Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/2245 |
Resumo: | Ao longo dos seus 8.500 km de costa, o Brasil possui portos marítimos, estuarinos e lagunares, pelos quais se movimenta a quase totalidade do comércio exterior do País (navegação de longo curso), além da navegação de cabotagem entre portos nacionais. Aos mais de 40 principais portos comerciais marítimos brasileiros, agregam-se mais de 60 portos fluviais (terminais hidroviários), compondo um conjunto de mais de uma centena de pólos multimodais de transporte públicos e privados. Este cenário constitui uma das maiores redes fluviais do mundo, com cerca de 20.000 km em condições de navegação. Logo, o desenvolvimento dos sistemas hidroviários (marítimos e fluviais) é de importância estratégica para o País. Dentro deste contexto, é fundamental o desenvolvimento de ferramentas de modelagem numérica como uma importante contribuição para a gestão e a segurança da navegação e do transporte aquaviário, contribuindo para que este desenvolvimento ocorra de uma forma ambientalmente sustentável nos sistemas marítimos e fluviais brasileiros. No presente trabalho é utilizado para as simulações hidrodinâmicas o modelo numérico TELEMAC3D (©EDF – Laboratoire National d’Hydraulique et Environnement of the Company Eletrecité de France (EDF)). O modelo de transporte de sedimentos de fundo que trabalha acoplado é o SediMorph, desenvolvido pelo Federal Waterways Engineering and Research Institute e pelo Institute für Wasserwesen da Universidade das Forças Armadas de Munique. Estes modelos foram aplicados a estudos de caso no Porto de Rio Grande, contribuindo especificamente para o estabelecimento das condições de navegação (correntes, marés, ventos, ondas) e principais processos físicos que controlam a hidrodinâmica e o transporte de sedimento da região, para o estabelecimento de procedimentos de segurança para a navegação e condições de operação e praticabilidade no porto, para o estabelecimento de condições limite para o trânsito seguro de embarcações, para a implementação de medidas permanentes com o objetivo de reduzir o assoreamento, e para a determinação das tendências evolutivas sazonais da dinâmica sedimentar, dependentes da interação morfológica e hidrodinâmica, fornecendo subsídios importantes para otimizar operações de dragagem. |
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Aos mais de 40 principais portos comerciais marítimos brasileiros, agregam-se mais de 60 portos fluviais (terminais hidroviários), compondo um conjunto de mais de uma centena de pólos multimodais de transporte públicos e privados. Este cenário constitui uma das maiores redes fluviais do mundo, com cerca de 20.000 km em condições de navegação. Logo, o desenvolvimento dos sistemas hidroviários (marítimos e fluviais) é de importância estratégica para o País. Dentro deste contexto, é fundamental o desenvolvimento de ferramentas de modelagem numérica como uma importante contribuição para a gestão e a segurança da navegação e do transporte aquaviário, contribuindo para que este desenvolvimento ocorra de uma forma ambientalmente sustentável nos sistemas marítimos e fluviais brasileiros. No presente trabalho é utilizado para as simulações hidrodinâmicas o modelo numérico TELEMAC3D (©EDF – Laboratoire National d’Hydraulique et Environnement of the Company Eletrecité de France (EDF)). 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Estes modelos foram aplicados a estudos de caso no Porto de Rio Grande, contribuindo especificamente para o estabelecimento das condições de navegação (correntes, marés, ventos, ondas) e principais processos físicos que controlam a hidrodinâmica e o transporte de sedimento da região, para o estabelecimento de procedimentos de segurança para a navegação e condições de operação e praticabilidade no porto, para o estabelecimento de condições limite para o trânsito seguro de embarcações, para a implementação de medidas permanentes com o objetivo de reduzir o assoreamento, e para a determinação das tendências evolutivas sazonais da dinâmica sedimentar, dependentes da interação morfológica e hidrodinâmica, fornecendo subsídios importantes para otimizar operações de dragagem.porGestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINALGestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário Contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável.pdfGestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário Contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável.pdfapplication/pdf2433314https://repositorio.furg.br/bitstream/1/2245/1/Gest%c3%a3o%20e%20seguran%c3%a7a%20da%20navega%c3%a7%c3%a3o%20e%20do%20transporte%20aquavi%c3%a1rio%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20para%20um%20desenvolvimento%20ambientalmente%20sustent%c3%a1vel%20de%20contribui%c3%a7%c3%b5es%20para%20um%20desenvolvimento%20ambientalmente%20sustent%c3%a1vel.pdfe8706c4c9c23b16b1878531fcf631882MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81678https://repositorio.furg.br/bitstream/1/2245/2/license.txtd3be63d3b3eee02729709361dac69efeMD52open access1/22452014-09-09 10:12:24.065open accessoai:repositorio.furg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-09T13:12:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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