Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Heitor
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bastos, Jorge Tiago, Valente, Amir Mattar, Ferraz, Antonio Clóvis Pinto, Oliveira, Angelica Meireles de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5216
Resumo: O artigo trata do estudo do risco relativo entre os usuários de motocicletas e de usuários de automóveis no município do Rio Grande-RS, Brasil. O trabalho utiliza dados coletados em Boletins de Ocorrência da Polícia Civil, Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) Para facilitar a identificação e o controle de confounders, procurou-se desagregar os dados de uma forma conveniente. A razão de odds entre motos e automóveis foi determinada para a frequência das ocorrências e também para os desfechos referentes às mesmas. A motocicleta apresentou um risco significativamente maior que o dos automóveis, tanto em provocar ferimentos, como fatalidades. Um aspecto importante a ser ressaltados é a escolha do índice para avaliar o risco que, segundo demonstra o trabalho, deve considerar, de algum modo, à distância viajada.
id FURG_df944c28576a4df128cd33ed8a09a76e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5216
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletasO artigo trata do estudo do risco relativo entre os usuários de motocicletas e de usuários de automóveis no município do Rio Grande-RS, Brasil. O trabalho utiliza dados coletados em Boletins de Ocorrência da Polícia Civil, Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) Para facilitar a identificação e o controle de confounders, procurou-se desagregar os dados de uma forma conveniente. A razão de odds entre motos e automóveis foi determinada para a frequência das ocorrências e também para os desfechos referentes às mesmas. A motocicleta apresentou um risco significativamente maior que o dos automóveis, tanto em provocar ferimentos, como fatalidades. Um aspecto importante a ser ressaltados é a escolha do índice para avaliar o risco que, segundo demonstra o trabalho, deve considerar, de algum modo, à distância viajada.2015-07-31T06:53:43Z2015-07-31T06:53:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVIEIRA, Heitor et al. Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas. In: CONGRESO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO, SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Portugal. Anais... Portugal: Algarve Faro, 2010. Disponível em: <http://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html>. Acesso em: 16 jul. 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/5216porVieira, HeitorBastos, Jorge TiagoValente, Amir MattarFerraz, Antonio Clóvis PintoOliveira, Angelica Meireles deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-07-31T06:53:43Zoai:repositorio.furg.br:1/5216Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-07-31T06:53:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
title Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
spellingShingle Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
Vieira, Heitor
title_short Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
title_full Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
title_fullStr Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
title_full_unstemmed Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
title_sort Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
author Vieira, Heitor
author_facet Vieira, Heitor
Bastos, Jorge Tiago
Valente, Amir Mattar
Ferraz, Antonio Clóvis Pinto
Oliveira, Angelica Meireles de
author_role author
author2 Bastos, Jorge Tiago
Valente, Amir Mattar
Ferraz, Antonio Clóvis Pinto
Oliveira, Angelica Meireles de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Heitor
Bastos, Jorge Tiago
Valente, Amir Mattar
Ferraz, Antonio Clóvis Pinto
Oliveira, Angelica Meireles de
description O artigo trata do estudo do risco relativo entre os usuários de motocicletas e de usuários de automóveis no município do Rio Grande-RS, Brasil. O trabalho utiliza dados coletados em Boletins de Ocorrência da Polícia Civil, Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) Para facilitar a identificação e o controle de confounders, procurou-se desagregar os dados de uma forma conveniente. A razão de odds entre motos e automóveis foi determinada para a frequência das ocorrências e também para os desfechos referentes às mesmas. A motocicleta apresentou um risco significativamente maior que o dos automóveis, tanto em provocar ferimentos, como fatalidades. Um aspecto importante a ser ressaltados é a escolha do índice para avaliar o risco que, segundo demonstra o trabalho, deve considerar, de algum modo, à distância viajada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-07-31T06:53:43Z
2015-07-31T06:53:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Heitor et al. Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas. In: CONGRESO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO, SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Portugal. Anais... Portugal: Algarve Faro, 2010. Disponível em: <http://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html>. Acesso em: 16 jul. 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/5216
identifier_str_mv VIEIRA, Heitor et al. Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas. In: CONGRESO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO, SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Portugal. Anais... Portugal: Algarve Faro, 2010. Disponível em: <http://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html>. Acesso em: 16 jul. 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384366602518528