Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montesino, Susana Valverde
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Parra, Jesús Miguel, Estrada, María Luisa Calatayud, Cino, Griselda Sofía Kozak
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10806
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 16-41, 2020.
id FURG_ba9e3059a3478d7ba5473c0856862c65
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10806
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholasCoeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolasFamily coeducation: a descriptive study of attitudes towards gender equality in spanish familiesAtitudes co-educacionaisFamíliasDespatriarcalizaçãoEstereótipos de géneroActitudes coeducativasFamiliasDespatriarcalizaciónEstereotipos de géneroCoeducational attitudesFamiliesDepatriarchalizationGender stereotypesRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 16-41, 2020.Este artigo analisa o posicionamento das famílias face à igualdade de género com base em três tipos de atitudes (bloqueio, adaptativa e co-educacional). Para tal, foram analisadas as respostas obtidas por 83 pais e 92 mães no questionário sobre atitudes face à co-educação de González-Piñal, Rodríguez e García (2013), tendo em conta variáveis como a idade e sexo dos pais, núcleo familiar, nível de escolaridade e nacionalidade. Os resultados obtidos indicam que a maioria das famílias apresentou atitudes co-educativas, embora as mães tenham apresentado atitudes mais igualitárias do que os pais. Um número significativo de pais não respondeu de forma co-educativa às perguntas. Há, portanto, uma necessidade de que os pais participem de programas educacionais destinados a despatriarcalizar a educação e promover a igualdade de tratamento dentro da família, permitindo que as crianças construam identidades livres de estereótipos de gênero.El presente artículo analiza el posicionamiento de las familias hacia la igualdad de género en función de tres tipos de actitudes (bloqueadoras, adaptativas y coeducativas). Para ello, se examinaron las respuestas obtenidas por 83 padres y 92 madres en el cuestionario de actitudes hacia la coeducación de González-Piñal, Rodríguez y García (2013); teniendo en cuenta variables como la edad y el sexo de los progenitores, núcleo familiar, nivel de estudios y nacionalidad. Los resultados obtenidos indican que la mayoría de las familias mostraron actitudes coeducativas, aunque las madres manifestaron actitudes más igualitarias que los padres. Un número importante de padres no respondieron de forma coeducativa a las cuestiones. Es necesario, por tanto, que los padres participen en programas educativos encaminados a despatriarcalizar la educación y a fomentar un trato igualitario en el ámbito familiar, que permita a los niños y niñas construir identidades libres de estereotipos de género.This article analyses family attitudes toward gender equality, considering three types of categories (adaptive, blocking and co-educative). With this aim, a group of 83 fathers and 92 mothers completed a questionnaire to analyze their attitudes about co-education González-Piñal, Rodriguez and García (2013). Some sociodemographic variables were considered in the analysis age, gender, family structure, educational qualifications and nationality. Results show that most of the parents held co-educational positive attitudes, although mothers were more egalitarian than fathers. A significative number of fathers did not answer the questions with a co-educational regard. It is necessary, therefore, that both fathers and mothers participate in educational programs aimed to destroy the patriarchy in education, encouraging as well an equal treatment in the family environment, that allows both boys and girls to build identities without gender stereotypes.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-05T22:38:11Z2023-04-05T22:38:11Z2020-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMONTESINO, S. V.; PARRA, J. M.; ESTRADA, M. L. C.; CINO, G. S. K. Coeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 16–41, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9699. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9699. Acesso em: 3 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1080610.14295/de.v8iEspeciam.9699spaMontesino, Susana ValverdeParra, Jesús MiguelEstrada, María Luisa CalatayudCino, Griselda Sofía Kozakinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-05T22:41:37Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-05T22:41:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
Coeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolas
Family coeducation: a descriptive study of attitudes towards gender equality in spanish families
title Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
spellingShingle Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
Montesino, Susana Valverde
Atitudes co-educacionais
Famílias
Despatriarcalização
Estereótipos de género
Actitudes coeducativas
Familias
Despatriarcalización
Estereotipos de género
Coeducational attitudes
Families
Depatriarchalization
Gender stereotypes
title_short Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
title_full Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
title_fullStr Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
title_full_unstemmed Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
title_sort Coeducação familiar: um estudo descritivo das atitudes em relação à igualdade de género nas famílias espanholas
author Montesino, Susana Valverde
author_facet Montesino, Susana Valverde
Parra, Jesús Miguel
Estrada, María Luisa Calatayud
Cino, Griselda Sofía Kozak
author_role author
author2 Parra, Jesús Miguel
Estrada, María Luisa Calatayud
Cino, Griselda Sofía Kozak
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montesino, Susana Valverde
Parra, Jesús Miguel
Estrada, María Luisa Calatayud
Cino, Griselda Sofía Kozak
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes co-educacionais
Famílias
Despatriarcalização
Estereótipos de género
Actitudes coeducativas
Familias
Despatriarcalización
Estereotipos de género
Coeducational attitudes
Families
Depatriarchalization
Gender stereotypes
topic Atitudes co-educacionais
Famílias
Despatriarcalização
Estereótipos de género
Actitudes coeducativas
Familias
Despatriarcalización
Estereotipos de género
Coeducational attitudes
Families
Depatriarchalization
Gender stereotypes
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 16-41, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-08
2023-04-05T22:38:11Z
2023-04-05T22:38:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTESINO, S. V.; PARRA, J. M.; ESTRADA, M. L. C.; CINO, G. S. K. Coeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 16–41, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9699. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9699. Acesso em: 3 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10806
10.14295/de.v8iEspeciam.9699
identifier_str_mv MONTESINO, S. V.; PARRA, J. M.; ESTRADA, M. L. C.; CINO, G. S. K. Coeducación en el ámbito familiar: un estudio descriptivo de las actitudes hacia la igualdad de género en familias españolas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 16–41, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9699. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9699. Acesso em: 3 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8iEspeciam.9699
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10806
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384369402216448