A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheti, Francine Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8060
Resumo: A presente pesquisa analisou o projeto Inclusão Social através da Leitura desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo, integrada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Hidráulica da cidade do Rio Grande/RS. Para tanto buscou referencial teórico sobre bibliotecas públicas, ações de inclusão social e de incentivo à leitura e estudos de usuários. A metodologia utilizada teve característica exploratório-descritiva, natureza quanti-qualitativa e utilizou um questionário semi-fechado como instrumento de coleta de dados.Após análise dos questionários foi possível traçar um perfil dos participantes no projeto, além de perceber a atuação social da biblioteca na comunidade em que se insere.
id FURG_c9597f492482eef5e2ce89b3a526d507
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8060
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico VeríssimoBiblioteca públicaInclusão socialLeituraBibliothèque publiqueL'inclusion socialeLectureA presente pesquisa analisou o projeto Inclusão Social através da Leitura desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo, integrada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Hidráulica da cidade do Rio Grande/RS. Para tanto buscou referencial teórico sobre bibliotecas públicas, ações de inclusão social e de incentivo à leitura e estudos de usuários. A metodologia utilizada teve característica exploratório-descritiva, natureza quanti-qualitativa e utilizou um questionário semi-fechado como instrumento de coleta de dados.Após análise dos questionários foi possível traçar um perfil dos participantes no projeto, além de perceber a atuação social da biblioteca na comunidade em que se insere.Cette recherche vise à analyser le projet d'inclusion sociale développée par la lecture bibliothèque municipale Erico Verissimo, intégré le Centre de référence de l'assistance sociale (CRAS) du quartier hydraulique de Rio Grande / RS. Pour cadre théorique très recherché sur les bibliothèques publiques, les actions d'inclusion sociale et d'encourager les études sur la lecture et l'utilisateur. La méthodologie était trait exploratoire-descriptive, nature quantitative et qualitative a utilisé un questionnaire semi-fermé comme un instrument de collecte de données. Après analyse des réponses au questionnaire a été obtenu dans l'identification précoce des participants avec le résultat le plus élevé, l'accent sur les questions concernant les membres du projet sont des femmes et souvent plus d'un an en tant qu'utilisateur pendant et après l'inclusion dans le projet, les autres réponses en ce qui concerne l'importance de la bibliothèque, décrire comment la bibliothèque a changé la communauté et les enfants et les adolescents ayant des projets et mettant l'accent sur le service différencié qui est offert. Dans le dernier numéro des participants ont déclaré à propos de ce qui a changé après la participation après le projet, leurs réponses étaient environ, de grands changements par rapport à la lecture dans la salle de classe, dans le travail de l'école, sur la vie et les droits et les devoirs qui doivent être comprises sur le société vie.Rodrigues, Márcia CarvalhoPacheti, Francine Cardoso2019-10-21T15:50:33Z2019-10-21T15:50:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPACHETI, Francine Cardoso. A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo. 2014. Monografia (Graduação). Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande.http://repositorio.furg.br/handle/1/8060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-10-21T15:50:33Zoai:repositorio.furg.br:1/8060Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-10-21T15:50:33Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo
title A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo
spellingShingle A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo
Pacheti, Francine Cardoso
Biblioteca pública
Inclusão social
Leitura
Bibliothèque publique
L'inclusion sociale
Lecture
title_short A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo
title_full A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo
title_fullStr A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo
title_full_unstemmed A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo
title_sort A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo
author Pacheti, Francine Cardoso
author_facet Pacheti, Francine Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Márcia Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheti, Francine Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca pública
Inclusão social
Leitura
Bibliothèque publique
L'inclusion sociale
Lecture
topic Biblioteca pública
Inclusão social
Leitura
Bibliothèque publique
L'inclusion sociale
Lecture
description A presente pesquisa analisou o projeto Inclusão Social através da Leitura desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo, integrada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Hidráulica da cidade do Rio Grande/RS. Para tanto buscou referencial teórico sobre bibliotecas públicas, ações de inclusão social e de incentivo à leitura e estudos de usuários. A metodologia utilizada teve característica exploratório-descritiva, natureza quanti-qualitativa e utilizou um questionário semi-fechado como instrumento de coleta de dados.Após análise dos questionários foi possível traçar um perfil dos participantes no projeto, além de perceber a atuação social da biblioteca na comunidade em que se insere.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-10-21T15:50:33Z
2019-10-21T15:50:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PACHETI, Francine Cardoso. A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo. 2014. Monografia (Graduação). Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8060
identifier_str_mv PACHETI, Francine Cardoso. A leitura como inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo. 2014. Monografia (Graduação). Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187245666992128