As Técnicas de Ensino Influenciam o Nível de Desenvolvimento Cognitivo dos Estudantes de Contabilidade? evidências à luz da Taxonomia de Bloom.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinz, Michele Urrutia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8199
Resumo: A educação impõe constantes desafios aos docentes, que buscam através de suas aulas propiciar um cenário adequado para a construção de conhecimento. Esse desenvolvimento, ocorre nos sujeitos através da sua interação com o mundo, por meio das estruturas mentais, portanto cabe ao docente estimular esta construção, através das estratégias de ensino. Neste sentido, este estudo propôs, como objetivo geral, avaliar a capacidade das técnicas de ensino influenciarem no nível de desenvolvimento cognitivo atingido pelos estudantes de contabilidade, à luz daTaxonomia de Bloom. Para alcançar este objetivo a metodologia aplicada foi a realização de um quase experimento, com estudantes do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis, de uma Instituição Federal de Ensino Superior, através da utilização de quatro técnicas de ensino, de forma complementar a aula expositiva e resolução de exercício, aplicando três avaliações cognitivas: a primeira para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes com o assunto a ser apresentado; a segunda após a aula expositiva e resolução de exercício, para analisar o desenvolvimento cognitivo alcançado com estas estratégias de ensino; e a última para verificar se as técnicas experimentais possuem efeito no desenvolvimento cognitivo dos estudantes; assim como aplicou-se duas avaliações afetivas, para identificar a satisfação dos estudantes com cada analisar técnica de ensino aplicada. A análise dos dados, foi baseada nas avaliações cognitiva e afetiva realizadas de acordo com a Taxonomia de Bloom, permitindo identificar que de forma geral, a utilização de diferentes técnicas de ensino como um instrumento complementar ao ensino realizado através da aula expositiva e resolução de exercício, possuem capacidade de influenciarem no nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado pelos estudantes. Este quase experimento estimulou também, a tomada de decisão, comunicação, análise de conflito e a resolução de problemas, além de propiciar um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico, reflexivo e motivador, tornando os estudantes mais ativos e responsáveis pela própria aprendizagem, proporcionando assim, ação e interação do sujeito com o seu objeto de estudo, elementos essenciais e pertinentes para a construção de conhecimento.
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Para alcançar este objetivo a metodologia aplicada foi a realização de um quase experimento, com estudantes do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis, de uma Instituição Federal de Ensino Superior, através da utilização de quatro técnicas de ensino, de forma complementar a aula expositiva e resolução de exercício, aplicando três avaliações cognitivas: a primeira para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes com o assunto a ser apresentado; a segunda após a aula expositiva e resolução de exercício, para analisar o desenvolvimento cognitivo alcançado com estas estratégias de ensino; e a última para verificar se as técnicas experimentais possuem efeito no desenvolvimento cognitivo dos estudantes; assim como aplicou-se duas avaliações afetivas, para identificar a satisfação dos estudantes com cada analisar técnica de ensino aplicada. A análise dos dados, foi baseada nas avaliações cognitiva e afetiva realizadas de acordo com a Taxonomia de Bloom, permitindo identificar que de forma geral, a utilização de diferentes técnicas de ensino como um instrumento complementar ao ensino realizado através da aula expositiva e resolução de exercício, possuem capacidade de influenciarem no nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado pelos estudantes. Este quase experimento estimulou também, a tomada de decisão, comunicação, análise de conflito e a resolução de problemas, além de propiciar um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico, reflexivo e motivador, tornando os estudantes mais ativos e responsáveis pela própria aprendizagem, proporcionando assim, ação e interação do sujeito com o seu objeto de estudo, elementos essenciais e pertinentes para a construção de conhecimento.Education imposes constant challenges on teachers, who seek through their classes to provide an adequate scenario for the construction of knowledge. This development occurs in the subjects through their interaction with the world, through the mental structures, so it is up to the teacher to stimulate this construction, through the teaching strategies. In this sense, this study proposed, as a general objective, to evaluate the ability of teaching techniques to influence the level of cognitive development achieved by accounting students, in light of the Bloom Taxonomy. In order to reach this objective, the methodology applied was the accomplishment of a quasi-experiment, with students of the 4th semester of the course of Accounting Sciences, of a Federal Institution of Higher Education, through the use of four teaching techniques, complementing the lectures and exercise resolution, applying three cognitive evaluations: the first to verify students' prior knowledge with the subject being presented; the second after the lecture and exercise resolution, to analyze the cognitive development achieved with these teaching strategies; and the last one to verify if the experimental techniques have effect in the cognitive development of the students; as well as two affective evaluations were applied to identify students' satisfaction with each analytical applied teaching technique. The data analysis was based on the cognitive and affective evaluations performed according to the Bloom Taxonomy, allowing to identify that in general, the use of different teaching techniques as a complementary tool to the teaching performed through the lecture and exercise resolution, have the capacity to influence the level of cognitive and affective development achieved by students. This quasi-experiment also stimulated decision-making, communication, conflict analysis and problem solving, as well as providing a more interactive, dynamic, reflective and motivating learning environment, making students more active and responsible for their own learning, providing thus, action and interaction of the subject with his object of study, essential and pertinent elements for the construction of knowledge.Quintana, Alexandre CostaHeinz, Michele Urrutia2020-01-24T18:27:23Z2020-01-24T18:27:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHEINZ, Michele Urrutia. As Técnicas de Ensino Influenciam o Nível de Desenvolvimento Cognitivo dos Estudantes de Contabilidade?: evidências à luz da Taxonomia de Bloom. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Instituto de Ciências Econômicas, Admisnistrativas e Contábeis, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-12-26T22:44:22Zoai:repositorio.furg.br:1/8199Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-12-26T22:44:22Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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