Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Mariana Simões
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/25012
Resumo: Nos dias de hoje, o mercado tem vindo a registar um maior nível de competitividade entre marcas e um crescente aumento do poder de decisão e de escolha dos consumidores. Devido a esta conjuntura, as marcas tentam diferenciar-se das demais através de um investimento na construção de relacionamentos próximos e duradouros com os seus clientes. Com esta nova estratégia de marketing que se foca na fidelização dos clientes num período de longo-prazo, para garantir relações comerciais contínuas, surge o conceito de marketing relacional. O presente estudo, desenvolvido no âmbito deste conceito, tem por objetivo verificar a influência do marketing relacional na satisfação e fidelização dos consumidores que frequentam hipermercados. Para este fim, o estudo focou-se em três marcas de hipermercados: Continente, Pingo Doce e Jumbo. Foi aplicado a um conjunto de inquiridos um questionário online por forma a verificar as hipóteses previamente formuladas. Das 316 respostas obtidas, 252 foram consideradas respostas válidas provenientes de clientes destas marcas de hipermercados. As hipóteses formuladas foram testadas através da Análise das Componentes Principais e do Coeficiente de Correlação de Pearson. Das 12 hipóteses formuladas neste estudo, 11 foram comprovadas. O desenvolvimento deste estudo demonstrou que o marketing relacional é uma ferramenta de marketing eficaz que contribui para a satisfação dos consumidores, o que por sua vez vai influenciar o nível de compromisso e de confiança que estes assumem com as marcas. Comprovou-se também que a satisfação e a confiança dos consumidores influenciam a sua fidelização à marca.
id RCAP_cb56f88946d6d31c56a269b315c2f36f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentarMarketing relacionalSatisfação do cliente -- Customer satisfactionFidelização do clienteHipermercadoRetalho alimentarRelationship marketingCustomer’s loyaltyHypermarketsFood retailNos dias de hoje, o mercado tem vindo a registar um maior nível de competitividade entre marcas e um crescente aumento do poder de decisão e de escolha dos consumidores. Devido a esta conjuntura, as marcas tentam diferenciar-se das demais através de um investimento na construção de relacionamentos próximos e duradouros com os seus clientes. Com esta nova estratégia de marketing que se foca na fidelização dos clientes num período de longo-prazo, para garantir relações comerciais contínuas, surge o conceito de marketing relacional. O presente estudo, desenvolvido no âmbito deste conceito, tem por objetivo verificar a influência do marketing relacional na satisfação e fidelização dos consumidores que frequentam hipermercados. Para este fim, o estudo focou-se em três marcas de hipermercados: Continente, Pingo Doce e Jumbo. Foi aplicado a um conjunto de inquiridos um questionário online por forma a verificar as hipóteses previamente formuladas. Das 316 respostas obtidas, 252 foram consideradas respostas válidas provenientes de clientes destas marcas de hipermercados. As hipóteses formuladas foram testadas através da Análise das Componentes Principais e do Coeficiente de Correlação de Pearson. Das 12 hipóteses formuladas neste estudo, 11 foram comprovadas. O desenvolvimento deste estudo demonstrou que o marketing relacional é uma ferramenta de marketing eficaz que contribui para a satisfação dos consumidores, o que por sua vez vai influenciar o nível de compromisso e de confiança que estes assumem com as marcas. Comprovou-se também que a satisfação e a confiança dos consumidores influenciam a sua fidelização à marca.Nowadays, the market has been experiencing a higher level of competitiveness between brands and increasing of the consumers' power of decision and choice. In this context, brands are trying to differentiate themselves from others by investing in a closer and durable relationship with their clients. With this new marketing strategy that focuses on customer loyalty over a long-term period, to ensure ongoing business relationships, the concept of relational marketing appears. The present study, developed within the scope of this concept, aims to verify the influence of relational marketing on the satisfaction and loyalty of consumers who frequent hypermarkets. For this purpose, the study focused on three hypermarket brands: Continente, Pingo Doce and Jumbo. An online survey was applied to a set of respondents in order to verify the previously formulated hypotheses. From the 316 answers obtained, 252 were considered as valid answers from customers of these hypermarkets’ brands. The formulated hypotheses were tested through the Principal Components Analysis and Pearson's Correlation Coefficient. From the 12 hypotheses formulated in this study, 11 were demonstrated. The development of this study showed that relational marketing is an effective marketing tool that contributes to consumer satisfaction, which in turn will influence the level of commitment and trust that they assume with the brands. It was also proven that consumers' satisfaction and trust in the brand influence their loyalty.2022-04-04T11:17:55Z2022-01-11T00:00:00Z2022-01-112021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/25012TID:202975940porMonteiro, Mariana Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:48:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:48:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar
title Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar
spellingShingle Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar
Monteiro, Mariana Simões
Marketing relacional
Satisfação do cliente -- Customer satisfaction
Fidelização do cliente
Hipermercado
Retalho alimentar
Relationship marketing
Customer’s loyalty
Hypermarkets
Food retail
title_short Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar
title_full Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar
title_fullStr Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar
title_full_unstemmed Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar
title_sort Marketing relacional e a sua influência na fidelização de clientes no setor do retalho alimentar
author Monteiro, Mariana Simões
author_facet Monteiro, Mariana Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Mariana Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing relacional
Satisfação do cliente -- Customer satisfaction
Fidelização do cliente
Hipermercado
Retalho alimentar
Relationship marketing
Customer’s loyalty
Hypermarkets
Food retail
topic Marketing relacional
Satisfação do cliente -- Customer satisfaction
Fidelização do cliente
Hipermercado
Retalho alimentar
Relationship marketing
Customer’s loyalty
Hypermarkets
Food retail
description Nos dias de hoje, o mercado tem vindo a registar um maior nível de competitividade entre marcas e um crescente aumento do poder de decisão e de escolha dos consumidores. Devido a esta conjuntura, as marcas tentam diferenciar-se das demais através de um investimento na construção de relacionamentos próximos e duradouros com os seus clientes. Com esta nova estratégia de marketing que se foca na fidelização dos clientes num período de longo-prazo, para garantir relações comerciais contínuas, surge o conceito de marketing relacional. O presente estudo, desenvolvido no âmbito deste conceito, tem por objetivo verificar a influência do marketing relacional na satisfação e fidelização dos consumidores que frequentam hipermercados. Para este fim, o estudo focou-se em três marcas de hipermercados: Continente, Pingo Doce e Jumbo. Foi aplicado a um conjunto de inquiridos um questionário online por forma a verificar as hipóteses previamente formuladas. Das 316 respostas obtidas, 252 foram consideradas respostas válidas provenientes de clientes destas marcas de hipermercados. As hipóteses formuladas foram testadas através da Análise das Componentes Principais e do Coeficiente de Correlação de Pearson. Das 12 hipóteses formuladas neste estudo, 11 foram comprovadas. O desenvolvimento deste estudo demonstrou que o marketing relacional é uma ferramenta de marketing eficaz que contribui para a satisfação dos consumidores, o que por sua vez vai influenciar o nível de compromisso e de confiança que estes assumem com as marcas. Comprovou-se também que a satisfação e a confiança dos consumidores influenciam a sua fidelização à marca.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2022-04-04T11:17:55Z
2022-01-11T00:00:00Z
2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/25012
TID:202975940
url http://hdl.handle.net/10071/25012
identifier_str_mv TID:202975940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546545808015360