A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALE, Jaqueline Diniz do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51313
Resumo: O presente trabalho trata sobre a relevância da Ludicidade no processo de ensino aprendizagem anos iniciais do ensino fundamental, sendo a Ludicidade um aspecto e uma prática pedagógica muito importante para o desenvolvimento integral da criança abordando como a Ludicidade na alfabetização resulta em uma aprendizagem significativa que traz significados e prazer ao educando, conhecendo as atividades voltadas para o campo da ludicidade e sua relevância e ainda compreendendo a importância do educador como mediador da Ludicidade no processo de alfabetização, deixando de lado o mecanismo dos métodos tradicionais e trazendo uma aprendizagem inovadora, criativa, desafiadora e participativa tornando o educando um ser pensante e crítico. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado livros, dissertações e artigos científicos, sendo uma revisão de Literatura, com método de pesquisa qualitativa e descritiva. Ao final do trabalho foi possível perceber que grandes são os benefícios de uma prática pedagógica que envolve a Ludicidade, mas que há ainda muitas escolas e professores que não tonam a mesma como realidade na vida prática e assim os alunos acabam perdendo o interesse pelo aprendizado.
id Krot_ad7910bfc92289f465d500a7e63240c7
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51313
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciaisLudicidadePrática pedagógicaAprendizagem significativaO presente trabalho trata sobre a relevância da Ludicidade no processo de ensino aprendizagem anos iniciais do ensino fundamental, sendo a Ludicidade um aspecto e uma prática pedagógica muito importante para o desenvolvimento integral da criança abordando como a Ludicidade na alfabetização resulta em uma aprendizagem significativa que traz significados e prazer ao educando, conhecendo as atividades voltadas para o campo da ludicidade e sua relevância e ainda compreendendo a importância do educador como mediador da Ludicidade no processo de alfabetização, deixando de lado o mecanismo dos métodos tradicionais e trazendo uma aprendizagem inovadora, criativa, desafiadora e participativa tornando o educando um ser pensante e crítico. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado livros, dissertações e artigos científicos, sendo uma revisão de Literatura, com método de pesquisa qualitativa e descritiva. Ao final do trabalho foi possível perceber que grandes são os benefícios de uma prática pedagógica que envolve a Ludicidade, mas que há ainda muitas escolas e professores que não tonam a mesma como realidade na vida prática e assim os alunos acabam perdendo o interesse pelo aprendizado.2023-04-06T14:09:08Z2023-04-06T14:09:08Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51313VALE, Jaqueline Diniz doporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:31:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51313Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:31:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:31:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
title A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
spellingShingle A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
VALE, Jaqueline Diniz do
Ludicidade
Prática pedagógica
Aprendizagem significativa
title_short A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
title_full A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
title_fullStr A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
title_full_unstemmed A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
title_sort A relevância da ludicidade para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
author VALE, Jaqueline Diniz do
author_facet VALE, Jaqueline Diniz do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VALE, Jaqueline Diniz do
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Prática pedagógica
Aprendizagem significativa
topic Ludicidade
Prática pedagógica
Aprendizagem significativa
description O presente trabalho trata sobre a relevância da Ludicidade no processo de ensino aprendizagem anos iniciais do ensino fundamental, sendo a Ludicidade um aspecto e uma prática pedagógica muito importante para o desenvolvimento integral da criança abordando como a Ludicidade na alfabetização resulta em uma aprendizagem significativa que traz significados e prazer ao educando, conhecendo as atividades voltadas para o campo da ludicidade e sua relevância e ainda compreendendo a importância do educador como mediador da Ludicidade no processo de alfabetização, deixando de lado o mecanismo dos métodos tradicionais e trazendo uma aprendizagem inovadora, criativa, desafiadora e participativa tornando o educando um ser pensante e crítico. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado livros, dissertações e artigos científicos, sendo uma revisão de Literatura, com método de pesquisa qualitativa e descritiva. Ao final do trabalho foi possível perceber que grandes são os benefícios de uma prática pedagógica que envolve a Ludicidade, mas que há ainda muitas escolas e professores que não tonam a mesma como realidade na vida prática e assim os alunos acabam perdendo o interesse pelo aprendizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-06T14:09:08Z
2023-04-06T14:09:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51313
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672962153316352