A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marli
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92197
Resumo: Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.
id UFSC_366bd9c38d3257a2223cd4664abf40a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92197
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduaçãoBiblioteconomiaCiência da informaçãoBibliotecas universitariasFluxo da informaçãoEnsino superiorProjeto pedagógicoDissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.O presente estudo verifica a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisa fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico de um curso de graduação. O referencial teórico apresenta informações relacionadas com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária, conceitos, e o seu papel na sociedade; b) ensino superior no Brasil; conceitua curso de graduação, professor de ensino superior e aluno de graduação; c) discute o projeto pedagógico, aborda o sistema de avaliação institucional e sua importância para a comunidade acadêmica e a melhoria do ensino; d) enfatiza os planos de ensino dos cursos, suas fases e operações; e) focaliza as fontes de informações disponíveis em uma biblioteca universitária e seus conceitos; f) analisa o fluxo informacional entre os processos pedagógicos, professor, aluno e biblioteca. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Campus de Balneário Camboriú e no Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVALI (SIBIUN). O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a da documentação indireta e da observação, por meio da análise de documentos e dos relatórios da instituição. Para atingir o objetivo geral foram estudados os documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico (PP) do curso de administração. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; no Sistema Pergamum foram localizadas as bibliografias indicadas e verificada sua disponibilidade aos acadêmicos para empréstimo ou consulta. Foi possível através do Pergamum gerar relatórios estatísticos referente aos empréstimos, devoluções e renovações das bibliografias recomendadas pelos professores, bem como a quantidade de exemplares disponíveis. Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. As fontes informacionais disponíveis ou acessíveis na biblioteca, focam o acervo geral, ou seja, livros técnicos científicos, observa-se que todos os professores indicaram obras do acervo geral. Notou-se que quatro (4) dos professores indicaram o uso de periódicos, dois (2) sugeriram obras de referência e um (1) indicou um VHS. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários, sugere-se estudos para identificar as reais demandas. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando assim a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), e contribuindo dessa forma para uma formação pessoal e profissional dos acadêmicos.This present study assesses the relationship between the university library and educational project for an undergraduate course and analyzes flows and information sources that support the university and its expression in the pedagogical project of an undergraduate course. The theoretical framework presents information related to scientific communication and specifically on: a) university library, concepts, and their role in society, b) higher education in Brazil; conceptualizes undergraduate, teacher education and graduate student, c) discusses the pedagogical project, addresses the system of institutional evaluation and its importance to the academic community, improving education, d) emphasizes the planes of the courses, stages and operations and) focus on the sources of information available in a university library and its concepts f) analyzes the information flow between the teaching process, teacher, student and library. The research was done as documentary, descriptive type of point of view of its objectives and qualitative and quantitative with the analysis and approach to the problem. Was applied at the University of Vale do Itajai (UNIVALI) Campus Balneario Camboriu and the Integrated System of Libraries UNIVALI (SIBIUN). The research project was the pedagogical and all the planes of the course of administration with specialization in marketing. The techniques of data collection used were the indirect documentation and observation, through analysis of documents and reports of the institution. To achieve the overall objective studies on the institutional documents, such as the Institutional Development Plan (IDP), the Institutional Educational Project (IPP) and Education Program (PP) of the course of administration. We identified 45 lesson plans, categorized information sources cited in them; amount of basic bibliographies and additional period indicated by the undergraduate; Pergamum in the system were located bibliographies and checked out their availability to scholars for consultation or loan. It was possible through the Pergamum generate statistical reports relating to loans, returns and renewals of bibliographies recommended by teachers, as well as the number of copies available. It was noticed that teachers recommend many titles as basic bibliography, and 50% of them recommend supplementary bibliography. Informational sources available or accessible in the library, focusing on the general collection, ie, scientific technical books, it is observed that all teachers indicated generally works in the collection. It was noted that four (4) of teachers indicated the use of journals, two (2) suggested reference works and one (1) indicated a VHS. It was found that all bibliographies are listed in the library collection, however, the number of copies is insufficient to meet the demand of users, it is suggested that studies to identify the actual demands. The study recovers the importance of library work seamlessly with the educational sector, course coordinators, faculty and graduate students, thus enabling the articulation of a collection of quality, including the recommendation of the State Board of Education of Santa Catarina (EEC / SC), and thus contributing to a personal and professional development of academics.Blattmann, UrsulaUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Marli2012-10-24T06:40:22Z2012-10-24T06:40:22Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf273668http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92197porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T14:10:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92197Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-30T14:10:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
spellingShingle A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
Machado, Marli
Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitarias
Fluxo da informação
Ensino superior
Projeto pedagógico
title_short A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_full A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_fullStr A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_full_unstemmed A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_sort A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
author Machado, Marli
author_facet Machado, Marli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Blattmann, Ursula
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitarias
Fluxo da informação
Ensino superior
Projeto pedagógico
topic Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitarias
Fluxo da informação
Ensino superior
Projeto pedagógico
description Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-10-24T06:40:22Z
2012-10-24T06:40:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 273668
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92197
identifier_str_mv 273668
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651940433756160