Padrões de beleza, feminilidade e conjugalidade em princesas da Disney: uma análise de contingências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Venturin, Ana Beatriz, Longhitano, Bianca, Leite, Márcia Gabriela Ribeiro, Gravalos, Nathalia Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10813
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p.123-142, 2020.
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spelling Padrões de beleza, feminilidade e conjugalidade em princesas da Disney: uma análise de contingênciasNormas de belleza, feminidad y conyugalidad en princesas de Disney: un análisis de contingenciasBeauty, feminility and conjugality standards in Disney princesses: a contingencies analysisFilmesPrincesasInfânciaGêneroPeliculasInfanciaGéneroMoviesPrincessesChildhoodGenderRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p.123-142, 2020.Os contos de fadas, ao longo dos tempos, influenciam sobre os padrões sociais na infância. Esta pesquisa qualitativa documental, analisou a figura da mulher em princesas de três filmes infantis da Disney: “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), “Mulan” (1998) e “Moana” (2017). A partir de uma análise de contingências de três termos, foram identificados três conjuntos de padrões: (1) beleza/estética, (2) feminilidade e (3) conjugalidade nas personagens femininas principais dos filmes. Os resultados mostram a mudança dos modelos com a temporalidade: na década de 40, uma mulher submissa, cuja felicidade depende de um casamento com um príncipe; nos anos 90, uma mulher que questiona e luta para ser diferente e, atualmente, uma princesa sem um parceiro romântico. Conclui-se que as mudanças observadas nos filmes quanto aos padrões estéticos, femininos e conjugais indicam uma tendência importante no caminho da equidade de gênero.Los cuentos de há das, con el tiempo, influyen en los mecenas social es em la infancia. Esta investigación documental cualitativa analizóla figura de la mujer en las princesas de tres películas infantiles de Disney: "Blanca nieves y los siete em anitos" (1937), "Mulan" (1998) y "Moana" (2017). A partir de uma nálisis de contingencia de tres términos, se identificarontres conjuntos de patrones: (1) belleza/estética, (2) feminidad y (3) com yugalidad em los principales personajes femeninos. Los resultados muestranel cambio de modelos, com la temporalidad: em los años 40, una mujer sumisa, cuya felicidad depende del matrimonio com un príncipe; Enla década de 1990, una que cuestiona y lucha por ser diferente y actualmente es una princesa sinpare jaromántica. Se concluye que los cambios observados enlas películas com respecto a los patrones estéticos, femeninos y marita Les indican una tendencia importante em el camino de la equidad de género.Fairy tales, over time, are influence of social patterns in childhood. This qualitative documentary research analyzed the figure of women in princesses of three Disney children'sfilms: “Snow White and the Seven Dwarfs” (1937), “Mulan” (1998) and “Moana” (2017). Basedon a three term contingency analysis, three sets of patterns were identified: (1) beauty/aesthetics, (2) femininity and conjugality in the main female characters of the films. The results show the change of models, with the temporality: 40's, a submissive woman, whose happiness depends on a marriage with a prince; Inthe 1990s, a woman who question sand struggles to be different and is currently a princess without a romanticpartner. It is concluded that the changes observed in the films regarding aesthetic, feminine e and marital patterns indicate an important trend in the way of gendered quity.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-11T11:31:24Z2023-04-11T11:31:24Z2020-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAIA, A. C. B.; VENTURIN, A. B.; LONGHITANO, B.; LEITE, M. G. R.; GRAVALOS, N. M. Padrões de beleza, feminilidade e conjugalidade em princesas da Disney: uma análise de contingências. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 123–142, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9812. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9812. Acesso em: 3 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1081310.14295/de.v8iEspeciaam9812porMaia, Ana Cláudia BortolozziVenturin, Ana BeatrizLonghitano, BiancaLeite, Márcia Gabriela RibeiroGravalos, Nathalia Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-11T11:31:24Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10813Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-11T11:31:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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