Oficina como praticas educativas: stencil feminista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10905 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v.7 , n. especial , p.213-228 , 2019. |
id |
FURG_bc4b454c8479cbdda1821fc1b6f1ced5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10905 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficina como praticas educativas: stencil feministaTaller como prácticas educativas: stencil feministWorkshop as educational practices: stencil feministArteStencilEmpoderamentoVivenciasArtPlantillaEmpoderamientoExperienciasEmpowermentExperienciesRevista Diversidade e Educação, v.7 , n. especial , p.213-228 , 2019.O presente trabalho tem como objetivo compartilhar uma das práticas realizadas pelo Coletivo Feminista Dandaras – FUGR/SLS, a oficina “Arte do Stencil”. Através das oficinas de Stencil, técnica está utilizada como aplicação de ilustrações e desenhos de cunho feminista e reivindicatório, consegue-se realizar um diálogo com as mulheres de diferentes idades, raças e etnias, sobre relações de gênero, racismos, leis e principalmente as lutas feministas. Através das oficinas vão se cruzando saberes e vivencias entre a arte, o movimento feminista e as lutas das mulheres. A oficina fortalece o senso crítico, promove a interação e o diálogo entre as participantes. A oficina é realizada em, universidades, escolas e eventos científicos e não científicos, sendo um desses evento o Seminário das Mulheres do Campo, das Águas, Florestas e Cidades. Acreditamos que através das oficinas, contribuímos para com o fortalecimento e auto estima das participantes, valorizando suas vivencias, saberes.Este artículo tiene como objetivo compartir una de las prácticas realizadas por el Colectivo Feminista Dandaras - FUGR / SLS, el taller "Arte de la plantilla". A través de los talleres de Stencil, la técnica se utiliza como aplicación de ilustraciones y dibujos de naturaleza feminista y reivindicativa, es posible dialogar con mujeres de diferentes edades, razas y etnias, sobre relaciones de género, racismo, leyes y especialmente las luchas. Feministas A través de los talleres, se cruzan conocimientos y experiencias entre el arte, el movimiento feminista y las luchas de las mujeres. El taller fortalece el pensamiento crítico, promueve la interacción y el diálogo entre los participantes. El taller se lleva a cabo en universidades, escuelas y eventos científicos y no científicos, uno de los cuales es el Seminario de Mujeres del Campo, Agua, Bosques y Ciudades. Creemos que a través de los talleres, contribuimos al empoderamiento y la autoestima de los participantes, valorando sus experiencias y conocimientos.This paper aims to share one of the practices performed by the Dandaras Feminist Collective - FUGR / SLS, the workshop “Art of the Stencil”. Through Stencil's workshops, technique is used as application of illustrations and drawings of feminist and claiming nature, it is possible to make a dialogue with women of different ages, races and ethnicities, about gender relations, racism, laws and especially the struggles. Feminists. Through the workshops, knowledge and experiences are crossed between art, the feminist movement and women's struggles. The workshop strengthens critical thinking, promotes interaction and dialogue between participants. The workshop is held in universities, schools and scientific and non-scientific events, one of which is the Seminar of Women of the Field, Water, Forests and Cities. We believe that through the workshops, we contribute to the empowerment and self-esteem of the participants, valuing their experiences, knowledge.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-28T22:48:12Z2023-04-28T22:48:12Z2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOMES, J. C. Oficina como praticas educativas: stencil feminista. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 213–228, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9488. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9488. Acesso em: 22 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1090510.14295/de.v7iEspecial.9488porGomes, Janine Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-28T22:48:13Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10905Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-28T22:48:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina como praticas educativas: stencil feminista Taller como prácticas educativas: stencil feminist Workshop as educational practices: stencil feminist |
title |
Oficina como praticas educativas: stencil feminista |
spellingShingle |
Oficina como praticas educativas: stencil feminista Gomes, Janine Corrêa Arte Stencil Empoderamento Vivencias Art Plantilla Empoderamiento Experiencias Empowerment Experiencies |
title_short |
Oficina como praticas educativas: stencil feminista |
title_full |
Oficina como praticas educativas: stencil feminista |
title_fullStr |
Oficina como praticas educativas: stencil feminista |
title_full_unstemmed |
Oficina como praticas educativas: stencil feminista |
title_sort |
Oficina como praticas educativas: stencil feminista |
author |
Gomes, Janine Corrêa |
author_facet |
Gomes, Janine Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Janine Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Stencil Empoderamento Vivencias Art Plantilla Empoderamiento Experiencias Empowerment Experiencies |
topic |
Arte Stencil Empoderamento Vivencias Art Plantilla Empoderamiento Experiencias Empowerment Experiencies |
description |
Revista Diversidade e Educação, v.7 , n. especial , p.213-228 , 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-31 2023-04-28T22:48:12Z 2023-04-28T22:48:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, J. C. Oficina como praticas educativas: stencil feminista. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 213–228, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9488. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9488. Acesso em: 22 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10905 10.14295/de.v7iEspecial.9488 |
identifier_str_mv |
GOMES, J. C. Oficina como praticas educativas: stencil feminista. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 213–228, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9488. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9488. Acesso em: 22 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v7iEspecial.9488 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384357652922368 |