Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Oliveira da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almeida, Elineí Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7737
Resumo: O foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCN) costeira. Ações de sensibilização ambiental em campo, voltadas ao objetivo de desenvolver o sentimento de pertencimento dos atores envolvidos na pesquisa, foram enfatizadas neste estudo. A investigação foi direcionada a alunos da Escola Municipal Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), localizada no distrito de Jenipabu, interior da Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), no Rio Grande do Norte. A escola contempla o Ensino Fundamental I e Fundamental II, no entanto a pesquisa foi desenvolvida somente com os alunos do Ensino Fundamental II. O intuito foi diagnosticar o contexto e promover ações de sensibilização para tornar esses alunos agentes multiplicadores da importância daquela Unidade de Conservação. Após as coletas de dados iniciais de campo, concluiu-se a pesquisa com uma atividade de síntese aplicada aos alunos, que envolveu a construção do conhecimento apreendido no decorrer do processo investigativo. A análise das respostas dadas aos questionários e das produções escritas mostrou que houve qualidade no que respeita à motivação em prol da APAJ e, além disso, evidenciou-se uma cooperação com profissionais vinculados àquela Unidade de Conservação da Natureza.
id FURG_acfe97ae85be529b34b24f887091ec3e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7737
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do BrasilConstruction of environmental knowledge and preservation of invertebrates in an environmental protection area located in the Brazilian northeastern coastAções educativasSentimento de pertencimentoAPA JenipabuRio Grande do NorteEducational actionsSense of belongingJenipabu EPAO foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCN) costeira. Ações de sensibilização ambiental em campo, voltadas ao objetivo de desenvolver o sentimento de pertencimento dos atores envolvidos na pesquisa, foram enfatizadas neste estudo. A investigação foi direcionada a alunos da Escola Municipal Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), localizada no distrito de Jenipabu, interior da Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), no Rio Grande do Norte. A escola contempla o Ensino Fundamental I e Fundamental II, no entanto a pesquisa foi desenvolvida somente com os alunos do Ensino Fundamental II. O intuito foi diagnosticar o contexto e promover ações de sensibilização para tornar esses alunos agentes multiplicadores da importância daquela Unidade de Conservação. Após as coletas de dados iniciais de campo, concluiu-se a pesquisa com uma atividade de síntese aplicada aos alunos, que envolveu a construção do conhecimento apreendido no decorrer do processo investigativo. A análise das respostas dadas aos questionários e das produções escritas mostrou que houve qualidade no que respeita à motivação em prol da APAJ e, além disso, evidenciou-se uma cooperação com profissionais vinculados àquela Unidade de Conservação da Natureza.The focus of this study was to show the importance of action research in the context of teaching and learning associated with the construction of knowledge, which includes the study of invertebrates and their preservation, contextualized as a coastal Nature Preservation Unit (NPU). Actions which aimed at environmental awareness raising in situ and the development of the sense of belonging of the actors involved in the research were emphasized. This study was carried out with students from the City School Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), located in the Jenipabu Environmental Protection Area (APAJ), in Jenipabu, Rio Grande do Norte, Brazil, in order to diagnose and promote awareness raising so that they can spread the importance of this Preservation Unit. This research was conducted with Elementary School students, even though older students also attend classes in that school. After the data collection in situ, the research was concluded with a synthetical activity which was applied to the students so that they could show the knowledge they had constructed during the process. The analyses of the answers given to written questionnaires and of other writings not only showed that the students were highly motivated towards the APAJ but also brought evidence related to the cooperation among professionals who work in the NPUEDGRAF2018-08-20T15:19:34Z2018-08-20T15:19:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Leonardo Oliveira da; ALMEIDA, Elineí Araújo de. Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 18, n. 1, p. 25-42, 2013. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/ 2673 > Acesso em: 13 Dez. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/7737porSilva, Leonardo Oliveira daAlmeida, Elineí Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2018-08-20T15:19:34Zoai:repositorio.furg.br:1/7737Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2018-08-20T15:19:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil
Construction of environmental knowledge and preservation of invertebrates in an environmental protection area located in the Brazilian northeastern coast
title Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil
spellingShingle Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil
Silva, Leonardo Oliveira da
Ações educativas
Sentimento de pertencimento
APA Jenipabu
Rio Grande do Norte
Educational actions
Sense of belonging
Jenipabu EPA
title_short Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil
title_full Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil
title_fullStr Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil
title_full_unstemmed Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil
title_sort Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil
author Silva, Leonardo Oliveira da
author_facet Silva, Leonardo Oliveira da
Almeida, Elineí Araújo de
author_role author
author2 Almeida, Elineí Araújo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo Oliveira da
Almeida, Elineí Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ações educativas
Sentimento de pertencimento
APA Jenipabu
Rio Grande do Norte
Educational actions
Sense of belonging
Jenipabu EPA
topic Ações educativas
Sentimento de pertencimento
APA Jenipabu
Rio Grande do Norte
Educational actions
Sense of belonging
Jenipabu EPA
description O foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCN) costeira. Ações de sensibilização ambiental em campo, voltadas ao objetivo de desenvolver o sentimento de pertencimento dos atores envolvidos na pesquisa, foram enfatizadas neste estudo. A investigação foi direcionada a alunos da Escola Municipal Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), localizada no distrito de Jenipabu, interior da Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), no Rio Grande do Norte. A escola contempla o Ensino Fundamental I e Fundamental II, no entanto a pesquisa foi desenvolvida somente com os alunos do Ensino Fundamental II. O intuito foi diagnosticar o contexto e promover ações de sensibilização para tornar esses alunos agentes multiplicadores da importância daquela Unidade de Conservação. Após as coletas de dados iniciais de campo, concluiu-se a pesquisa com uma atividade de síntese aplicada aos alunos, que envolveu a construção do conhecimento apreendido no decorrer do processo investigativo. A análise das respostas dadas aos questionários e das produções escritas mostrou que houve qualidade no que respeita à motivação em prol da APAJ e, além disso, evidenciou-se uma cooperação com profissionais vinculados àquela Unidade de Conservação da Natureza.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-08-20T15:19:34Z
2018-08-20T15:19:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Leonardo Oliveira da; ALMEIDA, Elineí Araújo de. Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 18, n. 1, p. 25-42, 2013. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/ 2673 > Acesso em: 13 Dez. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/7737
identifier_str_mv SILVA, Leonardo Oliveira da; ALMEIDA, Elineí Araújo de. Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 18, n. 1, p. 25-42, 2013. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/ 2673 > Acesso em: 13 Dez. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187254425747456