Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elisa Helena Leão
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marques, Wiliam Correa, Malcherek, Andreas
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2245
Resumo: Ao longo dos seus 8.500 km de costa, o Brasil possui portos marítimos, estuarinos e lagunares, pelos quais se movimenta a quase totalidade do comércio exterior do País (navegação de longo curso), além da navegação de cabotagem entre portos nacionais. Aos mais de 40 principais portos comerciais marítimos brasileiros, agregam-se mais de 60 portos fluviais (terminais hidroviários), compondo um conjunto de mais de uma centena de pólos multimodais de transporte públicos e privados. Este cenário constitui uma das maiores redes fluviais do mundo, com cerca de 20.000 km em condições de navegação. Logo, o desenvolvimento dos sistemas hidroviários (marítimos e fluviais) é de importância estratégica para o País. Dentro deste contexto, é fundamental o desenvolvimento de ferramentas de modelagem numérica como uma importante contribuição para a gestão e a segurança da navegação e do transporte aquaviário, contribuindo para que este desenvolvimento ocorra de uma forma ambientalmente sustentável nos sistemas marítimos e fluviais brasileiros. No presente trabalho é utilizado para as simulações hidrodinâmicas o modelo numérico TELEMAC3D (©EDF – Laboratoire National d’Hydraulique et Environnement of the Company Eletrecité de France (EDF)). O modelo de transporte de sedimentos de fundo que trabalha acoplado é o SediMorph, desenvolvido pelo Federal Waterways Engineering and Research Institute e pelo Institute für Wasserwesen da Universidade das Forças Armadas de Munique. Estes modelos foram aplicados a estudos de caso no Porto de Rio Grande, contribuindo especificamente para o estabelecimento das condições de navegação (correntes, marés, ventos, ondas) e principais processos físicos que controlam a hidrodinâmica e o transporte de sedimento da região, para o estabelecimento de procedimentos de segurança para a navegação e condições de operação e praticabilidade no porto, para o estabelecimento de condições limite para o trânsito seguro de embarcações, para a implementação de medidas permanentes com o objetivo de reduzir o assoreamento, e para a determinação das tendências evolutivas sazonais da dinâmica sedimentar, dependentes da interação morfológica e hidrodinâmica, fornecendo subsídios importantes para otimizar operações de dragagem.
id FURG_c410532fc84fbc1322c48f59e214787d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2245
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentávelAo longo dos seus 8.500 km de costa, o Brasil possui portos marítimos, estuarinos e lagunares, pelos quais se movimenta a quase totalidade do comércio exterior do País (navegação de longo curso), além da navegação de cabotagem entre portos nacionais. Aos mais de 40 principais portos comerciais marítimos brasileiros, agregam-se mais de 60 portos fluviais (terminais hidroviários), compondo um conjunto de mais de uma centena de pólos multimodais de transporte públicos e privados. Este cenário constitui uma das maiores redes fluviais do mundo, com cerca de 20.000 km em condições de navegação. Logo, o desenvolvimento dos sistemas hidroviários (marítimos e fluviais) é de importância estratégica para o País. Dentro deste contexto, é fundamental o desenvolvimento de ferramentas de modelagem numérica como uma importante contribuição para a gestão e a segurança da navegação e do transporte aquaviário, contribuindo para que este desenvolvimento ocorra de uma forma ambientalmente sustentável nos sistemas marítimos e fluviais brasileiros. No presente trabalho é utilizado para as simulações hidrodinâmicas o modelo numérico TELEMAC3D (©EDF – Laboratoire National d’Hydraulique et Environnement of the Company Eletrecité de France (EDF)). O modelo de transporte de sedimentos de fundo que trabalha acoplado é o SediMorph, desenvolvido pelo Federal Waterways Engineering and Research Institute e pelo Institute für Wasserwesen da Universidade das Forças Armadas de Munique. Estes modelos foram aplicados a estudos de caso no Porto de Rio Grande, contribuindo especificamente para o estabelecimento das condições de navegação (correntes, marés, ventos, ondas) e principais processos físicos que controlam a hidrodinâmica e o transporte de sedimento da região, para o estabelecimento de procedimentos de segurança para a navegação e condições de operação e praticabilidade no porto, para o estabelecimento de condições limite para o trânsito seguro de embarcações, para a implementação de medidas permanentes com o objetivo de reduzir o assoreamento, e para a determinação das tendências evolutivas sazonais da dinâmica sedimentar, dependentes da interação morfológica e hidrodinâmica, fornecendo subsídios importantes para otimizar operações de dragagem.2012-08-02T15:59:13Z2012-08-02T15:59:13Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERNANDES, Elisa Helena; MARQUES, Wilian Correa; MALCHEREK, Andreas. Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: Contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável. In: 23 Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2010, Rio de Janeiro. 23 Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2010. v. 1. p. 1-11. Disponível em:<http://www.ipen.org.br/Artigos-congresso23-Sobena/SOBENA2010-245.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/2245porFernandes, Elisa Helena LeãoMarques, Wiliam CorreaMalcherek, Andreasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-17T13:20:25Zoai:repositorio.furg.br:1/2245Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-17T13:20:25Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
title Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
spellingShingle Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
Fernandes, Elisa Helena Leão
title_short Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
title_full Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
title_fullStr Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
title_full_unstemmed Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
title_sort Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável
author Fernandes, Elisa Helena Leão
author_facet Fernandes, Elisa Helena Leão
Marques, Wiliam Correa
Malcherek, Andreas
author_role author
author2 Marques, Wiliam Correa
Malcherek, Andreas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elisa Helena Leão
Marques, Wiliam Correa
Malcherek, Andreas
description Ao longo dos seus 8.500 km de costa, o Brasil possui portos marítimos, estuarinos e lagunares, pelos quais se movimenta a quase totalidade do comércio exterior do País (navegação de longo curso), além da navegação de cabotagem entre portos nacionais. Aos mais de 40 principais portos comerciais marítimos brasileiros, agregam-se mais de 60 portos fluviais (terminais hidroviários), compondo um conjunto de mais de uma centena de pólos multimodais de transporte públicos e privados. Este cenário constitui uma das maiores redes fluviais do mundo, com cerca de 20.000 km em condições de navegação. Logo, o desenvolvimento dos sistemas hidroviários (marítimos e fluviais) é de importância estratégica para o País. Dentro deste contexto, é fundamental o desenvolvimento de ferramentas de modelagem numérica como uma importante contribuição para a gestão e a segurança da navegação e do transporte aquaviário, contribuindo para que este desenvolvimento ocorra de uma forma ambientalmente sustentável nos sistemas marítimos e fluviais brasileiros. No presente trabalho é utilizado para as simulações hidrodinâmicas o modelo numérico TELEMAC3D (©EDF – Laboratoire National d’Hydraulique et Environnement of the Company Eletrecité de France (EDF)). O modelo de transporte de sedimentos de fundo que trabalha acoplado é o SediMorph, desenvolvido pelo Federal Waterways Engineering and Research Institute e pelo Institute für Wasserwesen da Universidade das Forças Armadas de Munique. Estes modelos foram aplicados a estudos de caso no Porto de Rio Grande, contribuindo especificamente para o estabelecimento das condições de navegação (correntes, marés, ventos, ondas) e principais processos físicos que controlam a hidrodinâmica e o transporte de sedimento da região, para o estabelecimento de procedimentos de segurança para a navegação e condições de operação e praticabilidade no porto, para o estabelecimento de condições limite para o trânsito seguro de embarcações, para a implementação de medidas permanentes com o objetivo de reduzir o assoreamento, e para a determinação das tendências evolutivas sazonais da dinâmica sedimentar, dependentes da interação morfológica e hidrodinâmica, fornecendo subsídios importantes para otimizar operações de dragagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-08-02T15:59:13Z
2012-08-02T15:59:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Elisa Helena; MARQUES, Wilian Correa; MALCHEREK, Andreas. Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: Contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável. In: 23 Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2010, Rio de Janeiro. 23 Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2010. v. 1. p. 1-11. Disponível em:<http://www.ipen.org.br/Artigos-congresso23-Sobena/SOBENA2010-245.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2245
identifier_str_mv FERNANDES, Elisa Helena; MARQUES, Wilian Correa; MALCHEREK, Andreas. Gestão e segurança da navegação e do transporte aquaviário: Contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável de contribuições para um desenvolvimento ambientalmente sustentável. In: 23 Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2010, Rio de Janeiro. 23 Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2010. v. 1. p. 1-11. Disponível em:<http://www.ipen.org.br/Artigos-congresso23-Sobena/SOBENA2010-245.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384392547434496