Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Nathalia Fehlberg, D’Avila, Lívia Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9504
Resumo: O tema que buscou-se investigar foi o comportamento dos clientes na sua fidelização à uma empresa, através da compreensão dos fatores mais importantes na visão dos clientes para contribuir com a gestão estratégica de marketing. O objetivo deste trabalho foi responder o problema de pesquisa: “Quais fatores são identificados pelos clientes como os mais importantes quanto à fidelização na utilização dos serviços de uma empresa?”. O levantamento de dados foi feito através de questionários e a análise de dados através de métodos estatísticos. Como principais resultados, pode-se perceber que os clientes em uma empresa gráfica têm uma preferência pela empresa baseados na sua qualidade de atendimento. Percebeu-se também que os clientes valorizam aspectos como o preço condizente com a qualidade e a entrega do serviço em tempo prometido. O aspecto de localização não se mostrou como algo muito sobressaliente, tendo em vista que apareceu por último na pesquisa.
id FURG_d0c05a26de6790877e2a8c3742aeafad
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9504
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Pereira Junior, Errol Fernando ZepkaRibeiro, Nathalia FehlbergD’Avila, Lívia Castro2021-06-14T17:36:08Z2021-06-14T17:36:08Z2020PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg; D'AVILA, Livia Castro. Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 45, n. 2, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/02/empresa-servicos-graficos.html. Acesso em: 31 mar. 2021.1988-7833http://repositorio.furg.br/handle/1/9504O tema que buscou-se investigar foi o comportamento dos clientes na sua fidelização à uma empresa, através da compreensão dos fatores mais importantes na visão dos clientes para contribuir com a gestão estratégica de marketing. O objetivo deste trabalho foi responder o problema de pesquisa: “Quais fatores são identificados pelos clientes como os mais importantes quanto à fidelização na utilização dos serviços de uma empresa?”. O levantamento de dados foi feito através de questionários e a análise de dados através de métodos estatísticos. Como principais resultados, pode-se perceber que os clientes em uma empresa gráfica têm uma preferência pela empresa baseados na sua qualidade de atendimento. Percebeu-se também que os clientes valorizam aspectos como o preço condizente com a qualidade e a entrega do serviço em tempo prometido. O aspecto de localização não se mostrou como algo muito sobressaliente, tendo em vista que apareceu por último na pesquisa.El tema que buscamos investigar fue el comportamiento de los clientes en su lealtad a una empresa, al comprender los factores más importantes en la opinión del cliente para contribuir a la gestión estratégica de marketing. El objetivo de este documento era responder al problema de investigación: "¿Qué factores son identificados por los clientes como los más importantes en términos de lealtad en el uso de los servicios de una empresa?". La recopilación de datos se realizó mediante cuestionarios y el análisis de datos mediante métodos estadísticos. Como resultados principales, se puede ver que los clientes de una empresa de impresión tienen preferencia por la empresa en función de su calidad de servicio. También se observó que los clientes valoran aspectos como el precio consistente con la calidad y la entrega oportuna del servicio. El aspecto de localización no resultó ser muy escaso desde la última vez que apareció en la encuesta.The theme that was investigated was the behavior of the clients in their loyalty to a company, through the understanding of the most important factors in the vision of the clients to contribute with the strategic management of marketing. The objective of this work was to answer the research problem: "What factors are identified by the clients as the most important ones regarding the loyalty in the use of the services of a company?". In this way, an applied research, with quantitative approach, was done that resulted in a case study. Data were collected through questionnaires and data analysis using statistical methods. As main results, it can be noticed that the clients in a graphic company have a preference for the company based on its quality of service. It was also realized that customers value aspects such as the price consistent with quality and the delivery of the service in promised time. The localization aspect did not prove to be very significant considering that it appeared last in the research.porFidelização,ClientesSatisfaçãoGráficaFidelización del clienteSatisfacción del clienteGráficoLoyaltyCustomersSatisfactionGraphicAspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de casoAspectos valorados por los clientes que llevan a lealizar la empresa de servicios gráficos: un estudio de casoAspects valued by customers leading to loyalizing the company of graphic services: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.furg.br/bitstream/1/9504/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open accessORIGINALpereira junior et al. (2020) - mkt fideliza grafica.pdfpereira junior et al. (2020) - mkt fideliza grafica.pdfapplication/pdf212746https://repositorio.furg.br/bitstream/1/9504/1/pereira%20junior%20et%20al.%20%282020%29%20-%20mkt%20fideliza%20grafica.pdf73fd3115e0f60510363d641a02c37e58MD51open access1/95042022-10-22 16:25:37.837open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-22T19:25:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Aspectos valorados por los clientes que llevan a lealizar la empresa de servicios gráficos: un estudio de caso
Aspects valued by customers leading to loyalizing the company of graphic services: a case study
title Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso
spellingShingle Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Fidelização,
Clientes
Satisfação
Gráfica
Fidelización del cliente
Satisfacción del cliente
Gráfico
Loyalty
Customers
Satisfaction
Graphic
title_short Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso
title_full Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso
title_fullStr Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso
title_sort Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso
author Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
author_facet Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Ribeiro, Nathalia Fehlberg
D’Avila, Lívia Castro
author_role author
author2 Ribeiro, Nathalia Fehlberg
D’Avila, Lívia Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Ribeiro, Nathalia Fehlberg
D’Avila, Lívia Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Fidelização,
Clientes
Satisfação
Gráfica
Fidelización del cliente
Satisfacción del cliente
Gráfico
Loyalty
Customers
Satisfaction
Graphic
topic Fidelização,
Clientes
Satisfação
Gráfica
Fidelización del cliente
Satisfacción del cliente
Gráfico
Loyalty
Customers
Satisfaction
Graphic
description O tema que buscou-se investigar foi o comportamento dos clientes na sua fidelização à uma empresa, através da compreensão dos fatores mais importantes na visão dos clientes para contribuir com a gestão estratégica de marketing. O objetivo deste trabalho foi responder o problema de pesquisa: “Quais fatores são identificados pelos clientes como os mais importantes quanto à fidelização na utilização dos serviços de uma empresa?”. O levantamento de dados foi feito através de questionários e a análise de dados através de métodos estatísticos. Como principais resultados, pode-se perceber que os clientes em uma empresa gráfica têm uma preferência pela empresa baseados na sua qualidade de atendimento. Percebeu-se também que os clientes valorizam aspectos como o preço condizente com a qualidade e a entrega do serviço em tempo prometido. O aspecto de localização não se mostrou como algo muito sobressaliente, tendo em vista que apareceu por último na pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-14T17:36:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-14T17:36:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg; D'AVILA, Livia Castro. Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 45, n. 2, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/02/empresa-servicos-graficos.html. Acesso em: 31 mar. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/9504
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1988-7833
identifier_str_mv PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg; D'AVILA, Livia Castro. Aspectos valorizados por clientes que levam à fidelização em empresa de serviços gráficos: um estudo de caso. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 45, n. 2, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/02/empresa-servicos-graficos.html. Acesso em: 31 mar. 2021.
1988-7833
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/9504/2/license.txt
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/9504/1/pereira%20junior%20et%20al.%20%282020%29%20-%20mkt%20fideliza%20grafica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
73fd3115e0f60510363d641a02c37e58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313614312996864