Limitações digitais e covid-19: práticas educativas emergentes nas novas formas de trabalho remoto
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9968 http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.21891.22560 |
Resumo: | Introdução/Problematização: A pandemia da Covid-19 gerou grandes efeitos na educação e na necessidade de uma rápida resposta adaptativa de instituições, docentes e discentes, na busca de uma resolução que permitisse a continuidade do processo educativo em outros formatos. Objetivo/proposta: Este estudo objetiva compreender as potencialidades e desafios do trabalho remoto à luz da lente teórica de limitações digitais. Fundamentação teórica: No período de pandemia, a educação remota, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), surgem como uma mudança temporária na educação. Nesse contexto, recorre-se ao conceito de limitações digitais, uma vez que elas se configuram em uma nova forma de abordar a exclusão e a desigualdade digital, compreendendo limitações de restrições individuais. Entre estas limitações, é possível identificar dois eixos de análise, sendo eles: fatores sociais (integração entre as funcionalidades do AVA para os usos da docência) e materiais (problemas com a internet). Discussão dos Resultados: A partir do operar do método foi elaborado o discurso “Potencialidades e desafios do trabalho remoto” que nos permitiu perceber que as limitações de acesso apontadas pelos professores estão alinhadas à ausência de artefatos apropriados e/ou dificuldades em configurá-los, além disso, questões ergométricas, como mobiliário e ambiente apropriado também foram apontados. Destaca-se ainda, o impacto do trabalho remoto na rotina e experiências da família e os desafios em alinhar as demandas de trabalho. Considerações Finais/Conclusão: O estudo permite concluir que as limitações apontadas, em sua maioria, não estão vinculadas aos professores, mas sim à falta de outros agentes educacionais como infraestrutura adequada e estabelecimento de espaços apropriados para o diálogo e o desenvolvimento das atividades laborais. Contribuições do trabalho: Este trabalho espera contribuir com a atividade docente de professores no período de pandemia, elucidando novas formas de atuação por meio das TIC. Além de apresentar as limitações que as TIC geram a docentes e até discentes por conta dos aspectos sociais e materiais, fatores que a partir deste estudo podem chamar a atenção das instituições visando à redução de tais dificuldades, propiciando uma melhora da educação remota. |
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