Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10806 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 16-41, 2020. |
id |
FURG_ba9e3059a3478d7ba5473c0856862c65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10806 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholasCoeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolasFamily coeducation: a descriptive study of attitudes towards gender equality in spanish familiesAtitudes co-educacionaisFamíliasDespatriarcalizaçãoEstereótipos de géneroActitudes coeducativasFamiliasDespatriarcalizaciónEstereotipos de géneroCoeducational attitudesFamiliesDepatriarchalizationGender stereotypesRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 16-41, 2020.Este artigo analisa o posicionamento das famílias face à igualdade de género com base em três tipos de atitudes (bloqueio, adaptativa e co-educacional). Para tal, foram analisadas as respostas obtidas por 83 pais e 92 mães no questionário sobre atitudes face à co-educação de González-Piñal, Rodríguez e García (2013), tendo em conta variáveis como a idade e sexo dos pais, núcleo familiar, nível de escolaridade e nacionalidade. Os resultados obtidos indicam que a maioria das famílias apresentou atitudes co-educativas, embora as mães tenham apresentado atitudes mais igualitárias do que os pais. Um número significativo de pais não respondeu de forma co-educativa às perguntas. Há, portanto, uma necessidade de que os pais participem de programas educacionais destinados a despatriarcalizar a educação e promover a igualdade de tratamento dentro da família, permitindo que as crianças construam identidades livres de estereótipos de gênero.El presente artículo analiza el posicionamiento de las familias hacia la igualdad de género en función de tres tipos de actitudes (bloqueadoras, adaptativas y coeducativas). Para ello, se examinaron las respuestas obtenidas por 83 padres y 92 madres en el cuestionario de actitudes hacia la coeducación de González-Piñal, Rodríguez y García (2013); teniendo en cuenta variables como la edad y el sexo de los progenitores, núcleo familiar, nivel de estudios y nacionalidad. Los resultados obtenidos indican que la mayoría de las familias mostraron actitudes coeducativas, aunque las madres manifestaron actitudes más igualitarias que los padres. Un número importante de padres no respondieron de forma coeducativa a las cuestiones. Es necesario, por tanto, que los padres participen en programas educativos encaminados a despatriarcalizar la educación y a fomentar un trato igualitario en el ámbito familiar, que permita a los niños y niñas construir identidades libres de estereotipos de género.This article analyses family attitudes toward gender equality, considering three types of categories (adaptive, blocking and co-educative). With this aim, a group of 83 fathers and 92 mothers completed a questionnaire to analyze their attitudes about co-education González-Piñal, Rodriguez and García (2013). Some sociodemographic variables were considered in the analysis age, gender, family structure, educational qualifications and nationality. Results show that most of the parents held co-educational positive attitudes, although mothers were more egalitarian than fathers. A significative number of fathers did not answer the questions with a co-educational regard. It is necessary, therefore, that both fathers and mothers participate in educational programs aimed to destroy the patriarchy in education, encouraging as well an equal treatment in the family environment, that allows both boys and girls to build identities without gender stereotypes.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-05T22:38:11Z2023-04-05T22:38:11Z2020-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMONTESINO, S. V.; PARRA, J. M.; ESTRADA, M. L. C.; CINO, G. S. K. Coeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 16–41, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9699. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9699. Acesso em: 3 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1080610.14295/de.v8iEspeciam.9699spaMontesino, Susana ValverdeParra, Jesús MiguelEstrada, María Luisa CalatayudCino, Griselda Sofía Kozakinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-05T22:41:37Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-05T22:41:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas Coeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolas Family coeducation: a descriptive study of attitudes towards gender equality in spanish families |
title |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas |
spellingShingle |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas Montesino, Susana Valverde Atitudes co-educacionais Famílias Despatriarcalização Estereótipos de género Actitudes coeducativas Familias Despatriarcalización Estereotipos de género Coeducational attitudes Families Depatriarchalization Gender stereotypes |
title_short |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas |
title_full |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas |
title_fullStr |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas |
title_full_unstemmed |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas |
title_sort |
Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas |
author |
Montesino, Susana Valverde |
author_facet |
Montesino, Susana Valverde Parra, Jesús Miguel Estrada, María Luisa Calatayud Cino, Griselda Sofía Kozak |
author_role |
author |
author2 |
Parra, Jesús Miguel Estrada, María Luisa Calatayud Cino, Griselda Sofía Kozak |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montesino, Susana Valverde Parra, Jesús Miguel Estrada, María Luisa Calatayud Cino, Griselda Sofía Kozak |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitudes co-educacionais Famílias Despatriarcalização Estereótipos de género Actitudes coeducativas Familias Despatriarcalización Estereotipos de género Coeducational attitudes Families Depatriarchalization Gender stereotypes |
topic |
Atitudes co-educacionais Famílias Despatriarcalização Estereótipos de género Actitudes coeducativas Familias Despatriarcalización Estereotipos de género Coeducational attitudes Families Depatriarchalization Gender stereotypes |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 16-41, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-08 2023-04-05T22:38:11Z 2023-04-05T22:38:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTESINO, S. V.; PARRA, J. M.; ESTRADA, M. L. C.; CINO, G. S. K. Coeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 16–41, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9699. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9699. Acesso em: 3 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10806 10.14295/de.v8iEspeciam.9699 |
identifier_str_mv |
MONTESINO, S. V.; PARRA, J. M.; ESTRADA, M. L. C.; CINO, G. S. K. Coeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 16–41, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9699. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9699. Acesso em: 3 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v8iEspeciam.9699 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384369402216448 |