Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7050 |
Resumo: | Identifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente reduzido tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola. |
id |
FURG_c0ea5cf66d576829f2fbb276e34504d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/7050 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privadoBiblioteca escolarAmbiente virtualEscolas privadasSchool libraryVirtual environmentPrivate schoolIdentifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente reduzido tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola.It identifies the existence of school libraries from the electronic addresses of the private network of schools teaching in the city of Joao Pessoa, PB. Thus, the article discusses the web as a significant space in the school management process, as well as being dynamic tool for teaching and learning, it is necessary to know all the web operability and to use in favor of the school and therefore the library. In the case of the methodological process, research is characterized as exploratory, using the virtual environment to explore the necessary data to it. The research was conducted in twenty schools from private schools in the city of Joao Pessoa, PB. As a result, it was observed that the number of schools that identify on their websites the existence of libraries is extremely unsatisfactory, given that the library is an integral institution for the teaching and learning of a school.2017-01-30T16:49:53Z2017-01-30T16:49:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, E. T. G.; SANTOS, L. E. A. Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado. Biblos : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 30, n.1, p. 43-60, 2016. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5743>. Acesso em: 30 jan. 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/7050porCarvalho, Ediane Toscano Galdino deSantos, Lais Emanuely Albuquerque dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-01-30T16:49:53Zoai:repositorio.furg.br:1/7050Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-01-30T16:49:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado |
title |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado |
spellingShingle |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado Carvalho, Ediane Toscano Galdino de Biblioteca escolar Ambiente virtual Escolas privadas School library Virtual environment Private school |
title_short |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado |
title_full |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado |
title_fullStr |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado |
title_sort |
Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado |
author |
Carvalho, Ediane Toscano Galdino de |
author_facet |
Carvalho, Ediane Toscano Galdino de Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ediane Toscano Galdino de Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Ambiente virtual Escolas privadas School library Virtual environment Private school |
topic |
Biblioteca escolar Ambiente virtual Escolas privadas School library Virtual environment Private school |
description |
Identifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente reduzido tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-01-30T16:49:53Z 2017-01-30T16:49:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, E. T. G.; SANTOS, L. E. A. Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado. Biblos : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 30, n.1, p. 43-60, 2016. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5743>. Acesso em: 30 jan. 2017. http://repositorio.furg.br/handle/1/7050 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, E. T. G.; SANTOS, L. E. A. Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado. Biblos : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 30, n.1, p. 43-60, 2016. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5743>. Acesso em: 30 jan. 2017. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187246688305152 |