Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexandra Rocha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2747
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.
id FURG_bd783a31c1585c3817e02af7332078b1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2747
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambienteBiossegurançaMinimização de riscosEducaçãoBiosafetyRisk minimizationEducationDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.A Biossegurança pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviços, visando à saúde do homem, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados. A biossegurança nos laboratórios didáticos das universidades muitas vezes ocupa um lugar secundário, mas que merece um destaque e um olhar mais investigativo com o propósito de minimizar possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente. Esta dissertação tem como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente o estado e as práticas de biossegurança existentes nos laboratórios de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Um questionário foi aplicado aos técnicos em educação, alunos de graduação, alunos de pósgraduação e professores. O questionário foi dividido em grupos de análise e envolveu temas como: conceitos em biossegurança, riscos químicos, físicos e biológicos, riscos ergonômicos, boas práticas de laboratório, equipamentos de proteção individual e coletiva e o manuseio, controle e descarte de resíduos químicos e biológicos. Os resultados em relação aos riscos físicos, químicos e biológicos encontrados durante esta pesquisa reafirmam a necessidade de se minimizar inconformidades encontradas nos laboratórios e de se reavaliar as práticas de biossegurança. Destaca-se o caráter interventivo desta pesquisa que pode trazer benefícios associados à elaboração de um manual educativo, com normas de biossegurança para as atividades de ensino e pesquisa nos laboratórios da FURG. Outras possibilidades incluem a criação de um programa de educação continuada em biossegurança e a indução de uma responsabilidade (ética) ambiental.Biosafety can be defined as a group of actions aimed to minimize or eliminate risks associated to research activities, production, teaching, development, technology and services with the goal of preserve human health, environment and results quality. Biosafetyusually posses a secondary role in teaching laboratories at the universities, a situation that needs to change in order to minimize eventual risks to health and to the environment. The objective of this study was to analyze in a quantitative and qualitative way the issue of biosafety in teaching and research laboratories at the Federal University of Rio Grande – FURG. A query of biosafety issues was apply to education technicians, undergraduate and graduate students and professors. The query was divided in groups involving different topics as biosafety concepts, chemical, physical and biological risks, ergonomic risks, good laboratory practices, use of individual and collective protection equipments and the handling, control and discharge of chemical and biological residues. The obtained results related to physical, chemical and biological risks stress the need to correct several problems found in the laboratories as was well as some practices that need reevaluation. It is important to note the interventive nature of present research that should bring associated benefits such as the elaboration of an educative manual for biosafety norms to be applied in teaching and research activities at the laboratories at FURG. Other possibilities include the creation of a continued education program and to generate ethical environment responsibility.Monserrat, José MaríaRodrigues, Alexandra Rocha2012-11-09T17:32:07Z2012-11-09T17:32:07Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Alexandra Rocha. Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente. 2010. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.http://repositorio.furg.br/handle/1/2747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-16T14:04:21Zoai:repositorio.furg.br:1/2747Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-16T14:04:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente
title Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente
spellingShingle Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente
Rodrigues, Alexandra Rocha
Biossegurança
Minimização de riscos
Educação
Biosafety
Risk minimization
Education
title_short Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente
title_full Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente
title_fullStr Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente
title_full_unstemmed Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente
title_sort Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente
author Rodrigues, Alexandra Rocha
author_facet Rodrigues, Alexandra Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monserrat, José María
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alexandra Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Biossegurança
Minimização de riscos
Educação
Biosafety
Risk minimization
Education
topic Biossegurança
Minimização de riscos
Educação
Biosafety
Risk minimization
Education
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-11-09T17:32:07Z
2012-11-09T17:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Alexandra Rocha. Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente. 2010. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2747
identifier_str_mv RODRIGUES, Alexandra Rocha. Biossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente. 2010. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187242935451648