Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Júnior, Miguel Júlio Zinelli da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8375
Resumo: O número de entusiastas por jogos digitais cresce de maneira significativa nos últimos anos, seja para fins de lazer, divertimento ou aprendizado de conteúdos. Assim como o aumento no número de jogadores, o investimento por parte da indústria neste mercado também ganha notoriedade, investido em centros de desenvolvimento e em equipes com profissionais a fim de obter sucesso nos seus produtos. Todavia, este sucesso está atrelado a questões importantes dentro de um jogo digital: a narrativa, a temática, o nível de dificuldade, questões gráficas e sonoras, além da usabilidade do jogo. A problemática que se apresenta é resumida em uma pergunta: Existe relação entre a usabilidade de jogos e as emoções dos jogadores? Esta dissertação tem como objetivo principal investigar esta problemática apresentando um estudo sobre a influência da usabilidade nas emoções dos jogadores. Para tal, são propostas e desenvolvidas duas versões de um jogo digital. De forma a validar essa proposta, são coletados dados fisiológicos e opinião e avaliação dos jogadores sobre a interface dos jogos. Para isto, são utilizados sensores ligados ao Arduino, o protocolo Javino, a linguaguem Java e heurísticas de usabilidade definidas por Nielsen. Após uma análise das informações obtidas, relacionando dados fisiológicos com a avaliação de usabilidade e experiência do jogo, é possível responder a questão de pesquisa: existe relação entre a usabilidade dos jogos e as emoções, sejam positivas ou negativas, sentidas pelos jogadores ao interagir com um determinado jogo. Espera-se que esta dissertação contribua para o desenvolvimento de jogos digitais, focando na importância da usabilidade.
id FURG_aecedf06b4a55d8be74ad67cb1ef391b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8375
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitaisUsability and emotions : an experiment with digital gamesCiência da computaçãoJogos digitaisEmoçõesUsabilidadeComputingComputer scienceDigital gamesEmotionsUsabilityO número de entusiastas por jogos digitais cresce de maneira significativa nos últimos anos, seja para fins de lazer, divertimento ou aprendizado de conteúdos. Assim como o aumento no número de jogadores, o investimento por parte da indústria neste mercado também ganha notoriedade, investido em centros de desenvolvimento e em equipes com profissionais a fim de obter sucesso nos seus produtos. Todavia, este sucesso está atrelado a questões importantes dentro de um jogo digital: a narrativa, a temática, o nível de dificuldade, questões gráficas e sonoras, além da usabilidade do jogo. A problemática que se apresenta é resumida em uma pergunta: Existe relação entre a usabilidade de jogos e as emoções dos jogadores? Esta dissertação tem como objetivo principal investigar esta problemática apresentando um estudo sobre a influência da usabilidade nas emoções dos jogadores. Para tal, são propostas e desenvolvidas duas versões de um jogo digital. De forma a validar essa proposta, são coletados dados fisiológicos e opinião e avaliação dos jogadores sobre a interface dos jogos. Para isto, são utilizados sensores ligados ao Arduino, o protocolo Javino, a linguaguem Java e heurísticas de usabilidade definidas por Nielsen. Após uma análise das informações obtidas, relacionando dados fisiológicos com a avaliação de usabilidade e experiência do jogo, é possível responder a questão de pesquisa: existe relação entre a usabilidade dos jogos e as emoções, sejam positivas ou negativas, sentidas pelos jogadores ao interagir com um determinado jogo. Espera-se que esta dissertação contribua para o desenvolvimento de jogos digitais, focando na importância da usabilidade.The enthusiasts of digital games have grown significantly in last years, whether for leisure, entertainment or content learning. As well as the increase in the number of players, industry investment in this market is also gaining notoriety, invested in development centers and teams with professionals in order to succeed in their products. However, this success is linked to important issues within a digital game: narrative, thematic, level of difficulty, graphic and sound issues, and the usability of the game. The problem that is presented is summarized in a question: Is there a relationship between the usability of games and the emotions of the players ? This dissertation aims to investigate this problem by presenting a study on the influence of usability on the players emotions. For that, two versions of a digital game are proposed and developed. In order to validate this proposal, we collect physiological data and opinion and evaluation of the players on the interface of the games. For this, we use sensors connected to the Arduino, Javino protocol, Java language and usability heuristics defined by Nielsen. After analyzing the information obtained, relating physiological data to the usability and game experience evaluation, it is possible to answer the research question: is there a relationship between the usability of the games and the emotions, whether positive or negative, felt by the players when interacting with a certain game? We hope that this dissertation will contribute to the development of digital games, focusing on the importance of usability.Adamatti, Diana FranciscaBarbosa, Raquel de MirandaCosta Júnior, Miguel Júlio Zinelli da2020-02-26T16:41:04Z2020-02-26T16:41:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA JUNIOR, Miguel Julio Zinelli da. Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/8375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-26T16:41:04Zoai:repositorio.furg.br:1/8375Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-26T16:41:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais
Usability and emotions : an experiment with digital games
title Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais
spellingShingle Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais
Costa Júnior, Miguel Júlio Zinelli da
Ciência da computação
Jogos digitais
Emoções
Usabilidade
Computing
Computer science
Digital games
Emotions
Usability
title_short Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais
title_full Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais
title_fullStr Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais
title_full_unstemmed Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais
title_sort Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais
author Costa Júnior, Miguel Júlio Zinelli da
author_facet Costa Júnior, Miguel Júlio Zinelli da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adamatti, Diana Francisca
Barbosa, Raquel de Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Júnior, Miguel Júlio Zinelli da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Jogos digitais
Emoções
Usabilidade
Computing
Computer science
Digital games
Emotions
Usability
topic Ciência da computação
Jogos digitais
Emoções
Usabilidade
Computing
Computer science
Digital games
Emotions
Usability
description O número de entusiastas por jogos digitais cresce de maneira significativa nos últimos anos, seja para fins de lazer, divertimento ou aprendizado de conteúdos. Assim como o aumento no número de jogadores, o investimento por parte da indústria neste mercado também ganha notoriedade, investido em centros de desenvolvimento e em equipes com profissionais a fim de obter sucesso nos seus produtos. Todavia, este sucesso está atrelado a questões importantes dentro de um jogo digital: a narrativa, a temática, o nível de dificuldade, questões gráficas e sonoras, além da usabilidade do jogo. A problemática que se apresenta é resumida em uma pergunta: Existe relação entre a usabilidade de jogos e as emoções dos jogadores? Esta dissertação tem como objetivo principal investigar esta problemática apresentando um estudo sobre a influência da usabilidade nas emoções dos jogadores. Para tal, são propostas e desenvolvidas duas versões de um jogo digital. De forma a validar essa proposta, são coletados dados fisiológicos e opinião e avaliação dos jogadores sobre a interface dos jogos. Para isto, são utilizados sensores ligados ao Arduino, o protocolo Javino, a linguaguem Java e heurísticas de usabilidade definidas por Nielsen. Após uma análise das informações obtidas, relacionando dados fisiológicos com a avaliação de usabilidade e experiência do jogo, é possível responder a questão de pesquisa: existe relação entre a usabilidade dos jogos e as emoções, sejam positivas ou negativas, sentidas pelos jogadores ao interagir com um determinado jogo. Espera-se que esta dissertação contribua para o desenvolvimento de jogos digitais, focando na importância da usabilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-02-26T16:41:04Z
2020-02-26T16:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA JUNIOR, Miguel Julio Zinelli da. Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8375
identifier_str_mv COSTA JUNIOR, Miguel Julio Zinelli da. Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187230583226368