Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Érica Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8955
Resumo: Em uma aproximação interdisciplinar entre a História e o Turismo nasce este Estudo de Caso que buscou investigar como a partir do Turismo nas práticas pedagógicas das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível o Ensino de História Local. Neste intento revelando as possíveis ressonâncias do Turismo nos processos de ensino e aprendizagem da História Local. Para isso o embasamento teórico para esta proposta foi calcado na busca por confluências teóricas entre estes dois campos do conhecimento. A investida metodológica para a realização da pesquisa se deu a partir da entrevista com a professora da turma e da Aula Oficina por Barca (2004) que contemplou uma aula-expositiva, da realização do Roteiro turístico pedagógico - turismo histórico-cultural na Cidade do Rio Grande - RS "Rio Grande: conhecendo a cidade aprendendo sua história", que foi elaborado especialmente para este estudo, e por fim a atividade de retorno com os alunos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. A interpretação dos dados nos revelou que a incidência da ressonância do Turismo enquanto atividade que serve ao ensino se deu em grande parte ao pertencimento histórico, ao conhecer algo novo, ao Patrimônio Cultural e a sua preservação.
id FURG_b1eb763a4df0f278481249c68e3b7471
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8955
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RSEnsino de HistóriaTurismoAprendizagemPráticas PedagógicasEm uma aproximação interdisciplinar entre a História e o Turismo nasce este Estudo de Caso que buscou investigar como a partir do Turismo nas práticas pedagógicas das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível o Ensino de História Local. Neste intento revelando as possíveis ressonâncias do Turismo nos processos de ensino e aprendizagem da História Local. Para isso o embasamento teórico para esta proposta foi calcado na busca por confluências teóricas entre estes dois campos do conhecimento. A investida metodológica para a realização da pesquisa se deu a partir da entrevista com a professora da turma e da Aula Oficina por Barca (2004) que contemplou uma aula-expositiva, da realização do Roteiro turístico pedagógico - turismo histórico-cultural na Cidade do Rio Grande - RS "Rio Grande: conhecendo a cidade aprendendo sua história", que foi elaborado especialmente para este estudo, e por fim a atividade de retorno com os alunos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. A interpretação dos dados nos revelou que a incidência da ressonância do Turismo enquanto atividade que serve ao ensino se deu em grande parte ao pertencimento histórico, ao conhecer algo novo, ao Patrimônio Cultural e a sua preservação.Santos, Rita de Cássia Grecco dosRamos, Érica Souza2020-09-13T16:51:43Z2020-09-13T16:51:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Èrica Souza. Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS. 2019. 130 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/8955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-20T20:11:43Zoai:repositorio.furg.br:1/8955Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-20T20:11:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
title Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
spellingShingle Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
Ramos, Érica Souza
Ensino de História
Turismo
Aprendizagem
Práticas Pedagógicas
title_short Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
title_full Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
title_fullStr Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
title_full_unstemmed Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
title_sort Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
author Ramos, Érica Souza
author_facet Ramos, Érica Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rita de Cássia Grecco dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Érica Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Turismo
Aprendizagem
Práticas Pedagógicas
topic Ensino de História
Turismo
Aprendizagem
Práticas Pedagógicas
description Em uma aproximação interdisciplinar entre a História e o Turismo nasce este Estudo de Caso que buscou investigar como a partir do Turismo nas práticas pedagógicas das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível o Ensino de História Local. Neste intento revelando as possíveis ressonâncias do Turismo nos processos de ensino e aprendizagem da História Local. Para isso o embasamento teórico para esta proposta foi calcado na busca por confluências teóricas entre estes dois campos do conhecimento. A investida metodológica para a realização da pesquisa se deu a partir da entrevista com a professora da turma e da Aula Oficina por Barca (2004) que contemplou uma aula-expositiva, da realização do Roteiro turístico pedagógico - turismo histórico-cultural na Cidade do Rio Grande - RS "Rio Grande: conhecendo a cidade aprendendo sua história", que foi elaborado especialmente para este estudo, e por fim a atividade de retorno com os alunos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. A interpretação dos dados nos revelou que a incidência da ressonância do Turismo enquanto atividade que serve ao ensino se deu em grande parte ao pertencimento histórico, ao conhecer algo novo, ao Patrimônio Cultural e a sua preservação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-13T16:51:43Z
2020-09-13T16:51:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Èrica Souza. Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS. 2019. 130 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8955
identifier_str_mv RAMOS, Èrica Souza. Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS. 2019. 130 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384407046094848