A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1621 |
Resumo: | O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC. |
id |
FURG_d56e09eed8bbf3e21ed38be5fc001048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1621 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduaçãoPlanos de ensinoProjeto pedagógicoFluxo da informaçãoFontes de informaçãoBiblioteca universitáriaO presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC.2011-12-17T20:18:51Z2011-12-17T20:18:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACHADO, Marli; Blattmann, Ursula. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.25, n.1, p.9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 17 dez. 2011.0102-43882236-7594http://repositorio.furg.br/handle/1/1621porMachado, MarliBlattmann, Ursulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-17T20:18:51Zoai:repositorio.furg.br:1/1621Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-17T20:18:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
spellingShingle |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação Machado, Marli Planos de ensino Projeto pedagógico Fluxo da informação Fontes de informação Biblioteca universitária |
title_short |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title_full |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title_fullStr |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title_full_unstemmed |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title_sort |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
author |
Machado, Marli |
author_facet |
Machado, Marli Blattmann, Ursula |
author_role |
author |
author2 |
Blattmann, Ursula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Marli Blattmann, Ursula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planos de ensino Projeto pedagógico Fluxo da informação Fontes de informação Biblioteca universitária |
topic |
Planos de ensino Projeto pedagógico Fluxo da informação Fontes de informação Biblioteca universitária |
description |
O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-17T20:18:51Z 2011-12-17T20:18:51Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Marli; Blattmann, Ursula. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.25, n.1, p.9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 17 dez. 2011. 0102-4388 2236-7594 http://repositorio.furg.br/handle/1/1621 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Marli; Blattmann, Ursula. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.25, n.1, p.9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 17 dez. 2011. 0102-4388 2236-7594 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187240274165760 |