Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8955 |
Resumo: | Em uma aproximação interdisciplinar entre a História e o Turismo nasce este Estudo de Caso que buscou investigar como a partir do Turismo nas práticas pedagógicas das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível o Ensino de História Local. Neste intento revelando as possíveis ressonâncias do Turismo nos processos de ensino e aprendizagem da História Local. Para isso o embasamento teórico para esta proposta foi calcado na busca por confluências teóricas entre estes dois campos do conhecimento. A investida metodológica para a realização da pesquisa se deu a partir da entrevista com a professora da turma e da Aula Oficina por Barca (2004) que contemplou uma aula-expositiva, da realização do Roteiro turístico pedagógico - turismo histórico-cultural na Cidade do Rio Grande - RS "Rio Grande: conhecendo a cidade aprendendo sua história", que foi elaborado especialmente para este estudo, e por fim a atividade de retorno com os alunos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. A interpretação dos dados nos revelou que a incidência da ressonância do Turismo enquanto atividade que serve ao ensino se deu em grande parte ao pertencimento histórico, ao conhecer algo novo, ao Patrimônio Cultural e a sua preservação. |
id |
FURG_b1eb763a4df0f278481249c68e3b7471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/8955 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RSEnsino de HistóriaTurismoAprendizagemPráticas PedagógicasEm uma aproximação interdisciplinar entre a História e o Turismo nasce este Estudo de Caso que buscou investigar como a partir do Turismo nas práticas pedagógicas das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível o Ensino de História Local. Neste intento revelando as possíveis ressonâncias do Turismo nos processos de ensino e aprendizagem da História Local. Para isso o embasamento teórico para esta proposta foi calcado na busca por confluências teóricas entre estes dois campos do conhecimento. A investida metodológica para a realização da pesquisa se deu a partir da entrevista com a professora da turma e da Aula Oficina por Barca (2004) que contemplou uma aula-expositiva, da realização do Roteiro turístico pedagógico - turismo histórico-cultural na Cidade do Rio Grande - RS "Rio Grande: conhecendo a cidade aprendendo sua história", que foi elaborado especialmente para este estudo, e por fim a atividade de retorno com os alunos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. A interpretação dos dados nos revelou que a incidência da ressonância do Turismo enquanto atividade que serve ao ensino se deu em grande parte ao pertencimento histórico, ao conhecer algo novo, ao Patrimônio Cultural e a sua preservação.Santos, Rita de Cássia Grecco dosRamos, Érica Souza2020-09-13T16:51:43Z2020-09-13T16:51:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Èrica Souza. Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS. 2019. 130 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/8955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-20T20:11:43Zoai:repositorio.furg.br:1/8955Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-20T20:11:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS |
title |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS |
spellingShingle |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS Ramos, Érica Souza Ensino de História Turismo Aprendizagem Práticas Pedagógicas |
title_short |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS |
title_full |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS |
title_fullStr |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS |
title_full_unstemmed |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS |
title_sort |
Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS |
author |
Ramos, Érica Souza |
author_facet |
Ramos, Érica Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Rita de Cássia Grecco dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Érica Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Turismo Aprendizagem Práticas Pedagógicas |
topic |
Ensino de História Turismo Aprendizagem Práticas Pedagógicas |
description |
Em uma aproximação interdisciplinar entre a História e o Turismo nasce este Estudo de Caso que buscou investigar como a partir do Turismo nas práticas pedagógicas das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível o Ensino de História Local. Neste intento revelando as possíveis ressonâncias do Turismo nos processos de ensino e aprendizagem da História Local. Para isso o embasamento teórico para esta proposta foi calcado na busca por confluências teóricas entre estes dois campos do conhecimento. A investida metodológica para a realização da pesquisa se deu a partir da entrevista com a professora da turma e da Aula Oficina por Barca (2004) que contemplou uma aula-expositiva, da realização do Roteiro turístico pedagógico - turismo histórico-cultural na Cidade do Rio Grande - RS "Rio Grande: conhecendo a cidade aprendendo sua história", que foi elaborado especialmente para este estudo, e por fim a atividade de retorno com os alunos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. A interpretação dos dados nos revelou que a incidência da ressonância do Turismo enquanto atividade que serve ao ensino se deu em grande parte ao pertencimento histórico, ao conhecer algo novo, ao Patrimônio Cultural e a sua preservação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-13T16:51:43Z 2020-09-13T16:51:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Èrica Souza. Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS. 2019. 130 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. http://repositorio.furg.br/handle/1/8955 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Èrica Souza. Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS. 2019. 130 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384407046094848 |