10-18T21:30:23Zoai:repositorio.furg.br:1/4065Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-10-18T21:30:23Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias
title Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias
spellingShingle Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias
Martins, Camila Quaresma
Gestão do conhecimento
Biblioteca universitária
Inovação
Produtos
Serviços
Knowledge management
University library
Innovation
Products
Services
title_short Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias
title_full Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias
title_fullStr Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias
title_sort Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias
author Martins, Camila Quaresma
author_facet Martins, Camila Quaresma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Camila Quaresma
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Biblioteca universitária
Inovação
Produtos
Serviços
Knowledge management
University library
Innovation
Products
Services
topic Gestão do conhecimento
Biblioteca universitária
Inovação
Produtos
Serviços
Knowledge management
University library
Innovation
Products
Services
description Este estudo tem por objetivo identificar e conhecer as inovações nos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias para atrair seus clientes e satisfazer suas necessidades, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo, realizada por meio de revisão da bibliografia sobre a Gestão do Conhecimento em Bibliotecas e da análise dos sites institucionais de seis bibliotecas escolhidas aleatoriamente, e também por meio da aplicação de questionários enviados por e-mail aos bibliotecários das instituições pesquisadas, que serviram de apoio à pesquisa realizada nos sites institucionais. Com base neste estudo, espera-se auxiliar as bibliotecas que buscam crescimento e diferenciais em seus serviços a adotar os modelos apresentados ou criar novos modelos a partir das sugestões de serviços apresentados, e ainda reforçar o uso da GC em bibliotecas como fator fundamental para que as organizações possam atender seus desafios.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-10-18T21:29:50Z
2013-10-18T21:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Camila Quaresma. Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 26, n. 1, p. 9-30, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/2515/2109>. Acesso em: out. 2013.
0102-4388
http://repositorio.furg.br/handle/1/4065
identifier_str_mv MARTINS, Camila Quaresma. Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 26, n. 1, p. 9-30, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/2515/2109>. Acesso em: out. 2013.
0102-4388
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187228286844928