Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Lair Cláudio Cerqueira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4228
Resumo: O projeto “Física Animada" é uma proposta que usa a técnica stop motion para ensinar conceitos da cinemática de maneira mais participativa e divertida para alunos do ensino médio, levando os alunos a compreenderem conceitos de deslocamento, posição, velocidade e aceleração, além de desenvolverem habilidades de interpretação de gráficos, tabelas e vetores, e também de relacionar os gráficos da cinemática com o movimento efetuado. Essa técnica consiste na criação do movimento quadro a quadro e existem diversas animações bem conhecidas como exemplos de sua aplicação. Neste trabalho, três etapas foram propostas para a condução do projeto e seguidas durante a aplicação: (i) criação das personagens em massa de modelar; (ii) gravação de vídeos com movimentos de velocidade constante e variável; (iii) análise dos movimentos no vídeo para confrontar o modelo mental com os modelos da mecânica newtoniana. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual voltada para o ensino de jovens e adultos (CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos) e ao longo do ano 2014 o minicurso foi realizado diversas vezes com diferentes alunos. No projeto foram utilizados dois softwares gratuitos: o MUAN, para a criação dos vídeos, e o Tracker, para a análise cinemática. Ambos possuem uma interface intuitiva e amigável, o que favorece o uso como ferramenta de ensino. Ao longo da aplicação do projeto, foram realizados exames diagnósticos com os alunos antes e após o minicurso de quatro aulas. Além disso, foram entregues questionários para todos os participantes e realizadas entrevistas com os que se voluntariaram a gravar suas impressões sobre a atividade. Verificou-se ainda a validade do projeto visando o aumento do interesse e da motivação dos alunos em se tratando do aprendizado de tópicos em cinemática e mecânica
id UFF-2_198854ab9e2bd7a98ce8328e41492756
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4228
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médioEnsino de físicaEnsino médioCinemáticaStop motionMUANTrackerEnsino de físicaEnsino médioCinemáticaAnimação(Cinema)Stop motionPhysics educationHigh schoolKinematicsStop motionMUANTrackerO projeto “Física Animada" é uma proposta que usa a técnica stop motion para ensinar conceitos da cinemática de maneira mais participativa e divertida para alunos do ensino médio, levando os alunos a compreenderem conceitos de deslocamento, posição, velocidade e aceleração, além de desenvolverem habilidades de interpretação de gráficos, tabelas e vetores, e também de relacionar os gráficos da cinemática com o movimento efetuado. Essa técnica consiste na criação do movimento quadro a quadro e existem diversas animações bem conhecidas como exemplos de sua aplicação. Neste trabalho, três etapas foram propostas para a condução do projeto e seguidas durante a aplicação: (i) criação das personagens em massa de modelar; (ii) gravação de vídeos com movimentos de velocidade constante e variável; (iii) análise dos movimentos no vídeo para confrontar o modelo mental com os modelos da mecânica newtoniana. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual voltada para o ensino de jovens e adultos (CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos) e ao longo do ano 2014 o minicurso foi realizado diversas vezes com diferentes alunos. No projeto foram utilizados dois softwares gratuitos: o MUAN, para a criação dos vídeos, e o Tracker, para a análise cinemática. Ambos possuem uma interface intuitiva e amigável, o que favorece o uso como ferramenta de ensino. Ao longo da aplicação do projeto, foram realizados exames diagnósticos com os alunos antes e após o minicurso de quatro aulas. Além disso, foram entregues questionários para todos os participantes e realizadas entrevistas com os que se voluntariaram a gravar suas impressões sobre a atividade. Verificou-se ainda a validade do projeto visando o aumento do interesse e da motivação dos alunos em se tratando do aprendizado de tópicos em cinemática e mecânicaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe project “Animated Physics” is a proposal that uses the stop motion animation technique to teach concepts of kinematics in an active and fun way for high school students. This technique consists on the creation of motion frame by frame and there are several well-known animated movies as examples of its application. In this work, three steps were proposed for the project implementation: (i) creation of characters in putty; (ii) recording videos with constant and variable speed motion; (iii) analysis of movements in the video to confront the mental model with Newtonian mechanics models. The research was conducted in a public school focused on youth and adult education (CEJA in Portuguese, Education Center for Youth and Adults) and during the year 2014 a short course was applied several times to different students. The project was performed through two free softwares: MUAN, for the creation of videos, and Tracker, for kinematic analysis. Both have an intuitive and friendly interface, which allows the use as a teaching tool. During the implementation of the project, diagnostic tests were performed with students before and after a short course of four lessons. In addition, questionnaires were applied to all participants and interviews were conducted with those who volunteered to record their impressions on the activity. The aim of this project was to make students understand concepts of displacement, position, speed and acceleration, to develop graphics, tables, and vector interpretation skills, and also to relate kinematics graphics with motion. The validity of the project in order to increase the interest and motivation of students learning topics in kinematics and mechanics was also assessedAlves, Marcos VeríssimoSales, Nilva Lúcia LombardiPenna, Thadeu Josino PereiraHuguenin, José Augusto OliveiraAmorim, Lair Cláudio Cerqueira de2017-08-21T16:17:50Z2017-08-21T16:17:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4228Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T19:11:29Zoai:app.uff.br:1/4228Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-17T19:11:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
title Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
spellingShingle Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
Amorim, Lair Cláudio Cerqueira de
Ensino de física
Ensino médio
Cinemática
Stop motion
MUAN
Tracker
Ensino de física
Ensino médio
Cinemática
Animação(Cinema)
Stop motion
Physics education
High school
Kinematics
Stop motion
MUAN
Tracker
title_short Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
title_full Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
title_fullStr Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
title_full_unstemmed Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
title_sort Projeto “Física Animada”: uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio
author Amorim, Lair Cláudio Cerqueira de
author_facet Amorim, Lair Cláudio Cerqueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Marcos Veríssimo
Sales, Nilva Lúcia Lombardi
Penna, Thadeu Josino Pereira
Huguenin, José Augusto Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Lair Cláudio Cerqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Cinemática
Stop motion
MUAN
Tracker
Ensino de física
Ensino médio
Cinemática
Animação(Cinema)
Stop motion
Physics education
High school
Kinematics
Stop motion
MUAN
Tracker
topic Ensino de física
Ensino médio
Cinemática
Stop motion
MUAN
Tracker
Ensino de física
Ensino médio
Cinemática
Animação(Cinema)
Stop motion
Physics education
High school
Kinematics
Stop motion
MUAN
Tracker
description O projeto “Física Animada" é uma proposta que usa a técnica stop motion para ensinar conceitos da cinemática de maneira mais participativa e divertida para alunos do ensino médio, levando os alunos a compreenderem conceitos de deslocamento, posição, velocidade e aceleração, além de desenvolverem habilidades de interpretação de gráficos, tabelas e vetores, e também de relacionar os gráficos da cinemática com o movimento efetuado. Essa técnica consiste na criação do movimento quadro a quadro e existem diversas animações bem conhecidas como exemplos de sua aplicação. Neste trabalho, três etapas foram propostas para a condução do projeto e seguidas durante a aplicação: (i) criação das personagens em massa de modelar; (ii) gravação de vídeos com movimentos de velocidade constante e variável; (iii) análise dos movimentos no vídeo para confrontar o modelo mental com os modelos da mecânica newtoniana. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual voltada para o ensino de jovens e adultos (CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos) e ao longo do ano 2014 o minicurso foi realizado diversas vezes com diferentes alunos. No projeto foram utilizados dois softwares gratuitos: o MUAN, para a criação dos vídeos, e o Tracker, para a análise cinemática. Ambos possuem uma interface intuitiva e amigável, o que favorece o uso como ferramenta de ensino. Ao longo da aplicação do projeto, foram realizados exames diagnósticos com os alunos antes e após o minicurso de quatro aulas. Além disso, foram entregues questionários para todos os participantes e realizadas entrevistas com os que se voluntariaram a gravar suas impressões sobre a atividade. Verificou-se ainda a validade do projeto visando o aumento do interesse e da motivação dos alunos em se tratando do aprendizado de tópicos em cinemática e mecânica
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21T16:17:50Z
2017-08-21T16:17:50Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4228
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4228
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838833227595776