Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias Júnior, Clark Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8571
Resumo: Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional "Percebendo a Óptica no cotidiano", o qual teve como base uma Sequência de Ensino Investigativa, constituída por treze atividades com foco no conteúdo de Óptica Geométrica. O produto educacional foi desenvolvido em treze encontros de 45 minutos cada e o público alvo foi uma turma do 3º ano, do turno da tarde, do Ensino Médio e Técnico do Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Júnior, na cidade de Rio Grande. O produto educacional possibilitou aprendizagens que vão além dos conteúdos curriculares como, por exemplo, a interação entre os envolvidos. Além disso, por meio da análise de registros escritos solicitados aos alunos no decorrer dos encontros, foi possível observar a evolução dos conceitos científicos dos alunos em relação aos fenômenos abordados de Óptica e a compreensão do conteúdo estudado.
id FURG_c4ab117172d04b29367f9d8876ae488c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8571
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométricaInvestigative sequence in the teaching and learning of geometric opticsFísicaEnsinoAprendizagemÓptica geométricaEnsino médioPhysicsTeachingLearningGeometric opticsHigh schoolEsta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional "Percebendo a Óptica no cotidiano", o qual teve como base uma Sequência de Ensino Investigativa, constituída por treze atividades com foco no conteúdo de Óptica Geométrica. O produto educacional foi desenvolvido em treze encontros de 45 minutos cada e o público alvo foi uma turma do 3º ano, do turno da tarde, do Ensino Médio e Técnico do Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Júnior, na cidade de Rio Grande. O produto educacional possibilitou aprendizagens que vão além dos conteúdos curriculares como, por exemplo, a interação entre os envolvidos. Além disso, por meio da análise de registros escritos solicitados aos alunos no decorrer dos encontros, foi possível observar a evolução dos conceitos científicos dos alunos em relação aos fenômenos abordados de Óptica e a compreensão do conteúdo estudado.This dissertation is part of the Graduate Program in Teaching Physics (MNPEF), pole 21 of the Federal University of Rio Grande - FURG. In view of this, the result of the development of the educational product "Perceiving the Optics in everyday life" is presented, which was based on a Sequence of Investigative Teaching, consisting of thirteen activities focused on the content of Geometric Optics. The educational product was developed in thirteen meetings of 45 minutes each and the target audience was a group of the 3rd year, afternoon shift, High School and Environmental Technician of the State School Lemos Júnior, in the city of Rio Grande. The educational product made possible learning that goes beyond curricular content, for example, the interaction between those involved. In addition, through the analysis of written records requested to the students during the meetings, it was possible to observe the evolution of students' scientific concepts in relation to the phenomena addressed in Optics and the understanding of the content studied.Dytz, Aline GuerraFarias Júnior, Clark Ferreira2020-04-07T16:41:38Z2020-04-07T16:41:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS JÚNIOR, Clark Ferreira. Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-07T16:41:38Zoai:repositorio.furg.br:1/8571Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-07T16:41:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
Investigative sequence in the teaching and learning of geometric optics
title Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
spellingShingle Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
Farias Júnior, Clark Ferreira
Física
Ensino
Aprendizagem
Óptica geométrica
Ensino médio
Physics
Teaching
Learning
Geometric optics
High school
title_short Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
title_full Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
title_fullStr Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
title_full_unstemmed Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
title_sort Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
author Farias Júnior, Clark Ferreira
author_facet Farias Júnior, Clark Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dytz, Aline Guerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias Júnior, Clark Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ensino
Aprendizagem
Óptica geométrica
Ensino médio
Physics
Teaching
Learning
Geometric optics
High school
topic Física
Ensino
Aprendizagem
Óptica geométrica
Ensino médio
Physics
Teaching
Learning
Geometric optics
High school
description Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional "Percebendo a Óptica no cotidiano", o qual teve como base uma Sequência de Ensino Investigativa, constituída por treze atividades com foco no conteúdo de Óptica Geométrica. O produto educacional foi desenvolvido em treze encontros de 45 minutos cada e o público alvo foi uma turma do 3º ano, do turno da tarde, do Ensino Médio e Técnico do Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Júnior, na cidade de Rio Grande. O produto educacional possibilitou aprendizagens que vão além dos conteúdos curriculares como, por exemplo, a interação entre os envolvidos. Além disso, por meio da análise de registros escritos solicitados aos alunos no decorrer dos encontros, foi possível observar a evolução dos conceitos científicos dos alunos em relação aos fenômenos abordados de Óptica e a compreensão do conteúdo estudado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-07T16:41:38Z
2020-04-07T16:41:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS JÚNIOR, Clark Ferreira. Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8571
identifier_str_mv FARIAS JÚNIOR, Clark Ferreira. Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187269980323840