A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Blattmann, Ursula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1621
Resumo: O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC.
id FURG_d56e09eed8bbf3e21ed38be5fc001048
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1621
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduaçãoPlanos de ensinoProjeto pedagógicoFluxo da informaçãoFontes de informaçãoBiblioteca universitáriaO presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC.2011-12-17T20:18:51Z2011-12-17T20:18:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACHADO, Marli; Blattmann, Ursula. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.25, n.1, p.9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 17 dez. 2011.0102-43882236-7594http://repositorio.furg.br/handle/1/1621porMachado, MarliBlattmann, Ursulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-17T20:18:51Zoai:repositorio.furg.br:1/1621Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-17T20:18:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
spellingShingle A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
Machado, Marli
Planos de ensino
Projeto pedagógico
Fluxo da informação
Fontes de informação
Biblioteca universitária
title_short A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_full A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_fullStr A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_full_unstemmed A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_sort A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
author Machado, Marli
author_facet Machado, Marli
Blattmann, Ursula
author_role author
author2 Blattmann, Ursula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marli
Blattmann, Ursula
dc.subject.por.fl_str_mv Planos de ensino
Projeto pedagógico
Fluxo da informação
Fontes de informação
Biblioteca universitária
topic Planos de ensino
Projeto pedagógico
Fluxo da informação
Fontes de informação
Biblioteca universitária
description O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-17T20:18:51Z
2011-12-17T20:18:51Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Marli; Blattmann, Ursula. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.25, n.1, p.9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 17 dez. 2011.
0102-4388
2236-7594
http://repositorio.furg.br/handle/1/1621
identifier_str_mv MACHADO, Marli; Blattmann, Ursula. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.25, n.1, p.9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 17 dez. 2011.
0102-4388
2236-7594
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187240274165760