Formação de professores em Língua Inglesa : os ruídos e os silêncios da prática de sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8344 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. Aborda como temática as discussões acerca da constituição do professor de Língua Inglesa (LI) frente a sua própria prática. Com o intuito de significar o saber que o professor desenvolve sobre a sua prática docente, investigando as ações e as relações que configuram o dia a dia da docência, a questão que norteia como constituinte desse estudo é: "(Como) os professores de LI percebem a prática como constituinte da sua formação e da identidade profissional?" O estudo foi realizado em duas etapas: na primeira, envolvendo os professores de LI da rede municipal de ensino, a fim de traçar um perfil e entender a importância da prática para esses docentes e na segunda, com duas educadoras, buscou-se investigar como essas percebem a prática na sua constituição. Tal investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados produzidos por meio de questionários e escritas sobre o ser professor, uma aula significativa e as percepções sobre a sua própria prática. A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva -ATD, de Moraes e Galiazzi (2007). Inicialmente realizou-se a impregnação do material produzido pelos sujeitos da pesquisa, para então proceder com a unitarização, a construção de categorias analíticas e a escrita de metatextos. As problematizações feitas ao longo da dissertação encaminham para compreender que a constituição do professor é um caminho longo, que é anterior ao processo de graduação, perpassa pela formação acadêmica e se consolida na prática a partir da vivência com o outro - o aluno. |
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Formação de professores em Língua Inglesa : os ruídos e os silêncios da prática de sala de aulaEducaçãoLíngua inglesaFormação de professoresFormação docentePrática docenteEducationEnglish language teacherTeacher educationTeaching practiceA presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. Aborda como temática as discussões acerca da constituição do professor de Língua Inglesa (LI) frente a sua própria prática. Com o intuito de significar o saber que o professor desenvolve sobre a sua prática docente, investigando as ações e as relações que configuram o dia a dia da docência, a questão que norteia como constituinte desse estudo é: "(Como) os professores de LI percebem a prática como constituinte da sua formação e da identidade profissional?" O estudo foi realizado em duas etapas: na primeira, envolvendo os professores de LI da rede municipal de ensino, a fim de traçar um perfil e entender a importância da prática para esses docentes e na segunda, com duas educadoras, buscou-se investigar como essas percebem a prática na sua constituição. Tal investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados produzidos por meio de questionários e escritas sobre o ser professor, uma aula significativa e as percepções sobre a sua própria prática. A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva -ATD, de Moraes e Galiazzi (2007). Inicialmente realizou-se a impregnação do material produzido pelos sujeitos da pesquisa, para então proceder com a unitarização, a construção de categorias analíticas e a escrita de metatextos. As problematizações feitas ao longo da dissertação encaminham para compreender que a constituição do professor é um caminho longo, que é anterior ao processo de graduação, perpassa pela formação acadêmica e se consolida na prática a partir da vivência com o outro - o aluno.This dissertation is related to the Postgraduate Program in Education - PPGEdu, Universidade Federal do Rio Grande- FURG, linked with the research line Cultures, Languages and Utopias. It discusses as thematic the constitution of the English Lan-guage teacher (ELT) across from his/ her own practice. In order to signify the knowledge that the teacher develops about his / her teaching practice, investigating the actions and relationships that configure the teaching routine, the question that guides this study is: "(How) EL teachers perceive The practice as a constituent of their education and professional identity?" The study was carried out in two stages, in the first, involving the EL teachers from the municipal teaching network in order to draw a profile and understand the importance of the practice for these teachers, and the second, with two educators, it aimed to investigate how they perceive the practice in their constitution. Such research is characterized as a qualitative research, being the data produced through questionnaires and writings about being a teacher, a meaningful class and the perceptions about their own practice. The analysis of the data was inspired by the Discursive Textual Analysis -ATD, by Moraes and Galiazzi (2007), initially it was developed the impregnation of the material produced by the subjects of the research, to proceed with the unitarization, of the categories analyti-cal construction and the writing of metatexts. The problematizations made throughout the dissertation, it leads to understand that the constitution of the teacher is a long path that is prior the graduation process, runs through academic education and con-solidates in practice from the experience with the other - the student.Gomes, Vanise dos SantosPereira, Eveline Caren Genesini2020-02-25T18:11:59Z2020-02-25T18:11:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Eveline Caren Genesini. Formação de professores em Língua Inglesa : os ruídos e os silêncios da prática de sala de aula. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-25T18:12:00Zoai:repositorio.furg.br:1/8344Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-25T18:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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