Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hillal, Aline Crochemore
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/579
Resumo: Escrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões.
id FURG_c8f01448382bed0017e060816bee24ff
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/579
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadoraDialogues between prose and poetry constituting contexts of a (trans)forming educationFormação de professoresEducação ambientalArteLiteraturaPoesiaCompexidadeTeacher formationEnvironmental educationArtLiteraturePoetryComplexityEscrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões.Written from the initial experiences of the master’s degree in Environmental Education, and from the learning experiences in the subject of “Environmental and Complexity Education”, in the following article, the author advocates that the practice of the intense contact with artistic works, specially the literary productions, in teacher formation spaces, is an important tool for the constitution of new productions: know-hows, how to dos, and transforming and complex ways of life. The thi nking re-form, as Morin proposes, overcoming the own dichotomies of the educational and scientific productions of Modernity, is the fundamental presupposition for the reflections.2011-05-25T21:56:21Z2011-05-25T21:56:21Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHILLAL, Aline Crochemore. Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 2, p. 1-10, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1193/483 >. Acesso em: 18 maio 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/579porHillal, Aline Crochemoreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T00:49:29Zoai:repositorio.furg.br:1/579Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T00:49:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
Dialogues between prose and poetry constituting contexts of a (trans)forming education
title Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
spellingShingle Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
Hillal, Aline Crochemore
Formação de professores
Educação ambiental
Arte
Literatura
Poesia
Compexidade
Teacher formation
Environmental education
Art
Literature
Poetry
Complexity
title_short Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title_full Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title_fullStr Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title_full_unstemmed Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title_sort Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
author Hillal, Aline Crochemore
author_facet Hillal, Aline Crochemore
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hillal, Aline Crochemore
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação ambiental
Arte
Literatura
Poesia
Compexidade
Teacher formation
Environmental education
Art
Literature
Poetry
Complexity
topic Formação de professores
Educação ambiental
Arte
Literatura
Poesia
Compexidade
Teacher formation
Environmental education
Art
Literature
Poetry
Complexity
description Escrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2011-05-25T21:56:21Z
2011-05-25T21:56:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HILLAL, Aline Crochemore. Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 2, p. 1-10, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1193/483 >. Acesso em: 18 maio 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/579
identifier_str_mv HILLAL, Aline Crochemore. Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 2, p. 1-10, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1193/483 >. Acesso em: 18 maio 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384409183092736