Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1968 |
Resumo: | O trabalho discute a relação entre longevidade escolar (definida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico - Fundamental + Médio) e freqüência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que promoveu a integração dessa etapa educacional ao Ensino Básico. Análises estatísticas indicaram que a freqüência à creche não apresentou associação com a longevidade escolar no Ensino Fundamental ou no Ensino Básico, ao contrário da freqüência à pré-escola. Mesmo controlando o efeito da renda familiar, da escolaridade materna, do sexo e do grupo étnico da criança, os sujeitos que freqüentaram a pré-escola apresentaram 1,88 vezes mais chance de longevidade escolar no Fundamental e 1,66% no Básico, do que aqueles que não frequentaram a Educação Infantil. Embora os dados disponíveis não sejam capazes de explicar as diferenças entre os efeitos da creche e da pré-escola sobre a longevidade escolar, pode-se pensar que tal diferença seja devida à cultura, primordialmente assistencial, que caracterizava as creches/maternais, na cidade, à época em que os sujeitos as frequentaram. Esse caráter contrastava com o das pré-escolas, em que o desenvolvimento de atividades pedagógicas era, provavelmente, mais freqüente. |
id |
FCC-2_b8d7f1b4fd21ab390756f757ee418f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1968 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinalEducação InfantilFreqüência EscolarEstudo LongitudinalDados EstatísticosO trabalho discute a relação entre longevidade escolar (definida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico - Fundamental + Médio) e freqüência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que promoveu a integração dessa etapa educacional ao Ensino Básico. Análises estatísticas indicaram que a freqüência à creche não apresentou associação com a longevidade escolar no Ensino Fundamental ou no Ensino Básico, ao contrário da freqüência à pré-escola. Mesmo controlando o efeito da renda familiar, da escolaridade materna, do sexo e do grupo étnico da criança, os sujeitos que freqüentaram a pré-escola apresentaram 1,88 vezes mais chance de longevidade escolar no Fundamental e 1,66% no Básico, do que aqueles que não frequentaram a Educação Infantil. Embora os dados disponíveis não sejam capazes de explicar as diferenças entre os efeitos da creche e da pré-escola sobre a longevidade escolar, pode-se pensar que tal diferença seja devida à cultura, primordialmente assistencial, que caracterizava as creches/maternais, na cidade, à época em que os sujeitos as frequentaram. Esse caráter contrastava com o das pré-escolas, em que o desenvolvimento de atividades pedagógicas era, provavelmente, mais freqüente.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/196810.18222/eae225020111968Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 515-533Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 515-533Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 515-533Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 515-533Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 515-5331984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1968/1944Damiani, Magda FlorianaDumith, SamuelHorta, Bernardo LessaGigante, Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1968Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:30:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal |
title |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal |
spellingShingle |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal Damiani, Magda Floriana Educação Infantil Freqüência Escolar Estudo Longitudinal Dados Estatísticos |
title_short |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal |
title_full |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal |
title_fullStr |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal |
title_full_unstemmed |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal |
title_sort |
Educação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal |
author |
Damiani, Magda Floriana |
author_facet |
Damiani, Magda Floriana Dumith, Samuel Horta, Bernardo Lessa Gigante, Denise |
author_role |
author |
author2 |
Dumith, Samuel Horta, Bernardo Lessa Gigante, Denise |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damiani, Magda Floriana Dumith, Samuel Horta, Bernardo Lessa Gigante, Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Freqüência Escolar Estudo Longitudinal Dados Estatísticos |
topic |
Educação Infantil Freqüência Escolar Estudo Longitudinal Dados Estatísticos |
description |
O trabalho discute a relação entre longevidade escolar (definida como conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Básico - Fundamental + Médio) e freqüência à creche e pré-escola, em uma amostra inicial de 1.076 integrantes de um estudo longitudinal, iniciado na década de 1980. Os sujeitos desse estudo frequentaram a Educação Infantil antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que promoveu a integração dessa etapa educacional ao Ensino Básico. Análises estatísticas indicaram que a freqüência à creche não apresentou associação com a longevidade escolar no Ensino Fundamental ou no Ensino Básico, ao contrário da freqüência à pré-escola. Mesmo controlando o efeito da renda familiar, da escolaridade materna, do sexo e do grupo étnico da criança, os sujeitos que freqüentaram a pré-escola apresentaram 1,88 vezes mais chance de longevidade escolar no Fundamental e 1,66% no Básico, do que aqueles que não frequentaram a Educação Infantil. Embora os dados disponíveis não sejam capazes de explicar as diferenças entre os efeitos da creche e da pré-escola sobre a longevidade escolar, pode-se pensar que tal diferença seja devida à cultura, primordialmente assistencial, que caracterizava as creches/maternais, na cidade, à época em que os sujeitos as frequentaram. Esse caráter contrastava com o das pré-escolas, em que o desenvolvimento de atividades pedagógicas era, provavelmente, mais freqüente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1968 10.18222/eae225020111968 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1968 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae225020111968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1968/1944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 515-533 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 515-533 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 515-533 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 515-533 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 515-533 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419832774656 |