A educação ambiental e os desafios lançados pelo novo código florestal brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4961 |
Resumo: | O presente artigo tem por principal objetivo refletir sobre os desafios lançados pelo novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.561 de 25 de maio de 2012) a partir da transversalidade problematizadora da Educação Ambiental. Tal legislação foi aprovada sob a égide de diversas críticas e controvérsias, sofrendo uma série de vetos da Presidência da República. Diante desse contexto, fazendo-se todo o trajeto da legislação florestal pátria até os dias atuais, bem como a referência aos itens mais polêmicos introduzidos pelo novo diploma legal, busca-se situar qual a função do educador ambiental diante dos processos emancipatórios e críticos de uma Educação Ambiental Transformadora a fim de contribuir para a implementação ou observância da nova lei. |
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A educação ambiental e os desafios lançados pelo novo código florestal brasileiroCódigo florestal brasileiroEducação ambientalContribuiçãoCódigo forestal brasileñoEducación ambientalContribuciónO presente artigo tem por principal objetivo refletir sobre os desafios lançados pelo novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.561 de 25 de maio de 2012) a partir da transversalidade problematizadora da Educação Ambiental. Tal legislação foi aprovada sob a égide de diversas críticas e controvérsias, sofrendo uma série de vetos da Presidência da República. Diante desse contexto, fazendo-se todo o trajeto da legislação florestal pátria até os dias atuais, bem como a referência aos itens mais polêmicos introduzidos pelo novo diploma legal, busca-se situar qual a função do educador ambiental diante dos processos emancipatórios e críticos de uma Educação Ambiental Transformadora a fim de contribuir para a implementação ou observância da nova lei.El presente artículo tiene por principal objetivo reflexionar sobre los desafíos lanzados por el nuevo Código Forestal Brasileño (Ley 12.561 de 25 de mayo de 2012) a partir de la transversalidad problametizadora de la Educación Ambiental. Tal legislación fue aprobada bajo la égida de diversas críticas y controversias, sufriendo una serie de vetos de la Presidencia de la República. Frente a ese contexto, haciéndose todo el camino de la legislación forestal patria hasta los días actuales, bien como la referencia a los puntos más polémicos introducidos por el nuevo diploma legal, se busca situar cual es la función del educador ambiental delante de los procesos emancipatórios y críticos de una Educación Ambiental Transformadora a fin de contribuir para la implementación u observancia de la nueva ley.2015-05-30T21:39:38Z2015-05-30T21:39:38Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Mário Fernando Carvalho; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandez. A educação ambiental e os desafios lançados pelo novo código florestal brasileiro. Derecho y Cambio Social, v. 3, n. 9, p. 1-14, 2012. Disponível em: <http://www.derechoycambiosocial.com/revista030/CARATULA.htm>. Acesso em: 04 maio 2015.2224-4131http://repositorio.furg.br/handle/1/4961porRibeiro, Mário Fernando CarvalhoCaporlingua, Vanessa Hernandezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-05-30T21:39:38Zoai:repositorio.furg.br:1/4961Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-05-30T21:39:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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