Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7050
Resumo: Identifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente reduzido tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola.
id FURG_c0ea5cf66d576829f2fbb276e34504d9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7050
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privadoBiblioteca escolarAmbiente virtualEscolas privadasSchool libraryVirtual environmentPrivate schoolIdentifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente reduzido tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola.It identifies the existence of school libraries from the electronic addresses of the private network of schools teaching in the city of Joao Pessoa, PB. Thus, the article discusses the web as a significant space in the school management process, as well as being dynamic tool for teaching and learning, it is necessary to know all the web operability and to use in favor of the school and therefore the library. In the case of the methodological process, research is characterized as exploratory, using the virtual environment to explore the necessary data to it. The research was conducted in twenty schools from private schools in the city of Joao Pessoa, PB. As a result, it was observed that the number of schools that identify on their websites the existence of libraries is extremely unsatisfactory, given that the library is an integral institution for the teaching and learning of a school.2017-01-30T16:49:53Z2017-01-30T16:49:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, E. T. G.; SANTOS, L. E. A. Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado. Biblos : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 30, n.1, p. 43-60, 2016. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5743>. Acesso em: 30 jan. 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/7050porCarvalho, Ediane Toscano Galdino deSantos, Lais Emanuely Albuquerque dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-01-30T16:49:53Zoai:repositorio.furg.br:1/7050Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-01-30T16:49:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
title Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
spellingShingle Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Biblioteca escolar
Ambiente virtual
Escolas privadas
School library
Virtual environment
Private school
title_short Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
title_full Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
title_fullStr Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
title_full_unstemmed Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
title_sort Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado
author Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
author_facet Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos
author_role author
author2 Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Santos, Lais Emanuely Albuquerque dos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Ambiente virtual
Escolas privadas
School library
Virtual environment
Private school
topic Biblioteca escolar
Ambiente virtual
Escolas privadas
School library
Virtual environment
Private school
description Identifica a existência de bibliotecas escolares a partir dos endereços eletrônicos das escolas da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa, PB. Dessa forma, o artigo aborda a web como espaço significativo no processo de gestão das escolas, além de ser instrumento dinamizador para o ensino e aprendizagem, sendo necessário conhecer todas as operacionalidades da web e poder utilizar a favor da escola e conseqüentemente da biblioteca. Em se tratando do processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se do ambiente virtual para explorar os dados necessários à mesma. A investigação foi realizada em vinte escolas da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa, PB. Como resultado, observou-se que o número de escolas que identificam em seus sites a existência de bibliotecas é extremamente reduzido tendo em vista que a biblioteca é uma instituição integrante para o processo de ensino e aprendizagem de uma escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-01-30T16:49:53Z
2017-01-30T16:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, E. T. G.; SANTOS, L. E. A. Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado. Biblos : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 30, n.1, p. 43-60, 2016. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5743>. Acesso em: 30 jan. 2017.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7050
identifier_str_mv CARVALHO, E. T. G.; SANTOS, L. E. A. Ambiente virtual: a ponte para conhecer as bibliotecas das escolas de ensino privado. Biblos : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 30, n.1, p. 43-60, 2016. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5743>. Acesso em: 30 jan. 2017.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187246688305152