Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Márcia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Nálbia de Araújo, Raimundini, Simone Letícia, Fávero, Luiz Paulo Lopes, Schmidt, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196626
Resumo: O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.
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spelling Bianchi, MárciaSantos, Nálbia de AraújoRaimundini, Simone LetíciaFávero, Luiz Paulo LopesSchmidt, Paulo2019-07-05T02:34:03Z20101517-9087http://hdl.handle.net/10183/196626000762018O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.The teaching of accounting for the courses of Business and Economics aims to provide knowledge and understanding of accounting information. In this context, this research aims at analyzing the discipline of Introductory Accounting (IC) associated categories: institutions, courses, faculty and student profile using the Correspondence Analysis. The field research, survey type, classified as quantitative and qualitative, descriptive and exploratory was conducted among students enrolled in the first half of 2008, the discipline of IC of graduate courses in Business Administration and Economics of federal universities of the Rio Grande do Sul State. The results indicate that there were indications of a relationship between categories and some variables studied, there are institutions with homogeneity and heterogeneity of students in classes, most students of UFRGS and UFSM attended the whole secondary school ina private instituition while UFPEL and FURG students have attended ina private schoolso the majorityof students are accomplishing the curriculum.application/pdfporEnfoque : reflexão contábil. Maringá. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 64-82InstituiçõesContabilidade : EnsinoTeachingAccountingGraduated CourseProfessorStudentDisciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contadorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000762018.pdf.txt000762018.pdf.txtExtracted Texttext/plain65078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196626/2/000762018.pdf.txt84788cc6bf34590de98adb743bc29013MD52ORIGINAL000762018.pdfTexto completoapplication/pdf254540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196626/1/000762018.pdf7af3722fabb6a9805430eacf68c23353MD5110183/1966262020-05-14 04:09:07.599233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-05-14T07:09:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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