Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Márcia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Nálbia de Araújo, Raimundini, Simone Letícia, Fávero, Luiz Paulo Lopes, Schmidt, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196626
Resumo: O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.
id UFRGS-2_f5b4dd7415d4191e45583261e400443b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bianchi, MárciaSantos, Nálbia de AraújoRaimundini, Simone LetíciaFávero, Luiz Paulo LopesSchmidt, Paulo2019-07-05T02:34:03Z20101517-9087http://hdl.handle.net/10183/196626000762018O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.The teaching of accounting for the courses of Business and Economics aims to provide knowledge and understanding of accounting information. In this context, this research aims at analyzing the discipline of Introductory Accounting (IC) associated categories: institutions, courses, faculty and student profile using the Correspondence Analysis. The field research, survey type, classified as quantitative and qualitative, descriptive and exploratory was conducted among students enrolled in the first half of 2008, the discipline of IC of graduate courses in Business Administration and Economics of federal universities of the Rio Grande do Sul State. The results indicate that there were indications of a relationship between categories and some variables studied, there are institutions with homogeneity and heterogeneity of students in classes, most students of UFRGS and UFSM attended the whole secondary school ina private instituition while UFPEL and FURG students have attended ina private schoolso the majorityof students are accomplishing the curriculum.application/pdfporEnfoque : reflexão contábil. Maringá. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 64-82InstituiçõesContabilidade : EnsinoTeachingAccountingGraduated CourseProfessorStudentDisciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contadorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000762018.pdf.txt000762018.pdf.txtExtracted Texttext/plain65078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196626/2/000762018.pdf.txt84788cc6bf34590de98adb743bc29013MD52ORIGINAL000762018.pdfTexto completoapplication/pdf254540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196626/1/000762018.pdf7af3722fabb6a9805430eacf68c23353MD5110183/1966262020-05-14 04:09:07.599233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-05-14T07:09:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
title Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
spellingShingle Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
Bianchi, Márcia
Instituições
Contabilidade : Ensino
Teaching
Accounting
Graduated Course
Professor
Student
title_short Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
title_full Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
title_fullStr Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
title_full_unstemmed Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
title_sort Disciplina de contabilidade introdutória : características das instituições, cursos, docentes e perfil do discente não contador
author Bianchi, Márcia
author_facet Bianchi, Márcia
Santos, Nálbia de Araújo
Raimundini, Simone Letícia
Fávero, Luiz Paulo Lopes
Schmidt, Paulo
author_role author
author2 Santos, Nálbia de Araújo
Raimundini, Simone Letícia
Fávero, Luiz Paulo Lopes
Schmidt, Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Márcia
Santos, Nálbia de Araújo
Raimundini, Simone Letícia
Fávero, Luiz Paulo Lopes
Schmidt, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições
Contabilidade : Ensino
topic Instituições
Contabilidade : Ensino
Teaching
Accounting
Graduated Course
Professor
Student
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Accounting
Graduated Course
Professor
Student
description O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T02:34:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196626
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-9087
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000762018
identifier_str_mv 1517-9087
000762018
url http://hdl.handle.net/10183/196626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Enfoque : reflexão contábil. Maringá. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 64-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196626/2/000762018.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196626/1/000762018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84788cc6bf34590de98adb743bc29013
7af3722fabb6a9805430eacf68c23353
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224970698752000