Discursos ambientalistas no campo educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Celeste Dias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cestari, Luiz Artur dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3704
Resumo: Este trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidade apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas diferenciadas de interação com as questões educacionais.
id FURG_be580df2122660d2d06e03baf4d95661
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3704
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Discursos ambientalistas no campo educacional.Educação AmbientalEducação para a SustentabilidadeEcoformaçãoEcopedagogiaAlfabetização EcológicaEnvironmental EducationEducation for SustainabilityEco-trainingEcopedagogyEcological LiteracyEste trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidade apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas diferenciadas de interação com as questões educacionais.This work demonstrates that the introduction of environmental discourse in the educational field is done by the appropriation of the environmental claim mediated by values and conceptions already consolidated in the educational field. For this reason, this text aims to introduce the more current environmental discourses in the educational and pedagogical literature, highlighting the environmental education, education for sustainability, eco-training, ecopedagogy and ecological literacy. Then, it aims to show how these concepts and their values are incorporated by the environmental rationality and become an educational goal; this is because an interdisciplinary model may be seen in the constitution of the Environmental Education domain in the educational field. Thus, it was based on the Arendtian reasoning, in which the discourses allow men to appear, and, for this reason, after the attacks around the environmental discourses in the educational field, it was questioned what these subjects show or intend to show with these discourses. Accordingly, it was clear how the environmental theme finds resonances in the educational field, perceiving a variety of environmental intentions by meeting differentiated ways of interaction through the environmental issues.2013-08-20T21:25:37Z2013-08-20T21:25:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAMORIM, Celeste Dias, CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Discursos ambientalistas no campo educacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 4 - 22, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3456/2215>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3704porAmorim, Celeste DiasCestari, Luiz Artur dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-08-20T21:25:37Zoai:repositorio.furg.br:1/3704Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-08-20T21:25:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos ambientalistas no campo educacional.
title Discursos ambientalistas no campo educacional.
spellingShingle Discursos ambientalistas no campo educacional.
Amorim, Celeste Dias
Educação Ambiental
Educação para a Sustentabilidade
Ecoformação
Ecopedagogia
Alfabetização Ecológica
Environmental Education
Education for Sustainability
Eco-training
Ecopedagogy
Ecological Literacy
title_short Discursos ambientalistas no campo educacional.
title_full Discursos ambientalistas no campo educacional.
title_fullStr Discursos ambientalistas no campo educacional.
title_full_unstemmed Discursos ambientalistas no campo educacional.
title_sort Discursos ambientalistas no campo educacional.
author Amorim, Celeste Dias
author_facet Amorim, Celeste Dias
Cestari, Luiz Artur dos Santos
author_role author
author2 Cestari, Luiz Artur dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Celeste Dias
Cestari, Luiz Artur dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educação para a Sustentabilidade
Ecoformação
Ecopedagogia
Alfabetização Ecológica
Environmental Education
Education for Sustainability
Eco-training
Ecopedagogy
Ecological Literacy
topic Educação Ambiental
Educação para a Sustentabilidade
Ecoformação
Ecopedagogia
Alfabetização Ecológica
Environmental Education
Education for Sustainability
Eco-training
Ecopedagogy
Ecological Literacy
description Este trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidade apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas diferenciadas de interação com as questões educacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-20T21:25:37Z
2013-08-20T21:25:37Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Celeste Dias, CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Discursos ambientalistas no campo educacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 4 - 22, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3456/2215>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3704
identifier_str_mv AMORIM, Celeste Dias, CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Discursos ambientalistas no campo educacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 4 - 22, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3456/2215>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187262998904832