A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993 |
Resumo: | O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC. |
id |
FURG-3_a4d080cb57f9cf7128418f60538b861f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/1993 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduaçãoBiblioteca universitáriaFontes de informaçãoFluxo da informaçãoProjeto pedagógicoPlanos de ensino.O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2011-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993BIBLOS; Vol. 25 No. 1 (2011); 9-20BIBLOS; v. 25 n. 1 (2011); 9-202236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993/1223Copyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, MarliBlattmann, Ursula2018-03-12T21:19:13Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/1993Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:19:13Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
spellingShingle |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação Machado, Marli Biblioteca universitária Fontes de informação Fluxo da informação Projeto pedagógico Planos de ensino. |
title_short |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title_full |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title_fullStr |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title_full_unstemmed |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
title_sort |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
author |
Machado, Marli |
author_facet |
Machado, Marli Blattmann, Ursula |
author_role |
author |
author2 |
Blattmann, Ursula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Marli Blattmann, Ursula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca universitária Fontes de informação Fluxo da informação Projeto pedagógico Planos de ensino. |
topic |
Biblioteca universitária Fontes de informação Fluxo da informação Projeto pedagógico Planos de ensino. |
description |
O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993/1223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 BIBLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 BIBLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 25 No. 1 (2011); 9-20 BIBLOS; v. 25 n. 1 (2011); 9-20 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945097448947712 |