Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
DOI: | 10.26512/rici.v8.n1.2015.1893 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1893 |
Resumo: | Descrevem-se as estratégias que se vêm implementando para promover o desenvolvimento das competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai que leva adiante o Ministério de Educação e Cultura, como política pública de alcance nacional. As mesmas estão orientadas aos contextos sócio-econômicos vulneráveis e acompanham os processos de formação de promotores e animadores de leitura. Analisam-se e avaliam as experiências levadas cabo com populações objetivo que não pertencem ao âmbito educativo formal, em especial as orientadas a responsáveis de espaços de leitura tais como bibliotecas populares, comunitárias e públicas, entre outros. Se consideram as novas formas de leitura no meio digital no processo de aquisição e fortalecimento das competências em informação para garantir a equidade no acesso e democratização da informação e o processo de construção do conhecimento. Propõem-se os elementos essenciais para a elaboração do um modelo de alfabetização em informação para integrar ao Plano Nacional de Leitura que articule e coordene com outros âmbitos a nível nacional e contribua desde sua ótica à inclusão social dos indivíduos. |
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Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão socialUruguaicompetências em informaçãoinclusão socialplano nacional de leituraleituraUruguaycompetencias en informacióninclusión socialplan nacional de lecturalecturaUruguayinformation competenciessocial inclusionnational reading planreadingDescrevem-se as estratégias que se vêm implementando para promover o desenvolvimento das competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai que leva adiante o Ministério de Educação e Cultura, como política pública de alcance nacional. As mesmas estão orientadas aos contextos sócio-econômicos vulneráveis e acompanham os processos de formação de promotores e animadores de leitura. Analisam-se e avaliam as experiências levadas cabo com populações objetivo que não pertencem ao âmbito educativo formal, em especial as orientadas a responsáveis de espaços de leitura tais como bibliotecas populares, comunitárias e públicas, entre outros. Se consideram as novas formas de leitura no meio digital no processo de aquisição e fortalecimento das competências em informação para garantir a equidade no acesso e democratização da informação e o processo de construção do conhecimento. Propõem-se os elementos essenciais para a elaboração do um modelo de alfabetização em informação para integrar ao Plano Nacional de Leitura que articule e coordene com outros âmbitos a nível nacional e contribua desde sua ótica à inclusão social dos indivíduos.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/189310.26512/rici.v8.n1.2015.1893Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 1 (2015); 40-53Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 1 (2015); 40-53Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 1 (2015); 40-531983-521310.26512/rici.v8.n1.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBspahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1893/1667Ceretta, María Gladysinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:55:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1893Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:55:48Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
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