Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Glaucia Marques
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camargo, Tatiana Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10763
Resumo: Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 488-518, 2021.
id FURG_f9c784136b9526a35272b037f04420f4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10763
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimentoLímites, negación y contrato: qué nos dicen los discursos de los jóvenes sobre el consentimientoBoundaries, denial and contract: what youth discourses tell us about consentconsentimentoGênero e sexualidadeEscola PúblicaviolênciasconsentimientoGénero y sexualidadEscuela PublicaviolenciasconsentGender and sexualityPublic SchoolviolenceRevista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 488-518, 2021.O consentimento é um conceito chave quando falamos em violência e em relações afetivo-sexuais. No entanto, pouco é discutido sobre o que ele significa, em que situações é utilizado e de que maneira. Este texto traz pistas sobre como estudantes do oitavo ano de uma escola pública de Porto Alegre entendem o consentimento e como a cultura escolar e os discursos que circulam sobre consentimento podem influenciar nesse entendimento. A discussão apresentada provém de uma pesquisa realizada com 18 participantes entre junho e dezembro de 2019. Um momento de observação participante seguido de encontros em formato de grupo focal nos mostrou que o consentimento parece ser entendido pelus jovens a partir de três aspectos: limites, negação e contrato. O diálogo aparece neste texto como uma potente ferramenta para que es jovens revejam posições e mudem de opinião, demonstrando a importância de falar sobre esse tema que é tão pouco abordado.El consentimiento es un concepto clave cuando hablamos de violencia y relaciones afectivo-sexuales. Sin embargo, se discute poco sobre qué significa, en qué situaciones se usa y cómo. Este texto aporta pistas sobre alumnos de octavo grado de una escuela pública de Porto Alegre entienden el consentimiento y cómo la cultura escolar y los discursos que circulan sobre consentimiento pueden influir en este entendimiento. La discusión presentada proviene de una investigación realizada con 18 participantes entre junio y diciembre de 2019. Un momento de observación participante y reuniones en forma de grupo focal nos mostraron que el consentimiento parece entenderse por les jóvenes desde tres aspectos: límites, negación y contrato. El diálogo aparece en este texto como una poderosa herramienta para que los/las/les jóvenes revisen posiciones y cambien de opinión, demostrando la importancia de hablar sobre este tema del que tan poco se aborda.Consent is a key concept when it comes to violence and affective-sexual relationships. However, there are not many discussions about what it means, in what situations it is used and in what way. This text provides clues about how eight grade students from a public school in Porto Alegre understand consent and how school culture and discourses surrounding consent may influence this understanding. The discussion presented comes from a survey carried out with 18 participants between June and December 2019. A moment of participant observation followed by meetings in a focus group format showed us that consent seems to be understood by young people from three aspects: boundaries, denial and contract. Dialogue appears in this text as a powerful tool in order for young people to review positions and change minds, highlighting the importance of talking about a topic that people rarely address.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T22:42:11Z2023-03-24T22:42:11Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfXAVIER, G. M.; CAMARGO, T. S. Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 488–518, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13554. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13554. Acesso em: 16 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1076310.14295/de.v9i2.13554porXavier, Glaucia MarquesCamargo, Tatiana Souza deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T22:42:11Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10763Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T22:42:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
Límites, negación y contrato: qué nos dicen los discursos de los jóvenes sobre el consentimiento
Boundaries, denial and contract: what youth discourses tell us about consent
title Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
spellingShingle Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
Xavier, Glaucia Marques
consentimento
Gênero e sexualidade
Escola Pública
violências
consentimiento
Género y sexualidad
Escuela Publica
violencias
consent
Gender and sexuality
Public School
violence
title_short Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
title_full Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
title_fullStr Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
title_full_unstemmed Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
title_sort Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
author Xavier, Glaucia Marques
author_facet Xavier, Glaucia Marques
Camargo, Tatiana Souza de
author_role author
author2 Camargo, Tatiana Souza de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Glaucia Marques
Camargo, Tatiana Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv consentimento
Gênero e sexualidade
Escola Pública
violências
consentimiento
Género y sexualidad
Escuela Publica
violencias
consent
Gender and sexuality
Public School
violence
topic consentimento
Gênero e sexualidade
Escola Pública
violências
consentimiento
Género y sexualidad
Escuela Publica
violencias
consent
Gender and sexuality
Public School
violence
description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 488-518, 2021.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-28
2023-03-24T22:42:11Z
2023-03-24T22:42:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, G. M.; CAMARGO, T. S. Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 488–518, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13554. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13554. Acesso em: 16 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10763
10.14295/de.v9i2.13554
identifier_str_mv XAVIER, G. M.; CAMARGO, T. S. Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 488–518, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13554. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13554. Acesso em: 16 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i2.13554
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187237564645376