Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mackedanz, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Araújo, Rafaele Rodrigues de, Silva, Grasiele Ruiz, Santana, Rúbia da Costa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/979
Resumo: Neste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem.
id FURG_f64057917445a82009cf300d2964746b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/979
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de físicaStructuring issues in the classroom: the challenge of context in teaching physicsTemas estruturadoresUnidades temáticasContextualizaçãoStructuring issuesThematic unitsContextualizationNeste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem.We present a study on a proposed approach to teaching in Physics, through the structuring issues that are in the Supplemental Educational Guidelines for National Curriculum Parameters (PCN+) of Natural Sciences, Mathematics and its technologies. These issues work a contextualized teaching, aiming the development of skills and abilities, and using as the basis of the process the student's own experience. In this study we discussed the proposal made in the state of Rio Grande do Sul, named Lições do Rio Grande, material produced in 2009 by the State Department of Education and implemented in public schools at the beginning of school year 2010, based on assumptions made in the PCN+. In order to verify these approaches, we present views collected from the teachers of public schools in Rio Grande/RS on these strategies for teaching and learning. The main guiding ideas for the analysis of these materials were questions about understanding, use, and suggestions regarding this approach. In order to focus on Thermodynamics contents, some thematic units were developed and applied by undergraduate students in physics, at Universidade Federal do Rio Grande-FURG, whom was acting by the time in the Institutional Program for Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) in public schools, aiming to verify the application of this method of teaching and learning.2011-09-07T06:09:14Z2011-09-07T06:09:14Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMACKEDANZL , Luiz et al.Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FISÍCA, 12., 2010, Águas de Lindóia, 2010. Anais... Águas de Lindóia, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0219-1.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/979porMackedanz, Luiz FernandoAraújo, Rafaele Rodrigues deSilva, Grasiele RuizSantana, Rúbia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-09T01:32:41Zoai:repositorio.furg.br:1/979Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-09T01:32:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física
Structuring issues in the classroom: the challenge of context in teaching physics
title Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física
spellingShingle Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física
Mackedanz, Luiz Fernando
Temas estruturadores
Unidades temáticas
Contextualização
Structuring issues
Thematic units
Contextualization
title_short Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física
title_full Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física
title_fullStr Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física
title_full_unstemmed Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física
title_sort Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física
author Mackedanz, Luiz Fernando
author_facet Mackedanz, Luiz Fernando
Araújo, Rafaele Rodrigues de
Silva, Grasiele Ruiz
Santana, Rúbia da Costa
author_role author
author2 Araújo, Rafaele Rodrigues de
Silva, Grasiele Ruiz
Santana, Rúbia da Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mackedanz, Luiz Fernando
Araújo, Rafaele Rodrigues de
Silva, Grasiele Ruiz
Santana, Rúbia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Temas estruturadores
Unidades temáticas
Contextualização
Structuring issues
Thematic units
Contextualization
topic Temas estruturadores
Unidades temáticas
Contextualização
Structuring issues
Thematic units
Contextualization
description Neste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-09-07T06:09:14Z
2011-09-07T06:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACKEDANZL , Luiz et al.Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FISÍCA, 12., 2010, Águas de Lindóia, 2010. Anais... Águas de Lindóia, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0219-1.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/979
identifier_str_mv MACKEDANZL , Luiz et al.Temas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FISÍCA, 12., 2010, Águas de Lindóia, 2010. Anais... Águas de Lindóia, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0219-1.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187239716323328