Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5216 |
Resumo: | O artigo trata do estudo do risco relativo entre os usuários de motocicletas e de usuários de automóveis no município do Rio Grande-RS, Brasil. O trabalho utiliza dados coletados em Boletins de Ocorrência da Polícia Civil, Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) Para facilitar a identificação e o controle de confounders, procurou-se desagregar os dados de uma forma conveniente. A razão de odds entre motos e automóveis foi determinada para a frequência das ocorrências e também para os desfechos referentes às mesmas. A motocicleta apresentou um risco significativamente maior que o dos automóveis, tanto em provocar ferimentos, como fatalidades. Um aspecto importante a ser ressaltados é a escolha do índice para avaliar o risco que, segundo demonstra o trabalho, deve considerar, de algum modo, à distância viajada. |
id |
FURG_df944c28576a4df128cd33ed8a09a76e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/5216 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletasO artigo trata do estudo do risco relativo entre os usuários de motocicletas e de usuários de automóveis no município do Rio Grande-RS, Brasil. O trabalho utiliza dados coletados em Boletins de Ocorrência da Polícia Civil, Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) Para facilitar a identificação e o controle de confounders, procurou-se desagregar os dados de uma forma conveniente. A razão de odds entre motos e automóveis foi determinada para a frequência das ocorrências e também para os desfechos referentes às mesmas. A motocicleta apresentou um risco significativamente maior que o dos automóveis, tanto em provocar ferimentos, como fatalidades. Um aspecto importante a ser ressaltados é a escolha do índice para avaliar o risco que, segundo demonstra o trabalho, deve considerar, de algum modo, à distância viajada.2015-07-31T06:53:43Z2015-07-31T06:53:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVIEIRA, Heitor et al. Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas. In: CONGRESO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO, SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Portugal. Anais... Portugal: Algarve Faro, 2010. Disponível em: <http://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html>. Acesso em: 16 jul. 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/5216porVieira, HeitorBastos, Jorge TiagoValente, Amir MattarFerraz, Antonio Clóvis PintoOliveira, Angelica Meireles deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-07-31T06:53:43Zoai:repositorio.furg.br:1/5216Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-07-31T06:53:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas |
title |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas |
spellingShingle |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas Vieira, Heitor |
title_short |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas |
title_full |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas |
title_fullStr |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas |
title_full_unstemmed |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas |
title_sort |
Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas |
author |
Vieira, Heitor |
author_facet |
Vieira, Heitor Bastos, Jorge Tiago Valente, Amir Mattar Ferraz, Antonio Clóvis Pinto Oliveira, Angelica Meireles de |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Jorge Tiago Valente, Amir Mattar Ferraz, Antonio Clóvis Pinto Oliveira, Angelica Meireles de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Heitor Bastos, Jorge Tiago Valente, Amir Mattar Ferraz, Antonio Clóvis Pinto Oliveira, Angelica Meireles de |
description |
O artigo trata do estudo do risco relativo entre os usuários de motocicletas e de usuários de automóveis no município do Rio Grande-RS, Brasil. O trabalho utiliza dados coletados em Boletins de Ocorrência da Polícia Civil, Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) Para facilitar a identificação e o controle de confounders, procurou-se desagregar os dados de uma forma conveniente. A razão de odds entre motos e automóveis foi determinada para a frequência das ocorrências e também para os desfechos referentes às mesmas. A motocicleta apresentou um risco significativamente maior que o dos automóveis, tanto em provocar ferimentos, como fatalidades. Um aspecto importante a ser ressaltados é a escolha do índice para avaliar o risco que, segundo demonstra o trabalho, deve considerar, de algum modo, à distância viajada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-07-31T06:53:43Z 2015-07-31T06:53:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Heitor et al. Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas. In: CONGRESO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO, SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Portugal. Anais... Portugal: Algarve Faro, 2010. Disponível em: <http://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html>. Acesso em: 16 jul. 2015. http://repositorio.furg.br/handle/1/5216 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Heitor et al. Um estudo do risco relativo entre usuários e não usuários de motocicletas. In: CONGRESO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO, SUSTENTÁVEL, 4., 2010, Portugal. Anais... Portugal: Algarve Faro, 2010. Disponível em: <http://pluris2010.civil.uminho.pt/congresso_actas.html>. Acesso em: 16 jul. 2015. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187237353881600 |