Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bexiga, Victor Sardinha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8598
Resumo: Nesta dissertação relatamos a experiência da aplicação do produto educacional "Ensinando Física com Foguetes de Água e utilizando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) através de uma proposta multidisciplinar" a alunos do 1° Ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2015. Trata-se de uma sequencia de atividades didáticas e multidisciplinares que envolveram as disciplinas de Física, Matemática, História e Filosofia utilizando como motivador o lançamento de foguetes de água e a implementação de tecnologias computacionais como ferramenta de analise. O trabalho teve como referencial pedagógico a Pedagogia Interacionista de Jean Piaget e a sondagem de conhecimentos prévios e o desenvolvimento da aprendizagem significativa de David Ausubel. O objetivo deste trabalho foi disponibilizar através de diversas atividades, tais como dinâmicas em grupo, apresentações, filmes, vídeos, entre outras, um ambiente propício às discussões sobre a crítica ao senso comum, a importância do método científico e como se desenvolve a ciência. Também teve como foco o desenvolvimento de diversas habilidades e competências presentes na matriz curricular do ensino médio relacionadas a diversas áreas, muitas destas normalmente relegadas a um segundo plano como as associadas à História da Ciência, Epistemologia e Ética
id FURG_a8013d2a50c4f9b987981b736f00ba41
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8598
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinarEnsino de físicaTrackerCinemáticaPhysics teachingICTKinematicsNesta dissertação relatamos a experiência da aplicação do produto educacional "Ensinando Física com Foguetes de Água e utilizando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) através de uma proposta multidisciplinar" a alunos do 1° Ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2015. Trata-se de uma sequencia de atividades didáticas e multidisciplinares que envolveram as disciplinas de Física, Matemática, História e Filosofia utilizando como motivador o lançamento de foguetes de água e a implementação de tecnologias computacionais como ferramenta de analise. O trabalho teve como referencial pedagógico a Pedagogia Interacionista de Jean Piaget e a sondagem de conhecimentos prévios e o desenvolvimento da aprendizagem significativa de David Ausubel. O objetivo deste trabalho foi disponibilizar através de diversas atividades, tais como dinâmicas em grupo, apresentações, filmes, vídeos, entre outras, um ambiente propício às discussões sobre a crítica ao senso comum, a importância do método científico e como se desenvolve a ciência. Também teve como foco o desenvolvimento de diversas habilidades e competências presentes na matriz curricular do ensino médio relacionadas a diversas áreas, muitas destas normalmente relegadas a um segundo plano como as associadas à História da Ciência, Epistemologia e ÉticaIn this work we report the experience of the application of the educational product "Teaching Physics with water rockets and using ICTs (Information Thecnology and Comunication) through a multidisciplinary proposal" to the students of the 1st year of High School in Colégio Militar de Porto Alegre, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in 2015. It is a sequence of teaching and multidisciplinary activities involving the disciplines of physics, mathematics, history and philosophy using as a motivator launching water rockets and implementation of computer technologies as analysis tool . The work was referenced the pedagogical interaction of Jean Piaget, the survey of existing knowledge and the development of meaningful learning of David Ausubel. The objective was to provide through various activities such as group dynamics, presentations, movies, videos, among others, an environment conducive to discussions on the critical common sense, the importance of the scientific method and how it develops science. Also focused on the development of various skills and expertise present in the curriculum of secondary education related to various areas, many of these usually relegated to the background as associated to the History of Science, Epistemology and Ethics.Kokubun, FernandoBexiga, Victor Sardinha2020-04-07T22:18:08Z2020-04-07T22:18:08Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEXIGA, Victor Sardinha. Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/8598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-07T22:18:08Zoai:repositorio.furg.br:1/8598Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-07T22:18:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
title Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
spellingShingle Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
Bexiga, Victor Sardinha
Ensino de física
Tracker
Cinemática
Physics teaching
ICT
Kinematics
title_short Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
title_full Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
title_fullStr Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
title_full_unstemmed Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
title_sort Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar
author Bexiga, Victor Sardinha
author_facet Bexiga, Victor Sardinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kokubun, Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Bexiga, Victor Sardinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Tracker
Cinemática
Physics teaching
ICT
Kinematics
topic Ensino de física
Tracker
Cinemática
Physics teaching
ICT
Kinematics
description Nesta dissertação relatamos a experiência da aplicação do produto educacional "Ensinando Física com Foguetes de Água e utilizando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) através de uma proposta multidisciplinar" a alunos do 1° Ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2015. Trata-se de uma sequencia de atividades didáticas e multidisciplinares que envolveram as disciplinas de Física, Matemática, História e Filosofia utilizando como motivador o lançamento de foguetes de água e a implementação de tecnologias computacionais como ferramenta de analise. O trabalho teve como referencial pedagógico a Pedagogia Interacionista de Jean Piaget e a sondagem de conhecimentos prévios e o desenvolvimento da aprendizagem significativa de David Ausubel. O objetivo deste trabalho foi disponibilizar através de diversas atividades, tais como dinâmicas em grupo, apresentações, filmes, vídeos, entre outras, um ambiente propício às discussões sobre a crítica ao senso comum, a importância do método científico e como se desenvolve a ciência. Também teve como foco o desenvolvimento de diversas habilidades e competências presentes na matriz curricular do ensino médio relacionadas a diversas áreas, muitas destas normalmente relegadas a um segundo plano como as associadas à História da Ciência, Epistemologia e Ética
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-04-07T22:18:08Z
2020-04-07T22:18:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEXIGA, Victor Sardinha. Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8598
identifier_str_mv BEXIGA, Victor Sardinha. Ensinando física com foguetes de água e utilizando TIC através de uma proposta multidisciplinar. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384401821040640