Discursos ambientalistas no campo educacional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3704 |
Resumo: | Este trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidade apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas diferenciadas de interação com as questões educacionais. |
id |
FURG_be580df2122660d2d06e03baf4d95661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3704 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos ambientalistas no campo educacional.Educação AmbientalEducação para a SustentabilidadeEcoformaçãoEcopedagogiaAlfabetização EcológicaEnvironmental EducationEducation for SustainabilityEco-trainingEcopedagogyEcological LiteracyEste trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidade apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas diferenciadas de interação com as questões educacionais.This work demonstrates that the introduction of environmental discourse in the educational field is done by the appropriation of the environmental claim mediated by values and conceptions already consolidated in the educational field. For this reason, this text aims to introduce the more current environmental discourses in the educational and pedagogical literature, highlighting the environmental education, education for sustainability, eco-training, ecopedagogy and ecological literacy. Then, it aims to show how these concepts and their values are incorporated by the environmental rationality and become an educational goal; this is because an interdisciplinary model may be seen in the constitution of the Environmental Education domain in the educational field. Thus, it was based on the Arendtian reasoning, in which the discourses allow men to appear, and, for this reason, after the attacks around the environmental discourses in the educational field, it was questioned what these subjects show or intend to show with these discourses. Accordingly, it was clear how the environmental theme finds resonances in the educational field, perceiving a variety of environmental intentions by meeting differentiated ways of interaction through the environmental issues.2013-08-20T21:25:37Z2013-08-20T21:25:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAMORIM, Celeste Dias, CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Discursos ambientalistas no campo educacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 4 - 22, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3456/2215>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3704porAmorim, Celeste DiasCestari, Luiz Artur dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-08-20T21:25:37Zoai:repositorio.furg.br:1/3704Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-08-20T21:25:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos ambientalistas no campo educacional. |
title |
Discursos ambientalistas no campo educacional. |
spellingShingle |
Discursos ambientalistas no campo educacional. Amorim, Celeste Dias Educação Ambiental Educação para a Sustentabilidade Ecoformação Ecopedagogia Alfabetização Ecológica Environmental Education Education for Sustainability Eco-training Ecopedagogy Ecological Literacy |
title_short |
Discursos ambientalistas no campo educacional. |
title_full |
Discursos ambientalistas no campo educacional. |
title_fullStr |
Discursos ambientalistas no campo educacional. |
title_full_unstemmed |
Discursos ambientalistas no campo educacional. |
title_sort |
Discursos ambientalistas no campo educacional. |
author |
Amorim, Celeste Dias |
author_facet |
Amorim, Celeste Dias Cestari, Luiz Artur dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Cestari, Luiz Artur dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Celeste Dias Cestari, Luiz Artur dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Educação para a Sustentabilidade Ecoformação Ecopedagogia Alfabetização Ecológica Environmental Education Education for Sustainability Eco-training Ecopedagogy Ecological Literacy |
topic |
Educação Ambiental Educação para a Sustentabilidade Ecoformação Ecopedagogia Alfabetização Ecológica Environmental Education Education for Sustainability Eco-training Ecopedagogy Ecological Literacy |
description |
Este trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidade apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas diferenciadas de interação com as questões educacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-20T21:25:37Z 2013-08-20T21:25:37Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMORIM, Celeste Dias, CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Discursos ambientalistas no campo educacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 4 - 22, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3456/2215>. Acesso em: Ago 2013. 15171256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3704 |
identifier_str_mv |
AMORIM, Celeste Dias, CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Discursos ambientalistas no campo educacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 4 - 22, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3456/2215>. Acesso em: Ago 2013. 15171256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187262998904832 |