A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51313 |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre a relevância da Ludicidade no processo de ensino aprendizagem anos iniciais do ensino fundamental, sendo a Ludicidade um aspecto e uma prática pedagógica muito importante para o desenvolvimento integral da criança abordando como a Ludicidade na alfabetização resulta em uma aprendizagem significativa que traz significados e prazer ao educando, conhecendo as atividades voltadas para o campo da ludicidade e sua relevância e ainda compreendendo a importância do educador como mediador da Ludicidade no processo de alfabetização, deixando de lado o mecanismo dos métodos tradicionais e trazendo uma aprendizagem inovadora, criativa, desafiadora e participativa tornando o educando um ser pensante e crítico. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado livros, dissertações e artigos científicos, sendo uma revisão de Literatura, com método de pesquisa qualitativa e descritiva. Ao final do trabalho foi possível perceber que grandes são os benefícios de uma prática pedagógica que envolve a Ludicidade, mas que há ainda muitas escolas e professores que não tonam a mesma como realidade na vida prática e assim os alunos acabam perdendo o interesse pelo aprendizado. |
id |
Krot_ad7910bfc92289f465d500a7e63240c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51313 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciaisLudicidadePrática pedagógicaAprendizagem significativaO presente trabalho trata sobre a relevância da Ludicidade no processo de ensino aprendizagem anos iniciais do ensino fundamental, sendo a Ludicidade um aspecto e uma prática pedagógica muito importante para o desenvolvimento integral da criança abordando como a Ludicidade na alfabetização resulta em uma aprendizagem significativa que traz significados e prazer ao educando, conhecendo as atividades voltadas para o campo da ludicidade e sua relevância e ainda compreendendo a importância do educador como mediador da Ludicidade no processo de alfabetização, deixando de lado o mecanismo dos métodos tradicionais e trazendo uma aprendizagem inovadora, criativa, desafiadora e participativa tornando o educando um ser pensante e crítico. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado livros, dissertações e artigos científicos, sendo uma revisão de Literatura, com método de pesquisa qualitativa e descritiva. Ao final do trabalho foi possível perceber que grandes são os benefícios de uma prática pedagógica que envolve a Ludicidade, mas que há ainda muitas escolas e professores que não tonam a mesma como realidade na vida prática e assim os alunos acabam perdendo o interesse pelo aprendizado.2023-04-06T14:09:08Z2023-04-06T14:09:08Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51313VALE, Jaqueline Diniz doporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:31:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51313Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:31:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:31:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais |
title |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais |
spellingShingle |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais VALE, Jaqueline Diniz do Ludicidade Prática pedagógica Aprendizagem significativa |
title_short |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais |
title_full |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais |
title_fullStr |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais |
title_full_unstemmed |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais |
title_sort |
A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais |
author |
VALE, Jaqueline Diniz do |
author_facet |
VALE, Jaqueline Diniz do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VALE, Jaqueline Diniz do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Prática pedagógica Aprendizagem significativa |
topic |
Ludicidade Prática pedagógica Aprendizagem significativa |
description |
O presente trabalho trata sobre a relevância da Ludicidade no processo de ensino aprendizagem anos iniciais do ensino fundamental, sendo a Ludicidade um aspecto e uma prática pedagógica muito importante para o desenvolvimento integral da criança abordando como a Ludicidade na alfabetização resulta em uma aprendizagem significativa que traz significados e prazer ao educando, conhecendo as atividades voltadas para o campo da ludicidade e sua relevância e ainda compreendendo a importância do educador como mediador da Ludicidade no processo de alfabetização, deixando de lado o mecanismo dos métodos tradicionais e trazendo uma aprendizagem inovadora, criativa, desafiadora e participativa tornando o educando um ser pensante e crítico. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado livros, dissertações e artigos científicos, sendo uma revisão de Literatura, com método de pesquisa qualitativa e descritiva. Ao final do trabalho foi possível perceber que grandes são os benefícios de uma prática pedagógica que envolve a Ludicidade, mas que há ainda muitas escolas e professores que não tonam a mesma como realidade na vida prática e assim os alunos acabam perdendo o interesse pelo aprendizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-04-06T14:09:08Z 2023-04-06T14:09:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51313 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672962153316352 |