Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1099 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem. |
id |
FURG_9a2e176cd4952f4c31108940bdedc8ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1099 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de físicaStructuring issues in the classroom: The challenge of context in teaching physicsTemas estruturadoresUnidades temáticasContextualizaçãoNeste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem.2011-10-15T00:59:40Z2011-10-15T00:59:40Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMACKEDANZ, L. F. et al. Fonte de energia renovável: uma oficina visando a conscientização ambiental. In: SIMPOSIO DE ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA: PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS, 2010, Santa Maria. Anais eletrônicos... Santa Maria, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0219-1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1099porMackedanz, Luiz FernandoAraújo, Rafaele Rodrigues deSilva, Grasiele RuizSantana, Rúbia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-15T00:59:40Zoai:repositorio.furg.br:1/1099Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-15T00:59:40Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física Structuring issues in the classroom: The challenge of context in teaching physics |
title |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física |
spellingShingle |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física Mackedanz, Luiz Fernando Temas estruturadores Unidades temáticas Contextualização |
title_short |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física |
title_full |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física |
title_fullStr |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física |
title_full_unstemmed |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física |
title_sort |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física |
author |
Mackedanz, Luiz Fernando |
author_facet |
Mackedanz, Luiz Fernando Araújo, Rafaele Rodrigues de Silva, Grasiele Ruiz Santana, Rúbia da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Rafaele Rodrigues de Silva, Grasiele Ruiz Santana, Rúbia da Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mackedanz, Luiz Fernando Araújo, Rafaele Rodrigues de Silva, Grasiele Ruiz Santana, Rúbia da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temas estruturadores Unidades temáticas Contextualização |
topic |
Temas estruturadores Unidades temáticas Contextualização |
description |
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2011-10-15T00:59:40Z 2011-10-15T00:59:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACKEDANZ, L. F. et al. Fonte de energia renovável: uma oficina visando a conscientização ambiental. In: SIMPOSIO DE ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA: PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS, 2010, Santa Maria. Anais eletrônicos... Santa Maria, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0219-1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1099 |
identifier_str_mv |
MACKEDANZ, L. F. et al. Fonte de energia renovável: uma oficina visando a conscientização ambiental. In: SIMPOSIO DE ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA: PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS, 2010, Santa Maria. Anais eletrônicos... Santa Maria, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0219-1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822808167975747584 |