Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/612 |
Resumo: | A etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations (Les Films d’Ici, ARTE France, 1992), que mostra crianças de três a seis anos na hora do recreio no pátio de uma escola. Elas conversaram a respeito de suas abordagens das crianças da escola maternal francesa. Compartilhando a mesma intuição – de que as crianças vivenciam um momento importante de sua existência na hora do recreio –, elas debatem a sutileza de apreender sua experiência quando se é, aos olhos das crianças, um adulto forçosamente dominante. Somente o reconhecimento daqueles que se vem observar permite o acesso a esse universo. Descobre-se então como, entre uma lógica do desejo e uma lógica do social, as crianças aprendem desde a escola maternal a ser atores para seguir adiante. Ali, ao invés de permanecerem seres que devem ser educados, elas são atores de seu texto. |
id |
FURG_d51ffe4817691eef0ee829112996ad2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/612 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escolaCrianças atoresRecreioEtnologiaCinemaEscola maternalA etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations (Les Films d’Ici, ARTE France, 1992), que mostra crianças de três a seis anos na hora do recreio no pátio de uma escola. Elas conversaram a respeito de suas abordagens das crianças da escola maternal francesa. Compartilhando a mesma intuição – de que as crianças vivenciam um momento importante de sua existência na hora do recreio –, elas debatem a sutileza de apreender sua experiência quando se é, aos olhos das crianças, um adulto forçosamente dominante. Somente o reconhecimento daqueles que se vem observar permite o acesso a esse universo. Descobre-se então como, entre uma lógica do desejo e uma lógica do social, as crianças aprendem desde a escola maternal a ser atores para seguir adiante. Ali, ao invés de permanecerem seres que devem ser educados, elas são atores de seu texto.2011-05-27T19:08:49Z2011-05-27T19:08:49Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDELALANDE, Julie ; SIMON, Claire. Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Momento, Rio Grande, v. 19, n. 1, 2010. Disponível em: <http://seer.furg.br/ojs/index.php/momento/article/view/1509/775> Acesso em: 27 maio 2011.0102-2717http://repositorio.furg.br/handle/1/612porDelalande, JulieSimon, Claireinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-04T23:31:15Zoai:repositorio.furg.br:1/612Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-04T23:31:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola |
title |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola |
spellingShingle |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola Delalande, Julie Crianças atores Recreio Etnologia Cinema Escola maternal |
title_short |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola |
title_full |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola |
title_fullStr |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola |
title_full_unstemmed |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola |
title_sort |
Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola |
author |
Delalande, Julie |
author_facet |
Delalande, Julie Simon, Claire |
author_role |
author |
author2 |
Simon, Claire |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delalande, Julie Simon, Claire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças atores Recreio Etnologia Cinema Escola maternal |
topic |
Crianças atores Recreio Etnologia Cinema Escola maternal |
description |
A etnóloga Julie Delalande, autora do livro La cour de récréation, contribution à une anthropologie de l’enfance (Rennes, Ed. PUR, 2001), encontrou-se com a cineasta Claire Simon, realizadora do documentário Récréations (Les Films d’Ici, ARTE France, 1992), que mostra crianças de três a seis anos na hora do recreio no pátio de uma escola. Elas conversaram a respeito de suas abordagens das crianças da escola maternal francesa. Compartilhando a mesma intuição – de que as crianças vivenciam um momento importante de sua existência na hora do recreio –, elas debatem a sutileza de apreender sua experiência quando se é, aos olhos das crianças, um adulto forçosamente dominante. Somente o reconhecimento daqueles que se vem observar permite o acesso a esse universo. Descobre-se então como, entre uma lógica do desejo e uma lógica do social, as crianças aprendem desde a escola maternal a ser atores para seguir adiante. Ali, ao invés de permanecerem seres que devem ser educados, elas são atores de seu texto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2011-05-27T19:08:49Z 2011-05-27T19:08:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DELALANDE, Julie ; SIMON, Claire. Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Momento, Rio Grande, v. 19, n. 1, 2010. Disponível em: <http://seer.furg.br/ojs/index.php/momento/article/view/1509/775> Acesso em: 27 maio 2011. 0102-2717 http://repositorio.furg.br/handle/1/612 |
identifier_str_mv |
DELALANDE, Julie ; SIMON, Claire. Crianças roteiristas, crianças atores sociais: dois olhares se encontram no pátio da escola. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Momento, Rio Grande, v. 19, n. 1, 2010. Disponível em: <http://seer.furg.br/ojs/index.php/momento/article/view/1509/775> Acesso em: 27 maio 2011. 0102-2717 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384401985667072 |