(RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gautério, Vanda Leci Bueno
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3628
Resumo: Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.
id FURG_b4c054461cf766b198edb3552c7d9cdc
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3628
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciaisFormação de professoresAprendizagens matemáticasAnos iniciaisTeacher educationMathematics leaningElementary schoolDissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.Este trabalho está voltado às aprendizagens Matemáticas de um grupo de professoras dos anos iniciais que, mesmo atuando em uma escola onde a equipe, em geral, tem como objetivo a formação integral do aluno e, com a metodologia de ensino utilizada para atingir este, estavam insatisfeitas com o trabalho que realizavam, em relação ao ensinar e aprender da Matemática. As professoras foram desafiadas a (re)significar conceitos iniciais e importantes, como o da construção do número. Assim, foram realizadas oficinas pedagógicas, permeadas por discussões e reflexões, as quais mostravam as lacunas de aprendizagens do grupo e serviam de subsídio para a escolha das bases teóricas e do cronograma de atividades para a próxima oficina, que versava sobre temáticas diferentes. A intenção era desmistificar a concepção equivocada da Matemática por meio de sua história, da problematização dos significados e da (re)construção dos conceitos implícitos nas atividades, uma vez, que para qualquer metodologia de ensino ser eficaz, é necessário a compreensão dos conceitos. Entendendo o aprendizado como um processo contínuo de transformação do comportamento, durante as oficinas, buscava-se aprender, ensinar e intervir juntos. As ideologias eram discutidas abertamente, pois todo sujeito é subjuntivo e a produção de conhecimento fomentado pela participação torna o trabalho mais complexo e desafiador. Através de filmagens, fotografias, registros individuais em cadernos e o diário da pesquisadora, foi realizada uma análise do trabalho desenvolvido. Percebeu-se que, quando o educador reconhece que não fez o vínculo conceitual que gera aprendizagens, sente-se inseguro no momento em que precisa lançar mão de tais conceitos para o ensino. Foi possível observar que, num movimento de açãoreflexão-ação, as professoras foram desconstruindo teorias, procedimentos e, ao (re)construí-los, foram atualizando novos conhecimentos, valores, ideais, constituindo uma formação sempre em construção, que requer uma contínua reflexão. O estudo possibilitou a configuração de uma rede de conversação aprendente, na qual não existe mais espaço para acomodações ou mesmices em sala de aula. Formou-se um coletivo inteligente, que se responsabiliza pela formação e prática docente com autoria e autonomia.This work is focused on mathematics learning of a group of teachers from elementary school who although working in a school where the team in general, aimed at the integral formation of students together with suitable teaching methodology were dissatisfied with their performance related to teaching and learning of mathematics. The teachers were challenged to (re) mean initial and important concepts, such as the construction of the number. Thus, teaching workshops were carried out, permeated by discussions and reflections, which showed some learning gaps from the group and served as a subsidy for the choice of theoretical basis and schedule of activities for the next workshop. The intention was to stop mystifying the misconception of mathematics through its history, through questioning the meanings and through the (re)construction of concepts implicit in the activities, once that for any teaching methodology to be effective, it is necessary to understand the concepts. Understanding learning as a continuous process of behavior transformation workshops were opportunities to learn, teach and act together. Ideologies were discussed openly, because every subject is subjunctive and the production of knowledge fostered by participation makes the work more complex and challenging. Gagh filming, photographs, individual records in the notebooks and through the researcher diary, making it possible to realize that when the teacher acknowledges he has not reached the conceptual link that generates learning, he feels insecure at the moment he needs to use such concepts for teaching. It was possible to understand that in a movement of action-reflexion-action, the teachers deconstructed theories, procedures, and when they (re) built them, they updated new knowledge, values, ideals, constituting a formation always under construction, which requires a continuous reflection. The study enabled the configuration of a learning chat network activity, in which there is not more space for accommodation or for a boring routine in the classroom. Formed with people who have responsibility for the training and teaching practice with authorship and autonomy.Rodrigues, Sheyla CostaGautério, Vanda Leci Bueno2013-07-01T22:28:42Z2013-07-01T22:28:42Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGAUTÉRIO, Vanda Leci Bueno. (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais. 2010. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde ) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.http://repositorio.furg.br/handle/1/3628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-07-01T22:28:42Zoai:repositorio.furg.br:1/3628Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-07-01T22:28:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais
title (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais
spellingShingle (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais
Gautério, Vanda Leci Bueno
Formação de professores
Aprendizagens matemáticas
Anos iniciais
Teacher education
Mathematics leaning
Elementary school
title_short (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais
title_full (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais
title_fullStr (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais
title_full_unstemmed (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais
title_sort (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais
author Gautério, Vanda Leci Bueno
author_facet Gautério, Vanda Leci Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Sheyla Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gautério, Vanda Leci Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Aprendizagens matemáticas
Anos iniciais
Teacher education
Mathematics leaning
Elementary school
topic Formação de professores
Aprendizagens matemáticas
Anos iniciais
Teacher education
Mathematics leaning
Elementary school
description Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2013-07-01T22:28:42Z
2013-07-01T22:28:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAUTÉRIO, Vanda Leci Bueno. (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais. 2010. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde ) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3628
identifier_str_mv GAUTÉRIO, Vanda Leci Bueno. (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais. 2010. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde ) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187251592495104