Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seffner, Fernando
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232204
Resumo: A atuação docente em questões de gênero e sexualidade na escola pública comporta um conjunto de delicados equilíbrios. Envolve reconhecer que as categorias conceituais que utilizamos para falar desses temas são também categorias de ação política e de regramento moral. O artigo analisa estas questões a partir da etnografia de cenas escolares, e mostra a importância da abordagem de gênero e sexualidade no currículo. Com isso, se posiciona contrário aos movimentos que buscam cercear a liberdade de ensinar e afirmam que tais temas seriam da órbita exclusiva da família e das religiões na formação dos jovens.
id UFRGS-2_e0f250e5862afd374abf58e0ca723076
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232204
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Seffner, Fernando2021-11-25T04:38:24Z20201982-131Xhttp://hdl.handle.net/10183/232204001133422A atuação docente em questões de gênero e sexualidade na escola pública comporta um conjunto de delicados equilíbrios. Envolve reconhecer que as categorias conceituais que utilizamos para falar desses temas são também categorias de ação política e de regramento moral. O artigo analisa estas questões a partir da etnografia de cenas escolares, e mostra a importância da abordagem de gênero e sexualidade no currículo. Com isso, se posiciona contrário aos movimentos que buscam cercear a liberdade de ensinar e afirmam que tais temas seriam da órbita exclusiva da família e das religiões na formação dos jovens.The teaching performance on gender and sexuality issues in public schools involves a set of delicate balances. It involves recognizing that the conceptual categories we use for talking about these themes are also categories of political action and moral regulation. It involves perceiving the school as a public education space. The article analyzes these issues from the ethnography of school scenes, and shows the importance of addressing gender and sexuality in the curriculum. As a result, it is contrary to movements seeking to restrict the freedom to teach and claiming that such themes would be exclusively within the family and religion’s orbits towards the formation of youngstersLa actuación docente en temas de género y sexualidad en la escuela pública implica un conjunto de equilibrios delicados. Implica reconocer que las categorías conceptuales que usamos para hablar sobre esos temas también son categorías de acción política y regulación moral. Implica percibir la escuela como un espacio de educación pública. El artículo analiza estas cuestiones desde la etnografía de las escenas escolares, y muestra la importancia de abordar el género y la sexualidad en el currículo. Como resultado, se opone a los movimientos que buscan cercenar la libertad de enseñar, y afirma que tales temas estarían en el ámbito exclusivo de la familia y de las religiones en la formación de los jóvenes.application/pdfporRetratos da escola. Brasília, DF. Vol. 14, n. 28 (jan./abr. 2020), p. 75-90GêneroSexualidadeEnsino públicoFormação de professoresGenderSexualityPublic schoolsTeacher trainingGéneroSexualidadEscuela públicaFormación docenteCultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistirSchool culture and issues on gender and sexuality : the delicate balance between accomplishing, transgressing, and resistingCultura escolar y cuestiones en género y sexualidad : el delicado equilibrio entre cumplir, transgredir y resistirinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133422.pdf.txt001133422.pdf.txtExtracted Texttext/plain52938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232204/2/001133422.pdf.txt90839e734e758478eeed74be93c18a48MD52ORIGINAL001133422.pdfTexto completoapplication/pdf772476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232204/1/001133422.pdf10c685921feceb8d44d0d09b5a1bee72MD5110183/2322042021-12-06 05:43:07.887351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232204Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School culture and issues on gender and sexuality : the delicate balance between accomplishing, transgressing, and resisting
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cultura escolar y cuestiones en género y sexualidad : el delicado equilibrio entre cumplir, transgredir y resistir
title Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir
spellingShingle Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir
Seffner, Fernando
Gênero
Sexualidade
Ensino público
Formação de professores
Gender
Sexuality
Public schools
Teacher training
Género
Sexualidad
Escuela pública
Formación docente
title_short Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir
title_full Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir
title_fullStr Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir
title_full_unstemmed Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir
title_sort Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade : o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir
author Seffner, Fernando
author_facet Seffner, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Sexualidade
Ensino público
Formação de professores
topic Gênero
Sexualidade
Ensino público
Formação de professores
Gender
Sexuality
Public schools
Teacher training
Género
Sexualidad
Escuela pública
Formación docente
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender
Sexuality
Public schools
Teacher training
dc.subject.spa.fl_str_mv Género
Sexualidad
Escuela pública
Formación docente
description A atuação docente em questões de gênero e sexualidade na escola pública comporta um conjunto de delicados equilíbrios. Envolve reconhecer que as categorias conceituais que utilizamos para falar desses temas são também categorias de ação política e de regramento moral. O artigo analisa estas questões a partir da etnografia de cenas escolares, e mostra a importância da abordagem de gênero e sexualidade no currículo. Com isso, se posiciona contrário aos movimentos que buscam cercear a liberdade de ensinar e afirmam que tais temas seriam da órbita exclusiva da família e das religiões na formação dos jovens.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:38:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232204
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-131X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133422
identifier_str_mv 1982-131X
001133422
url http://hdl.handle.net/10183/232204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Retratos da escola. Brasília, DF. Vol. 14, n. 28 (jan./abr. 2020), p. 75-90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232204/2/001133422.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232204/1/001133422.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90839e734e758478eeed74be93c18a48
10c685921feceb8d44d0d09b5a1bee72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043882016768