Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiani, Magda Floriana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dumith, Samuel de Carvalho, Horta, Bernardo Lessa, Gigante, Denise Petrucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2787
Resumo: O trabalho discute a relação entre longevidade escolar (de nida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico – Fundamental + Médio) e frequência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que promoveu a integração dessa etapa educacional ao Ensino Básico. Análises estatísticas indicaram que a frequência à creche não apresentou associação com a longevidade escolar no Ensino Fundamental ou no Ensino Básico, ao contrário da frequência à pré-escola. Mesmo controlando o efeito da renda familiar, da escolaridade materna, do sexo e do grupo étnico da criança, os sujeitos que frequentaram a pré-escola apresentaram 1,88 vezes mais chance de longevidade escolar no Fundamental e 1,66% no Básico, do que aqueles que não frequentaram a Educação Infantil. Embora os dados disponíveis não sejam capazes de explicar as diferenças entre os efeitos da creche e da pré-escola sobre a longevidade escolar, pode-se pensar que tal diferença seja devida à cultura, primordialmente assistencial, que caracterizava as creches/maternais, na cidade, à época em que os sujeitos as frequentaram. Esse caráter contrastava com o das pré-escolas, em que o desenvolvimento de atividades pedagógicas era, provavelmente, mais frequente.
id FURG_f2a3edb93a7e91f98f241e69bb785826
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2787
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinalEducação infantilFrequência escolarEstudo longitudinalDados estatísticosEducación infantilFrecuencia escolarEstudio longitudinalDatos estadísticosEarly childhood educationStudent attendanceLongitudinal studiesStatistical dataO trabalho discute a relação entre longevidade escolar (de nida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico – Fundamental + Médio) e frequência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que promoveu a integração dessa etapa educacional ao Ensino Básico. Análises estatísticas indicaram que a frequência à creche não apresentou associação com a longevidade escolar no Ensino Fundamental ou no Ensino Básico, ao contrário da frequência à pré-escola. Mesmo controlando o efeito da renda familiar, da escolaridade materna, do sexo e do grupo étnico da criança, os sujeitos que frequentaram a pré-escola apresentaram 1,88 vezes mais chance de longevidade escolar no Fundamental e 1,66% no Básico, do que aqueles que não frequentaram a Educação Infantil. Embora os dados disponíveis não sejam capazes de explicar as diferenças entre os efeitos da creche e da pré-escola sobre a longevidade escolar, pode-se pensar que tal diferença seja devida à cultura, primordialmente assistencial, que caracterizava as creches/maternais, na cidade, à época em que os sujeitos as frequentaram. Esse caráter contrastava com o das pré-escolas, em que o desenvolvimento de atividades pedagógicas era, provavelmente, mais frequente.El trabajo discute la relación entre longevidad escolar (de! nida como la ! nalización de la Enseñanza Fundamental y Básica – Fundamental + Secundaria) y la asistencia a la guardería y jardín de infantes en una muestra inicial de 1.076 integrantes de un estudio longitudinal iniciado en la década de 1980. Los sujetos de este estudio concurrieron a la Escuela Infantil antes de la promulgación de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, de 1996, que promovió la integración de esta etapa educativa a la Enseñanza Básica. El análisis estadístico indicó que asistir a la guardería no se asoció con la longevidad escolar en la Enseñanza Fundamental o en la Básica, al contrario de la asistencia al jardín de infantes. Incluso controlando el efecto de la renta familiar, de la escolaridad materna, del sexo y del grupo étnico del niño, los que asistieron al jardín de infantes presentaron un 1,88% veces más de chance de longevidad escolar en la enseñanza fundamental y un 1,66% en la Básica, si se compara con aquellos que no asistieron a la Educación Infantil. Aunque los datos disponibles no sean capaces de explicar las diferencias entre los efectos de la guardería y del preescolar sobre la longevidad escolar, se puede pensar que tal diferencia se debe a la cultura, principalmente asistencial, que caracterizaba las guarderías de la ciudad, cuando los sujetos las frecuentaban. Este carácter contrasta con el de los jardines, en los que el desarrollo de actividades pedagógicas era, probablemente, más frecuente.This paper discusses the relationship between educational longevity (de! ned as completion of Primary and Basic Education – Primary + Secondary) and attendance at nursery schools and preschools, in an initial sample of 1,076 members of a longitudinal study, which began in the 1980s. # e subjects of this study attended nurseries and/or preschools before the promulgation of the National Education Guidelines and Bases Act (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), in 1996, responsible for the integration of Infant Education to the Basic Educational System. Statistical analyses indicated that nursery attendance was not associated with longevity neither in Primary nor in Basic Education, unlike pre-school attendance. Even controlling the e ect of family income, maternal education, the child’s sex and ethnicity, the subjects who attended pre-school had 1.88 times greater chance of longevity in Primary Education and 1.66% in Basic Education, than those who did not attend Infant Education. Although available data is not capable of providing an explanation for the di erences between the e ects of nurseries and preschools on educational longevity, it seems plausible to think that the observed di erence is primarily due to the child care culture that characterized nursery schools in the city, at the time the subjects attended them. Such a culture contrasted with that of pre-schools, where educational activities were, probably, more frequent.2012-11-19T12:15:27Z2012-11-19T12:15:27Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDAMIANI, Magda Floriana. et al. Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal. Estudos em Avaliação Educacional, v. 22, n. 50, p. 515-532, 2011. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1664/1664.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/2787porDamiani, Magda FlorianaDumith, Samuel de CarvalhoHorta, Bernardo LessaGigante, Denise Petrucciinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-12-13T17:34:17Zoai:repositorio.furg.br:1/2787Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-12-13T17:34:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
title Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
spellingShingle Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
Damiani, Magda Floriana
Educação infantil
Frequência escolar
Estudo longitudinal
Dados estatísticos
Educación infantil
Frecuencia escolar
Estudio longitudinal
Datos estadísticos
Early childhood education
Student attendance
Longitudinal studies
Statistical data
title_short Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
title_full Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
title_fullStr Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
title_full_unstemmed Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
title_sort Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
author Damiani, Magda Floriana
author_facet Damiani, Magda Floriana
Dumith, Samuel de Carvalho
Horta, Bernardo Lessa
Gigante, Denise Petrucci
author_role author
author2 Dumith, Samuel de Carvalho
Horta, Bernardo Lessa
Gigante, Denise Petrucci
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damiani, Magda Floriana
Dumith, Samuel de Carvalho
Horta, Bernardo Lessa
Gigante, Denise Petrucci
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Frequência escolar
Estudo longitudinal
Dados estatísticos
Educación infantil
Frecuencia escolar
Estudio longitudinal
Datos estadísticos
Early childhood education
Student attendance
Longitudinal studies
Statistical data
topic Educação infantil
Frequência escolar
Estudo longitudinal
Dados estatísticos
Educación infantil
Frecuencia escolar
Estudio longitudinal
Datos estadísticos
Early childhood education
Student attendance
Longitudinal studies
Statistical data
description O trabalho discute a relação entre longevidade escolar (de nida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico – Fundamental + Médio) e frequência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que promoveu a integração dessa etapa educacional ao Ensino Básico. Análises estatísticas indicaram que a frequência à creche não apresentou associação com a longevidade escolar no Ensino Fundamental ou no Ensino Básico, ao contrário da frequência à pré-escola. Mesmo controlando o efeito da renda familiar, da escolaridade materna, do sexo e do grupo étnico da criança, os sujeitos que frequentaram a pré-escola apresentaram 1,88 vezes mais chance de longevidade escolar no Fundamental e 1,66% no Básico, do que aqueles que não frequentaram a Educação Infantil. Embora os dados disponíveis não sejam capazes de explicar as diferenças entre os efeitos da creche e da pré-escola sobre a longevidade escolar, pode-se pensar que tal diferença seja devida à cultura, primordialmente assistencial, que caracterizava as creches/maternais, na cidade, à época em que os sujeitos as frequentaram. Esse caráter contrastava com o das pré-escolas, em que o desenvolvimento de atividades pedagógicas era, provavelmente, mais frequente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-11-19T12:15:27Z
2012-11-19T12:15:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMIANI, Magda Floriana. et al. Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal. Estudos em Avaliação Educacional, v. 22, n. 50, p. 515-532, 2011. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1664/1664.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2787
identifier_str_mv DAMIANI, Magda Floriana. et al. Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal. Estudos em Avaliação Educacional, v. 22, n. 50, p. 515-532, 2011. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1664/1664.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187246096908288